Páginas

Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

AGRADECIMENTO




AGRADEÇO A TODOS OS AMIGOS E INCENTIVADORES QUE ME PRESTIGIARAM AO LONGO DO CORRENTE ANO E DESEJO QUE O ANO DE 2015 SEJA REPLETO DE PAZ, SAÚDE, REALIZAÇÕES E SUCESSO...


HENRI MATISSE

Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau-Cambrésis (França) no dia 31 de dezembro de 1869 e morreu em Nice (França) no dia 3 de novembro de 1954 aos 84 anos. Importante artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar, fluida e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso (1881-1973) e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Embora fosse inicialmente rotulado de Fauvista (besta selvagem), na década de 1920, ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa. Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na Arte Moderna.


HENRI MATISSE

ANDREAS VESALIUS

Andreas Vesalius nasceu em Bruxelas (Bélgica) no dia 31 de dezembro de 1514 e morreu em Zákinthos (Grécia) no dia 15 de outubro de 1564 aos 49 anos. Importante médico belga, considerado o “Pai da Anatomia Moderna”. Foi o autor da publicação De Humani Corporis Fabrica, um atlas de anatomia publicado em 1543. Vesalius era um pouco pobre no começo, mas, depois, com suas obras, se tornou um dos artistas mais importantes, porque inventou teorias e deu inspiração a alguns artistas e cientistas.


ANDREAS VESALIUS


ANDREAS VESALIUS


ANDREAS VESALIUS
===================================
======================================================================

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

LUÍS DA CÂMARA CASCUDO

Luís da Câmara Cascudo nasceu na cidade de Natal (RN) no dia 30 de dezembro de 1898 e morreu em Natal no dia 30 de julho de 1986.  Importante historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. Câmara Cascudo passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo Instituto de Antropologia leva seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). Entre seus muitos títulos destacam-se: Alma patrícia (1921), obra de estreia, e Contos tradicionais do Brasil (1946). Estudioso do período das invasões holandesas, publicou Geografia do Brasil holandês (1956). Suas memórias, O tempo e eu (1971), foram editadas postumamente. Cascudo quase chegou a ser demitido de sua posição como professor por estudar figuras folclóricas como o lobisomem. Começou o trabalhou como jornalista aos 19 anos em "A Imprensa", de propriedade de seu pai, e depois passou pelo "A República" e o "Diário de Natal" - nos anos 1960 já havia publicado quase 2.000 textos.


LUÍS DA CÂMARA CASCUDO

13ª EXPOSIÇÃO FILATÉLICA DE CACHOEIRA PAULISTA

A 13ª Exposição Filatélica de Cachoeira Paulista - EXFICAP 2015 e Feira de Colecionismo FILACAP 2015 ocorrerão de 15 a 19.08.2015 em Comemoração aos 40 anos da edição do jornal FILACAP. Acontecerá no Centro Cultural “Gertrud Schubert dos Santos”, Avenida Coronel Domiciano, 12, Centro, Cachoeira Paulista/SP. Conta com a Organização da Associação Cultural Filacap e do Clube Filatélico e Numismático de Lorena. Conta com os seguintes apoios: Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF, Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista através da Secretaria Municipal da Cultura, Correios, Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo – FEFIESP, Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos – ABRAJOF, Multitec e Academia Cachoeirense de Letras e Artes – ACLA.
Conta com as seguintes atividades: Feira de Colecionismo com a participação de comerciantes convidados (número limitado de mesas), reuniões, palestras, apresentação de selo personalizado comemorativo, lançamento de Edição Especial do FILACAP e de novos cartões-postais de Cachoeira Paulista.
Informações: tel. 12-3101-1558/9 9151-3659; e-mail: filacap@bol.com.br. 
===================================

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CÂNDIDO PORTINARI

Cândido Portinari  nasceu em Brodowski (SP) no dia 29 de dezembro de 1903 e morreu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 6 de fevereiro de 1962 aos 58 anos.  Importante artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956, e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.



