Páginas

Páginas

domingo, 31 de maio de 2015

LAURI KRISTIAN RELANDER

Lauri Kristian Relander nasceu no dia 31 de Maio de 1883 na cidade de Kurkijoki e morreu no dia 9 de fevereiro de 1942 na cidade Helsínquia aos 58 anos e hoje comemoramos os 132 anos do seu nascimento. Importante cidadão finlandês e presidente na  segunda República de 1925 a 1931 .


LAURI KRISTIAN RELANDER


LAURI KRISTIAN RELANDER
MEDALHA

WALT WHITMAN

Walt Whitman nasceu em Huntington no dia 31 de maio de 1819 e morreu em Camden no dia 26 de março de 1892 aos 72 anos e hoje comemoramos 196 anos do seu nascimento. Importante poeta, ensaísta e jornalista norte-americano, considerado por muitos como o "pai do verso livre". Paulo Leminski (1944-1989) o considerava o grande poeta da Revolução americana, como Vladimir Maiakovsky (1893-1930) seria o grande poeta da Revolução russa.


WALT WHITMAN


VLADIMIR  MAIAKOVSKY

LUDWIG TIECK

Ludwig Tieck nasceu em Berlim (Alemanha) no dia 31 de maio de 1773 e morreu em Berlim no dia 28 de abril de 1853 aos 80 anos e hoje comemoramos 242 anos do seu nascimento. Importante um poeta, romancista, crítico, tradutor e editor alemão, fez parte do movimento do romantismo do final do século XVIII e inicio do XIX.


LUDWIG TIECK
==============================================================================================

sábado, 30 de maio de 2015

MÁRIO LAGO

Mário Lago nasceu no Rio de Janeiro no dia 26 de novembro de 1911 e morreu no Rio de Janeiro no dia 30 de maio de 2002. Importante advogado, poeta, radialista, compositor e ator brasileiro.
Autor de sambas populares como "Ai, que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra", ambos em parceria com Ataulfo Alves (1909-1969), fez-se popular entre as décadas de 40 e 50. Filho do maestro Antônio Lago (1887-1948) e de Francisca Maria Vicencia Croccia Lago (?), e neto do anarquista e flautista italiano Giuseppe Croccia (?) formou-se em Direito pela Universidade do Brasil, em 1933, tendo nesta época se tornado marxista. A opção pelas idéias comunistas fizeram com que fosse preso em sete ocasiões - 1932, 1941, 1946, 1949, 1952, 1964 e1969.



MÁRIO LAGO

FRANÇOIS MARIE AROUET - VOLTAIRE

François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire nasceu em Paris (França) no dia 21 de novembro de 1694 e morreu em Paris no dia 30 de maio de 1778 aos 83 anos e hoje comemoramos 237 do seu falecimento. Importante escritor, ensaísta, deísta ( posição filosófica naturalista que acredita na criação do universo por uma inteligência superior (que pode ser Deus, ou não), e filósofo iluminista francês. Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. É uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Revolução Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.


François Marie Arouet
 Voltaire

JOANA D'ARC

Joana d'Arc  nasceu no ano 1412 e morreu no dia 30 de maio de 1431 aos 19 anos e hoje registramos os 603 anos da sua morte. Ela é cognominada "A Donzela de Orléans" importante heroína francesa e santa da Igreja Católica. É a santa padroeira da França e foi uma chefe militar da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Foi executada pelos borguinhões em 1431. Camponesa, modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa e também heroína de seu povo, canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva em um auto de fé. Segundo a escritora Irène Kuhn (?) Joana d'Arc foi esquecida pela história até o século XIX, conhecido como o século do nacionalismo, o que pode confirmar as teorias de Ernest Gellner (1925-1995). Irène Kuhn escreveu que foi apenas no século XIX que a França redescobriu esta personagem trágica. François Villon, nascido em 1431(+1463), no ano de sua morte, evoca sua lembrança na Ballade des dames du temps jadis ou seja, Balada das damas do tempo passado.


