Páginas

Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DE MULHER

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em 8 de março pp. É o dia onde são celebrados os feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. O Dia da mulher passou a ser comemorado, com maior intensidade, na década de 60 com o fortalecimento do movimento feminista. A data foi instituída oficialmente em l975, pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, os correios italianos fizeram circular um selo postal que apresenta três rostos femininos alinhados e que representam as características de brancas, asiáticas e africanas. É sempre interessante fazer um registro já que a mulher está ocupando cada vez mais uma invejável posição no mundo e também na filatelia, veja o exemplo da nossa amiga a filatelista Yvete Di Domenico que aos noventa e dois anos ainda se dedica a este hobby.

CORREIO ITALIANO HOMENAGEM AO DIA DA MULHER



CORREIO BRASILEIRO HOMENAGEM AO DIA DA MULHER

DIA DO FILATELISTA

 Para marcar o Dia do Filatelista que transcorreu segunda-feira pp. dia 5 de março, o Clube Filatélico e Numismático de Lorena requereu através de ofício o uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Lorena. Ocasião em que foram lembrados alguns momentos dos inúmeros movimentos filatélicos de nossa cidade fruto do idealismo de um grupo de aficionados e que subsiste sempre voltados a divulgação do colecionismo de selos e moedas. O Clube também fez registro da homenagem que estará prestando ao transcurso dos 80 anos do Movimento Constitucionalista de São Paulo de 1932 durante a EXPOLORENA 2012 que acontecerá entre os dias 23 e 27 de junho pf. na Casa da Cultura “Péricles Eugênio da Silva Ramos” cita a rua Viscondessa de Castro Lima, 10 Lorena.  Nesta ocasião teremos o lançamento de selo personalizado e carimbo comemorativo alusivo a efeméride. Foi no dia 5 de março de 1829 que o Imperador Dom Pedro I assinou Decreto instituindo o Sistema Postal do Brasil. A referida data foi institucionalizada durante o Congresso Filatélico de 1969 organizado pela Comissão Filatélica, da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo como o “DIA DO FILATELISTA” e desde então vem sendo comemorada pelos filatelistas brasileiros. Lembro que nos dias 23 e 24 de junho pf., concomitante com a EXPOLORENA 2012, teremos o 8º Encontro FILACAP de Colecionadores já tradicional e esperado pelos colecionadores de todo o Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais.

sábado, 3 de março de 2012

PRIMEIRA MOSTRA - IV

A primeira Mostra de Selos e Moedas realizada em Lorena verificou-se por ocasião das festas do 1º Centenário de Elevação de Lorena a Categoria de Cidade, em 24 de abril de 1956 nos salões da Associação Recreativa Mantiqueira, com os seguintes expositores locais:
Selos: Eugênio Zappa, Ulisses Assumpção, Nilce Silva, Benedito Guedes, Roberto de Miranda Alves, Francisco Ferreira Leite e Jorge Ferreira Leite.
Moedas: Dr. Mário Mendes dos Santos, David Glashan Chohfi, Antonio Borges Escada, Trajano Galvão de França, João Ramos de Oliveira Sobrinho e Geraldo Crispim de Castro.

SEGUNDA MOSTRA


CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO BARÃO DA BOCAINA
A Comissão do Centenário de Elevação de Lorena a Categoria de Cidade incluiu em suas comemorações o transcurso do Centenário de Nascimento do Sr. Francisco de Paula Vicente de Azevedo - Barão da Bocaina - o criador da "CARTA EXPRESSA".

Porem esta Mostra não contou com a participação do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, pois foi totalmente comandada pelo filatelista lorenense, residente no Rio de Janeiro Dr. Everaldo Leite Pereira.

Integraram o grupo de expositores da mostra de selos os seguintes filatelistas: do Rio de Janeiro, Dr. Everaldo Leite Pereira, Miraabeau Pontes, Zoran Ninitch (selos e moedas), A Bergamini de Abreu, Mário França, Luiz Pandiá Braconnot, J.A. Canta, Manoel F. da Silva Cravo, Hildegardo de Carvalho, Raul Gabriel Alves, Claudionor Costa Vaz, Renato do Amaral Machado, Péricles da Silveira, Reinhold Koestner; de São Paulo: J.L. de Barros Pimentel, Itamar Bopp, Heitor Sanchez, Horácio Matos da Silva, Niso Viana, Werner Aherena e de Lorena João Ramos de Oliveira Sobrinho. São membros do Clube Filatélico do Brasil e da Sociedade Filatélica do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, Sociedade Filatélica Paulista e Clube Filatélico de São Paulo, da Capital Paulista e do Clube Filatélico e Numismático de Lorena.

Dia 14 de novembro foram inaugurados a agência local dos Correios e Telégrafos com descerramento de uma placa que passava a dar denominação a agência de "Prédio Barão da Bocaina" e a emissão do selo e carimbo comemorativo do 1º centenário de Nascimento do Barão da Bocaina - Comendador Francisco de Paula Vicente de Azevedo, ilustre lorenense do 2º Império. No mesmo dia às 11 horas no Grupo Escolar Gabriel Prestes foi aberta a exposição de selos e moedas a qual estiveram presentes autoridades civis, militares e eclesiásticas que saudou os filatelistas presentes o Prof. Nelson Pesciota, Presidente da Comissão do Centenário e o filatelista Pe. Dr. Carlos Leôncio da Silva em nome dos colecionadores
SELO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO BARÃO DA BOCAINA
LANÇADO EM LORENA(SP)



CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO BARÃO DA BOCAINA