CÂNDIDO PORTINARI
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO
SELO


CÂNDIDO PORTINARI
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO
MOEDA



CÂNDIDO PORTINARI
1ª MISSA 


CÂNDIDO PORTINARI
OBRA DESAPARECIDA


CÂNDIDO PORTINARI
OBRA DESAPARECIDA


CÂNDIDO PORTINARI
OBRA DESAPARECIDA


CÂNDIDO PORTINARI
PAINEL GUERRA E PAZ
ONU

SÃO THOMAS BECKET

São Thomas Becket nasceu em 21 dezembro de 1118 em Londres, Inglaterra e morreu no dia 29 de dezembro de 1170. Educado no Prior de Merton em Boaris, Bolonha e Auxerre. Especialista na lei civil e canônica. Soldado e oficial. Indicado Arquidiácono de Canterbury. Amigo do Rei Henry II (1133-1189)que o indicou como Chanceler da Inglaterra. Ordenado em 2 de junho de 1162. Indicado Arcebispo de Canterbury pelo Rei, ele o advertiu : “ Se está pensando que terá um obediente pupilo está enganado e seu amor virará ódio”. Assim ele, para surpresa de Henry II, se opôs aos desmandos do Rei e sua interferência nos assuntos eclesiásticos. Foi exilado varias vezes e finalmente assassinado a mando do Rei. Canonizado em 21 de fevereiro de 1173 pelo Papa Alexandre III (1105-1181). Padroeiro do clero, do Colégio Exeter em Oxford,de Postmouth ,Inglaterra. Tendo que enfrentar o Rei varias vezes no final ele exclamou: “ Eu morrerei em nome de Jesus e em defesa da Igreja”. Ele foi morto por pessoas a mando do Rei Henry II, pela espada e machado no dia 29 de dezembro de 1170, dentro da Catedral de Canterbury, Inglaterra. Perto do altar onde sentava, ele foi martirizado e deu sua alma a Deus.Toda a cristandade ficou estupefata. Henry foi forçado a uma penitencia pública pelo assassinato de Thomas, inclusive com a construção do monastério de Withamem Somerset, descrito na vida de São Hugo de Lincoln (1135-1200). Muitos milagres se sucederam imediatamente após a sua morte. Nos próximos 10 anos cerca de 703 milagres foram creditados a ele. Ele foi universalmente aclamado santo muito antes de sua canonização. O solene traslado de suas relíquias para um novo santuário aconteceu em 7 de julho de 1220. A cerimônia foi a mais magnificente vista pelo povo e vieram pessoas de toda a Europa para assisti-la. O santuário-tumba de São Thomas Becket tem esplendor sem paralelo na Inglaterra, talvez o mais rico do mundo. Durante o reinado de Henry VIII foi colocado nele varias e lindas pedras preciosas com ouro, prata e fio de ouro, jóias, broches imagens de anjos, anéis, doze ao todo com ouro em fundo de prata, cravejado de brilhantes. De um lado, uma pedra com um anjo em ouro apontando para cima oferecido pelo Rei de França. Na arte litúrgica da Igreja ele é representado :1) como um arcebispo segurando uma espada invertida; ou 2) como um arcebispo ante seus assassinos ; ou 3) sendo morto na catedral.


SÃO THOMAS BECKET
===================================

domingo, 28 de dezembro de 2014

OTTO DE OLIVEIRA LARA RESENDE

Otto de Oliveira Lara Resende nasceu em São João del-Rei (MG) no dia 1 de maio de 1922 e morreu no Rio de Janeiro no dia 28 de dezembro de 1992 aos 70 anos. Importante jornalista e escritor brasileiro. Otto é pai do economista André Lara Resende (1951). Seu pai, Antônio de Lara Resende, era professor, gramático e memorialista, e foi casado com Maria Julieta de Oliveira, com quem teve 20 filhos, dos quais Otto era o quarto. Em 3 de julho de 1979 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, na cadeira 39, vaga com a morte de Elmano Cardim (1891-1979) e recebido pelo Acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco (1905-1990) em 2 de outubro de 1979. Obras publicadas: O lado humano (1952); Boca do Inferno (1962); O retrato na gaveta (1962); O braço direito (1964); A cilada (1965) e As pompas do mundo (1975) entre outras.


OTTO DE OLIVEIRA LARA RESENDE

JEAN-BAPTISTE PIERRE ANTOINE DE MONET, CHEVALIER DE LAMARCK

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck nasceu em Bazentin (França)  no dia 1 de agosto de 1744 e morreu em Paris no dia 28 de dezembro de 1829 aos 85 anos. Importante naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, uma teoria da evolução agora desacreditada. Lamarck personificou as ideias pré-darwinistas sobre a evolução. Foi ele que, de fato, introduziu o termo biologia.