JOANA D'ARC


JOANA D'ARC


JOANA D'ARC
======================================================================

sexta-feira, 29 de maio de 2015

SÉRIE - QUADRILHAS JUNINAS

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - E.C.T lançará no próximo dia 1º de junho a série de selos homenageando as Quadrilhas Juninas  nas seguintes cidades: Amargosa/BA, Aracaju/SE, Boa Vista/RR, Campina Grande/PB, Caruaru/PE, Fortaleza/CE, Maceió/AL, Mossoró/RN, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC e Teresina/PI; impressão. Os selos apresentam cenas típicas das festas juninas, com casais executando a quadrilha, considerada o ponto alto das comemorações dedicadas a Santo Antonio, São João e São Pedro. Originária da dança palaciana europeia, a quadrilha junina, curiosamente, é conhecida como uma dança de camponeses. O artista destacou os movimentos dos dançarinos, as coreografias, os músicos e seus instrumentos, e o tradicional casamento matuto, inseridos em espaço decorado com bandeirolas e lanternas chinesas. Complementando cada selo, a fogueira acesa simboliza o calor e a luz tradicionais do período junino. 


SÉRIE - QUADRILHAS JUNINAS


CARIMBO DE 1º DIA DE CIRCULAÇÃO
QUADRILHAS JUNINAS

JUAN RAMON JIMENEZ MANTECON

Juan Ramon Jimenez Mantecon nasceu em Moguer , Huelva (Espanha) no dia 23 de dezembro de1881 e morreu em San Juan , Puerto Rico no 29 de maio de 1958 aos 76 anos e registramos hoje os 57 anos da sua morte. Importante poeta espanhol , vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1956 pelo conjunto de sua obra, sendo designado como destaque do trabalho em a lírica narrativa Platero y yo .


JUAN RAMON JIMENEZ MANTECON
======================================================================

quinta-feira, 28 de maio de 2015

SÉRIE DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS - BRASIL - AZERBAIJÃO

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT - lançou em Brasília no dia 27 de maio último série das Relações Diplomáticas - Brasil e Azerbaijão.  Os selos foram concebidos a partir de fotografias das Praças representativas dos países destacados na Série Relações Diplomáticas – Brasil e Azerbaijão. O Brasil é representado pela Praça dos Três Poderes, onde encontra-se destacado o mastro, no qual a Bandeira, permanentemente hasteada, assume sua posição de símbolo da Pátria. Outros elementos compõem o cenário, por onde turistas transitam diariamente. O céu azulado, característico de Brasília, evoca a nobreza da Praça, numa reverência à República brasileira, representada pelo brasão no canto superior direito do selo. O selo do Azerbaijão, cujo brasão da República encontra-se no canto superior esquerdo, destaca a Praça da Bandeira Nacional, com seu mastro de 162 metros, reconhecido pelo Guinness World Records, em 2010, como o mais alto do mundo, em cujo topo é hasteada a Bandeira. O complexo monumental da Praça, situado às margens do Mar Cáspio, torna-se ainda mais imponente pela presença do Museu Nacional da Bandeira. A Praça desempenha um papel importante na vida social e política do país, especialmente por ostentar a Bandeira que é vista de qualquer parte da capital Baku. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.



SÉRIE DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS
BRASIL - AZERBAIJÃO
CARIMBO DE 1º DIA


SÉRIE DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS
BRASIL - AZERBAIJÃO

MARIAN SMOLUCHOWSKI

Marian Ritter von Smolan SmoluchowskiMarian Smoluchowski nasceu em Vorderbrühl, próximo a Viena (Áustria) 28 de maio de 1872 e morreu na Cracóvia (Polônia) no dia 5 de setembro de 1917 aos 47 anos e hoje comemoramos 143 do seu nascimento. Importante cientista polonês pioneiro da física estatística e um montanhista.


MARIAN SMOLUCHOWSKI
======================================================================

quarta-feira, 27 de maio de 2015

MANUEL TEIXEIRA GOMES

Manuel Teixeira Gomes nasceu em Vila Nova de Portimão (Portugal) no dia 27 de Maio de1860 e morreu em Bougie, Argélia, no dia 18 de Outubro de 1941 aos 81 anos e hoje comemoramos 186 anos do seu nascimento. Importante político e foi o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa de 6 de Outubro de 1923 a 11 de Dezembro de 1925. Filho de José Libânio Gomes e Maria da Glória Teixeira de Seixas Braga, foi educado pelos pais, até entrar no Colégio de São Luís Gonzaga, em Portimão. Aos dez anos foi enviado para o Seminário Maior de Coimbra e posteriormente matriculou-se em Medicina, na Universidade de Coimbra. Cedo desistiu do curso, contrariando a vontade do pai. Muda-se então para Lisboa, onde pertence ao círculo intelectual de Fialho de Almeida (1857-1911) e João de Deus (?). Mais tarde, conhecerá outros vultos importantes da cultura literária da época, como Marcelino Mesquita (1856-1919), Gomes Leal (1848-1921) e António Nobre (1867-1900).