JEAN-BAPTISTE PIERRE ANTOINE DE MONET, CHEVALIER DE LAMARCK
MEDALHA COMEMORATIVA




JEAN-BAPTISTE PIERRE ANTOINE DE MONET, CHEVALIER DE LAMARCK
CARIMBO COMEMORATIVO
===================================

sábado, 27 de dezembro de 2014

LOUIS PASTEUR

Louis Pasteur nasceu em Dole (França) no dia 27 de dezembro de 1822 e morreu em Marnes-la-Coquette (França) no dia 28 de setembro de 1895. Importante cientista francês. Suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina.
É lembrado por suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis pode-se citar a redução da mortalidade e a criação da primeira vacina contra a raiva. Seus experimentos deram fundamento para a teoria microbiológica da doença. Foi mais conhecido do público em geral por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças, um processo que veio a ser chamado pasteurização. Ele é considerado um dos três principais fundadores da microbiologia, juntamente com Ferdinand Cohn (1828-1898) e Robert Koch (1843-1910). Pasteur também fez muitas descobertas no campo da química, principalmente a base molecular para a assimetria de certos cristais. Seu corpo está enterrado sob o Instituto Pasteur em Paris, em um mausoléu decorado por mosaicos em estilo bizantino que lembram suas realizações.



LOUIS PASTEUR


ROBERT KOCH
===================================

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

HERMANN BRUNO OTTO BLUMENAU

Hermann Bruno Otto Blumenau nasceu em Hasselfelde no Harz (Alemanha) no dia 26 de Dezembro de 1819 e morreu em Braunschweig (Alemanha)no dia 30 de Outubro de 1899. Foi filósofo, administrador e químico alemão e o fundador da cidade brasileira de Blumenau - 1850, situada no vale do Rio Itajaí-Açu no estado de Santa Catarina.


HERMANN BRUNO OTTO BLUMENAU


CENTENÁRIO DE BLUMENAU
HERMANN BRUNO OTTO BLUMENAU
FUNDADOR


HERMANN BRUNO OTTO BLUMENAU
===================================

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

RAUL POMPÉIA

Raul d'Ávila Pompeia nasceu em Angra dos Reis (RJ) no dia 12 de abril de 1863 e morreu no Rio de Janeiro no dia 25 de dezembro de 1895 aos 32 anos. Importante escritor brasileiro. Em 1888, deu início à publicação de um folhetim na Gazeta de Notícias e no mesmo ano publicou o romance "O Ateneu", uma "crônica de saudades", que lhe deu a consagração definitiva como escritor. Após a Lei Áurea e a Proclamação da República, prosseguiu em suas atividades de jornalista político, engajando-se no grupo dos chamados "florianistas". Entregou-se a um exaltado nativismo. Tendo pronunciado um inflamado discurso junto à tumba de Floriano Peixoto (1895), foi demitido do cargo que ocupava na Biblioteca Nacional. Suicidou-se com um tiro no peito numa noite de natal, no escritório da casa onde morava com a mãe, que assistiu à sua morte.


RAUL POMPÉIA


FLORIANO PEIXOTO

CHARLES CHAPLIN

Sir Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin nasceu em Londres no dia 16 de abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey (Suíça) no dia 25 de dezembro de 1977. Importante ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor,comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do Cinema Mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes: "O Imigrante", "O Garoto", "Em Busca do Ouro" (este considerado por ele seu melhor filme), "O Circo", "Luzes da Cidade","Tempos Modernos", "O Grande Ditador", "Luzes da Ribalta", "Um Rei em Nova Iorque" e "A Condessa de Hong Kon". Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar Especial pelo Conjunto da Obra, em 1972).


CHARLES CHAPLIN


CHARLES CHAPLIN


CHARLES CHAPLIN


CHARLES CHAPLIN
===================================

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

VASCO DA GAMA

Vasco da Gama nasceu em Sines (Portugal) em 1460 ou 1469 e morreu em Cochim ( Índia) no dia 24 de dezembro de 1524. Importante navegador e explorador português. Na Era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo Equador. No fim da vida foi, por um breve período, Vice-Rei da Índia.



VASCO DA GAMA


VASCO DA GAMA
CAMINHO DAS ÍNDIAS


VASCO DA GAMA


VASCO DA GAMA
==================================

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SANTO ANTÔNIO DE SANT'ANA GALVÃO

Santo Antônio de Sant'Ana Galvão mais conhecido como Frei Galvão, ou São Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá em 1739 e morreu em São Paulo no dia 23 de dezembro de 1822 aos 83 anos. Importante frade brasileiro. Não se sabe ao certo o dia do seu nascimento e local exato de batismo, supõe-se que tenha sido batizado na Matriz de Santo Antonio em Guaratinguetá, mas os registros de batismo da igreja deste período estão desaparecidos. Têm-se atribuído 10 de maio como data de seu nascimento, mas sem nenhuma comprovação documental. Uma das figuras religiosas mais conhecidas do Brasil, famoso por seus poderes de cura. Galvão foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 11 de maio de 2007, tornando-se o Primeiro Santo nascido no Brasil.
Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.



SANTO ANTÔNIO DE SANT'ANA GALVÃO
==================================

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

JEAN BAPTISTE RACINE

Jean Baptiste Racine nasceu em La Ferté-Milon, Aisne (França) no dia 22 de dezembro de 1639 e morreu em Paris (França) no dia 21 de abril de 1699 aos 39 anos. Importante poeta trágico, dramaturgo, matemático e historiador francês. É considerado, juntamente com Pierre Corneille (1606-1618), como um dos maiores dramaturgos clássicos da França. De espírito ousado e frequentemente mordaz, Racine teve uma ascensão rápida e uma carreira brilhante. Com "Andrômaca'' (1667) iniciou-se o período das obras-primas: Britânico (1669), Berenice (1670), Bazet (1672), Mitrídates(1673), Ifigênia em Áulida (1674) e Fedra (1677).


JEAN BAPTISTE RACINE


JEAN BAPTISTE RACINE
==================================

domingo, 21 de dezembro de 2014

MANUEL MARIA DE BARBOSA I´HEDOIS DU BOCAGE

Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage nasceu em Setúbal (Portugal) no dia 15 de Setembro de 1765 e morreu em Lisboa (Portugal) no dia 21 de Dezembro de 1805 aos 40 anos. Importante poeta português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano. Embora ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX.
Era primo em segundo grau do zoólogo José Vicente Barbosa du Bocage (1823-1907).



MANUEL MARIA DE BARBOSA I´HEDOIS DU BOCAGE


JOSÉ VICENTE BARBOSA DU BOCAGE
ZOÓLOGO
===================================

sábado, 20 de dezembro de 2014

ROBERT FRANCIS KENNEDY

Robert Francis Kennedy nasceu no dia 20 de novembro de 1925 e morreu no dia 6 de junho de 1968, apelidado de Bobby e também RFK, foi Ministro da Justiça dos Estados Unidos da América de 1961 até 1964 tendo sido um dos primeiros a combater a Máfia, e Senador por Nova Iorque de 1965 até seu assassinato em Junho de 1968.


JOHN F. KENNEDY - ROBERT F. KENNEDY
===================================
FILATELIA, NUMISMÁTICA, COLECIONISMO – SOMATÓRIA DE ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER E TERAPIA (J.A.B.F.)
===================================

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

RUBEM BRAGA

Rubem Braga nasceu em Cachoeiro de Itapemirim no dia 12 de janeiro de 1913 e morreu no Rio de Janeiro no dia 19 de dezembro de 1990 aos 77 anos. Importante escritor lembrado como um dos melhores cronistas brasileiros. Era irmão do poeta e jornalista Newton Braga (1911-1962). Iniciou-se no jornalismo profissional ainda estudante, aos 15 anos, no Correio do Sul, de Cachoeiro de Itapemirim, fazendo reportagens e assinando crônicas diárias no jornal Diário da Tarde. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte em 1932, mas não exerceu a profissão. Neste mesmo ano, cobriu a Revolução Constitucionalista deflagrada em São Paulo, na qual chegou a ser preso. Transferindo-se para Recife, dirigiu a página de crônicas policiais no Diário de Pernambuco. Nesta cidade, fundou o periódico Folha do Povo. Em 1936 lançou seu primeiro livro de crônicas, O Conde e o Passarinho, e fundou em São Paulo a revista Problemas, além de outras. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou como correspondente de guerra junto à F.E.B. (Força Expedicionária Brasileira).