MANUEL TEIXEIRA GOMES


MANUEL TEIXEIRA GOMES

FIALHO DE ALMEIDA

JULIA WARD HOWE

Julia Ward Howe nasceu em Nova Iorque no dia 27 de Maio de 1819 e morreu em Portsmouth, Rhode Island, EUA no dia 17 de Outubro de 1910 aos 91 anos e hoje comemoramos 196 anos do seu nascimento. Importante e proeminente abolicionista, ativista social, e poetisa norte-americana. Sua obra mais famosa, pela qual ficou amplamente conhecida a partir da Guerra de Secessão, foi o Hino de Batalha da República.


JULIA WARD HOWE

IBN KHALDUN

Abu Zayd 'Abd al-Rahman ibn Muhammad ibn Khaldun al-Hadrami ou Ibn Khaldun nasceu no Norte da África, atual Túnis no dia 27 de Maio de 1332 e morreu no Cairo (Egito) no dia 17 de Março de 1406 73 anos e hoje comemoramos 683 anos do seu nascimento. Importante polímata árabe, astrônomo, economista, historiador, jurista islâmico, advogado islâmico, erudito islâmico, teólogo islâmico, hafiz, matemático,estrategista militar, nutricionista, filósofo, cientista social e estadista. Ele é considerado um precursor de várias disciplinas científicas sociais:demografia, história cultural, historiografia, filosofia da história e sociologia. Ele também é considerado um dos precursores da moderna economia  ao lado do antigo erudito indiano Chanakya (370 a.C-283 a.C). Ibn Khaldun é considerado por muitos como o pai de várias destas disciplinas e das ciências sociais em geral, por ter antecipado muitos elementos dessas disciplinas séculos antes de terem sido fundadas no Ocidente.



IBN KHALDUN



IBN KHALDUN
CÉDULA
======================================================================

terça-feira, 26 de maio de 2015

ABRAHAM "BRAM" STOKER

No dia 25 de abril de 1897 Abraham "Bram" Stoker lançou o primeiro romance sobre Dràcula. Ele nasceu em Dublin (Irlanda) no dia 8 de Novembro de 1847 e morreu em Londres (Inglaterra) no dia 20 de Abril de 1912. Importante romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro. Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 concluiu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe (1858-1937).


ABRAHAM "BRAM" STOKER

EDMOND DE GONCOURT

Edmond Louis Antoine Huot de Goncourt, mais conhecido como Edmond de Goncourt   nasceu em Nancy (França) no dia 26 de maio de 1822 e morreu em Draveil (França) no dia 16 de julho de 1896 aos 74 anos e hoje comemoramos 193 anos do seu nascimento. Importante escritor francês, autor de vários diários, críticas artísticas e literárias, romances, peça de teatro, entre outros gêneros literários. Ele foi o editor e fundador da Academia Goncourt e chegou a escrever várias obras com seu irmão Jules de Goncourt (1830-1870). Ele e este seu irmão são conhecidos como irmãos Goncourt. Por desejo testamentário foi criado o Prémio Goncourt. A primeira reunião da Academia teve lugar no dia 07 de abril de 1900 . Após a conclusão do processo judicial dos descendentes de Edmond de Goncourt , ele obteve o reconhecimento legal através da publicação dos seus estatutos no dia 19 de janeiro de 1903 por decreto do presidente do Conselho de Ministros de Estado, Emile Combes (1835-1921) . É composto por 10 membros, não remunerados, que não devem pertencem à Academia Francesa . Após a morte de um dos seus membros uma consulta de pesquisa para a sua substituição é feita. Para entrar você deve ser o autor de língua francesa . Não é importante a nacionalidade como exemplificado pela escolha do escritor espanhol Jorge Semprun (1923-2011) como membro em 1996 .
Os membros da Academia Goncourt reunir na primeira terça-feira de cada mês em seu próprio quarto no primeiro andar do restaurante Drounant de Paris (a partir de 31 de outubro de 1914 ). O nome do laureado é anunciado no início de novembro, depois de um jantar no restaurante.