RUBEM BRAGA


RUBEM BRAGA
REPORTER
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE SÃO PAULO


RUBEM BRAGA
CORRESPONDENTE DE GUERRA
FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA
F.E.B.
==================================

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

FRANCISCO MANUEL DA SILVA

Francisco Manuel da Silva nasceu no Rio de Janeiro no dia 21 de fevereiro de 1795 morreu no Rio de Janeiro  no dia 18 de dezembro de 1865 aos 70 anos. Importante compositor, maestro e professor brasileiro. Foi aluno do padre José Maurício Nunes Garcia,(1767-1830) talvez o maior nome da música colonial brasileira, e de Sigismund von Neukomm (1778-1858), aprendendo violino, violoncelo, órgão, piano e composição. Ainda bem jovem escreveu um Te Deum para o então príncipe Dom Pedro, que lhe prometeu financiar seu aperfeiçoamento na Europa, mas não chegou a cumprir a promessa. Em vez disso, nomeou-o para a Capela Real, onde foi bastante ativo como diretor musical. Sua obra de composição não é considerada de grande originalidade, embora sejam interessantes a Missa Ferial e a Missa em mi bemol, mas foi o autor de uma única peça que se tornou célebre, a melodia do atual Hino Nacional Brasileiro.
Faleceu com 70 anos de idade, cercado da admiração e respeito gerais. Seu corpo encontra-se sepultado no Cemitério de São Francisco de Paula, no Catumbi, na cidade do Rio de Janeiro.



FRANCISCO MANUEL DA SILVA
HINO NACIONAL BRASILEIRO


FRANCISCO MANUEL DA SILVA
AUTOR DA MÚSICA
HINO NACIONAL BRASILEIRO
===================================

FILATELIA, NUMISMÁTICA, COLECIONISMO – SOMATÓRIA DE ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER E TERAPIA (J.A.B.F.)
===================================

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

VICTOR FRANZ HESS

Victor Franz Hess nasceu em Waldstein (Austria) no dia 24 de junho de 1883 e morreu Mount Vernon (U.S.A) no dia 17 de dezembro de 1964. Importante físico austríaco - norte-americano. Estudou na Universidade de Graz e na Universidade de Viena. Após finalizar seus estudos, foi professor das universidades de Graz (1925-1931) e Innsbruck (1931-1937). Em 1938 se mudou para os Estados Unidos, naturalizando-se cidadão americano em 1938. Foi professor de física na Universidade Fordham. Durante sua estadia em Innsbruck, dirigiu o Instituto de Investigações da Radiação e em 1931 criou um observatório de raios cósmicos em Hafelekar, nos Alpes tiroleses. De suas observações, utilizando instrumentos como sondas, deduziu que a intensidade dos raios cósmicos aumenta com a altitude, que seu número varia com a latitude e que são 1,5% mais intensos durante o dia do que durante a noite. Também estudou a radiatividade terrestre, assim como a condutividade elétrica e o equilíbrio de ionização da atmosfera.
Fruto destes trabalhos, em 1936 recebeu o Nobel de Física, compartilhado com Carl David Anderson (1905-1991).


VICTOR FRANZ HESS


VICTOR FRANZ HESS
CARIMBO COMEMORATIVO


CARL DAVID ANDERSON
==================================

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

OLAVO BRÁS MARTINS DOS GUIMARÃES BILAC

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nasceu no Rio de Janeiro no dia 16 de dezembro de 1865 e morreu no dia 28 de dezembro de 1918. Importante jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Antônio Gonçalves Dias (1823-1864). Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, Bilac era um ativo republicano e nacionalista, também defensor do serviço militar obrigatório em um período em que o exército usufruía de amplas faculdades políticas em virtude do golpe militar de 1889. O poeta foi o responsável pela criação da letra do Hino à Bandeira, inicialmente criado para circulação na capital federal da época (o Rio de Janeiro), e mais tarde sendo adotado em todo o Brasil. Também ficou famoso pelas fortes convicções políticas, sobressaindo-se a ferrenha oposição ao governo militar do marechal Floriano Vieira Peixoto (1839-1895). Em 1907 foi eleito "Príncipe dos Poetas Brasileiros", pela revista Fon-Fon. Bilac, autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, é considerado o mais importante de nossos poetas parnasianos.


OLAVO BILAC
AUTOR DO HINO À BANDEIRA


OLAVO BILAC
DIA DO RESERVISTA


OLAVO BILAC
MEDALHA

OLAVO BILAC


MARECHAL FLORIANO PEIXOTO


GONÇALVES DIAS
PATRONO DA CADEIRA 15
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS


ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
===================================