EDMOND DE GONCOURT E JULES DE GONCOURT


EMILE COMBES
======================================================================

segunda-feira, 25 de maio de 2015

JAMES CLEVELAND "JESSE"OWENS

Durante as Olimpíadas de Verão de 1936 em Berlim(Alemanha) no dia 25 de maio de 1936 James Cleveland "Jesse" Owens onde se tornou conhecido mundialmente por ganhar Quatro Medalhas de Ouro nos 100 e 200 m rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100 m. Em 2012, foi imortalizado no IAAF Hall of Fame, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Jesse Owens nasceu em Oakville (U.S.A.) 12 de setembro de 1913 e morreu em Tucson (U.S.A) dia 31 de março de 1980.  Importante atleta e líder civil norte-americano. 


JAMES CLEVELAND "JESSE"OWENS


JAMES CLEVELAND "JESSE"OWENS


JAMES CLEVELAND "JESSE"OWENS

GIROLAMO SAVONAROLA

Girolamo Savonarola nasceu em Ferrara (Itália) no dia 21 de setembro de 1452 e morreu em Florença (Itália) no dia 25 de maio de 1498 aos 46 anos e hoje comemoramos 517 anos da sua morte, cujo nome é por vezes traduzido como Jerônimo Savonarolaou Hieronymous Savonarola. Importante padre dominicano e, por curto período, governou Florença. Este reformador dominicano veio de uma antiga e tradicional família de Ferrara. Intelectual muito talentoso devotou-se a seus estudos, em especial à filosofia e à medicina. Em 1474, quando em uma viagem a Faenza, ouviu um forte sermão, proferido por um padre agostiniano, e resolveu renunciar ao mundo, incorporando-se à ordem dominicana na Bolonha, sem o conhecimento de seus pais.


GIROLAMO SAVONAROLA


GIROLAMO SAVONAROLA


GIROLAMO SAVONAROLA

DANTE ALIGHIERI

Dante Alighieri nasceu em Florença (Itália) no dia 25 de maio de 1265 e morreu em Ravena no dia 14 de setembro de 1321 aos 56 anos e  hoje comemoramos 750 anos do seu nascimento. Importante escritor, poeta e político italiano. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como ""il sommo poeta"" ("o sumo poeta"). Disse Victor Hugo (1802-1885) que o pensamento humano atinge em certos homens a sua completa intensidade, e cita Dante como um dos que "marcam os cem graus de gênio". E tal é a sua grandeza que a literatura ocidental está impregnada de sua poderosa influência, sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica a consciência literária ocidental.


DANTE ALIGHIERI


DANTE ALIGHIERI


DANTE ALIGHIERI
======================================================================

domingo, 24 de maio de 2015

JOSÉ VENCESLAU MAXIMILIANO MARIA DE LIECHTENSTEIN

José Venceslau Maximiliano Maria de Liechtenstein (nascido Joseph Wenzel Maximilian Maria von und zu Liechtenstein, nasceu em Londres no dia 24 de maio de1995 e é o filho mais velho do príncipe hereditário Aloísio de Liechtenstein (1968) e de sua esposa, a princesa Sofia da Baviera (1967).
José foi nomeado em honra de seu ancestral José Venceslau de Liechtenstein (1696-1772), que foi o príncipe soberano de Liechtenstein por três vezes. Ele tem o nome Maximiliano em honra de seu avô materno, Max-Emanuel von Wittelsbach (1937), e de seu tio paterno e padrinho, o príncipe Maximiliano de Liechtenstein (1967). Como a família principesca é tradicionalmente católica, o príncipe ganhou o nome Maria em honra da Virgem Maria.
José é considerado, pelos jacobitas, o terceiro na linha aos tronos da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda, uma vez que é um descendente de Carlos I da Inglaterra (1600-1649).
Ele é descendente de Erzsébet Báthory (1560-1614) por parte de seu filho primogênito, Pal.



JOSÉ VENCESLAU MAXIMILIANO MARIA DE LIECHTENSTEIN

JOSEPH BRODSKY

Joseph Brodsky, pseudônimo de Iosif Aleksandrovich Brodsky nasceu em Leningrado (Rússia) no dia 24 de maio de 1940 e morreu em Nova Iorque (U.S.A.) no dia 28 de janeiro de 1996 aos 55 anos. Importante poeta russo naturalizado estadunidense.
Brodsky entrou em conflito com as autoridades soviéticas e foi expulso da União Soviética em 1972, estabelecendo-se nos Estados Unidos com a ajuda de W. H. Auden (1907-1973) e de outros escritores. Ele ensinou, posteriormente em universidades, incluindo a de Yale, Cambridge e Michigan.
Foi agraciado com o Nobel de Literatura de 1987.



JOSEPH BRODSKY

NICOLAU COPÉRNICO

Nicolau Copérnico nasceu em Toruń (Rússia) no dia 19 de Fevereiro de 1473 e morreu em Frauenburgo (Rússia) no dia 24 de Maio de 1543 aos 70 anos. Importante astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.
Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.



NICOLAU COPÉRNICO


NICOLAU COPÉRNICO


NICOLAU COPÉRNICO
======================================================================

sábado, 23 de maio de 2015

DIA DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA

O dia 23 de maio é comemorado em São Paulo como o Dia do Soldado Constitucionalista.
A morte dos jovens assassinados a tiros por partidários do governo ditatorial, ocorrido no centro da cidade de São Paulo, foi o estopim que deu origem a um movimento de oposição que ficou conhecido como MMDC:
Mário Martins de Almeida (Martins)
Euclides Bueno Miragaia (Miragaia)
Dráusio Marcondes de Sousa (Dráusio)
Antônio Américo Camargo de Andrade (Camargo)
A lei 2.430, de 20 de junho de 2011, inscreveu os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, o MMDC, heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932, no Livro dos Heróis da Pátria.
Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.

MMDC


MMDC



BANDEIRA DO ESTADO DE SÃO PAULO

NOSSA BANDEIRA 
GUILHERME DE ALMEIDA


Bandeira da minha terra,
Bandeira das treze listas:
São treze lanças de guerra
Cercando o chão dos paulistas!

Prece alternada, responso
Entre a cor branca e a cor preta:
Velas de Martim Afonso,
Sotaina do Padre Anchieta!

Bandeira de Bandeirantes,
Branca e rôta de tal sorte,
Que entre os rasgões tremulantes,
Mostrou as sombras da morte.

Riscos negros sobre a prata:
São como o rastro sombrio,
Que na água deixara a chata
Das Monções subido o rio.

Página branca-pautada
Por Deus numa hora suprema,
Para que, um dia, uma espada
Sobre ela escrevesse um poema:

Poema do nosso orgulho
(Eu vibro quando me lembro)
Que vai de nove de julho
A vinte e oito de setembro!

Mapa da pátria guerreira
Traçado pela vitória:
Cada lista é uma trincheira;
Cada trincheira é uma glória!

Tiras retas, firmes: quando
O inimigo surge à frente,
São barras de aço guardando
Nossa terra e nossa gente.

São os dois rápidos brilhos
Do trem de ferro que passa:
Faixa negra dos seus trilhos
Faixa branca da fumaça.

Fuligem das oficinas;
Cal que a cidades empoa;
Fumo negro das usinas
Estirado na garoa!

Linhas que avançam; há nelas,
Correndo num mesmo fito,
O impulso das paralelas
Que procuram o infinito.

Desfile de operários;
É o cafezal alinhado;
São filas de voluntários;
São sulcos do nosso arado!

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz, no topo vermelho,
O Coração do Paulista!

ABELHAS BRASILEIRAS

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT - lançou dia 22 de maio último bloco com selos e carimbo retratando abelhas brasileiras, mas o mais curioso é que os selos possuem o aroma do mel produzido pelas abelhas, constante de verniz específico aplicado às peças para exalar o perfume. A folha apresenta seis espécies de abelhas melíponas presentes no território brasileiro: Melipona quinquefasciata (Uruçu do Chão), Melipona rufiventris (Urucu Amarela), Melipona subnitida (Jandaíra), Nannotrigona testaceicornis (Iraí), Paratrigona lineata (Jataí da Terra) e Plebeia flavocincta (Jatí). A partir das características anatômicas e do habitat de cada uma das espécies foram produzidas as imagens, retratando harmonicamente as abelhas em meio à natureza. O carimbo retrata as abelhas por meio da ilustração de uma das espécies.


ABELHAS BRASILEIRAS

PÄR FABIAN LAGERKVIST

Pär Fabian Lagerkvist nasceu em Växjö Småland (Suécia) 23 de Maio de 1891 e morreu em Estocolmo (Suécia)  no dia 11 de Julho de 1974 aos 83 anos de idade. Importante escritor, poeta e dramaturgo sueco. Ele era membro da Academia Sueca desde 1940.
Foi laureado com o Nobel de Literatura de 1951.


PÄR FABIAN LAGERKVIST



PÄR FABIAN LAGERKVIST
==============================================================================================

sexta-feira, 22 de maio de 2015

LOUIS DE BUADE - CONDE DE FRONTENAC E CONDE DE PALLUAU

Louis de Buade, Conde de Frontenac e Conde de Palluau  nasceu em Saint-Germain-en-Laye no dia 22 de maio de 1620 e morreu em Québec no dia 28 de novembro de 1698 aos 78 anos e hoje comemoramos 395 anos de seu nascimento. Importante cortesão francês e o governador-geral da Nova França, de 1672 até 1682 e de 1689 até sua morte. Ele estabeleceu fortalezas nos Grandes Lagos e envolveu-se em uma série de batalhas contra os ingleses e contra os iroqueses. Em 1678, Louis de Buade de Frontenac sugeriu o castor como um emblema da colônia e propôs a sua inclusão no brasão de armas de Quebec.



LOUIS DE BUADE  
CONDE DE FRONTENAC E CONDE DE PALLUAU


LOUIS DE BUADE  
CONDE DE FRONTENAC E CONDE DE PALLUAU
======================================================================

quinta-feira, 21 de maio de 2015

ANDREI DMITRIEVICH SAKHAROV

Andrei Dmitrievich Sakharov nasceu em Moscou no dia 21 de Maio de 1921 e morreu em Moscou no dia 14 de dezembro de1989 aos 68 anos e hoje comemoramos 94 anos do seu nascimento. Importante físico nuclear da União Soviética. Ele ganhou fama como o designer de terceira ideia da União Soviética, um codinome para o desenvolvimento soviético de armas termonucleares. Sakharov era um defensor das liberdades civis e reformas civis na União Soviética. Ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1975 não foi autorizado a ir receber a sua distinção em Oslo. O Prêmio Sakharov, atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu para as pessoas e organizações dedicadas aos direitos humanos e liberdades, é nomeado em sua honra. 


ANDREI DMITRIEVICH SAKHAROV


ANDREI DMITRIEVICH SAKHAROV

FRANZ VON SUPPÉ

Francesco Ezechiele Ermenegildo Cavaliere Suppé Demelli conhecido por Franz von Suppé nasceu em Split, Dalmácia no dia 18 de abril de 1819 e morreu em Viena no dia 21 de maio de 1895 aos 76 anos e transcorre 120 anos da sua morte. Importante compositor e maestro croata do Romantismo. Descendente de uma família belga que provavelmente emigrou no século XVIII. Era um parente afastado de Gaetano Donizetti (1797-1848). Passou a infância em Zadar, onde teve suas primeiras lições musicais e começou a compor em idade precoce. Ainda adolescente em Cremona, Suppé estudou flauta e harmonia. Sua primeira composição é uma missa católica romana, que estreou numa igreja franciscana em Zadar, em 1832. Suppé era também cantor, fazendo a sua estréia no papel de Dulcamara no Elixir de Amor de Donizetti na Sopron Theater em 1842. Ele foi convidado para Viena por Franz Pokorny (1729-1794), o diretor do Theater in der Josefstadt, depois de estudar com Ignaz von Seyfried (1776-1841) e Simon Sechter (1788-1867), onde teve a oportunidade de apresentar suas próprias óperas.


FRANZ VON SUPPÉ


GAETANO DONIZETTI
======================================================================