Páginas

Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

SVEN OLOF JOACHIM PALME

Sven Olof Joachim Palme nasceu em Estocolmo (Suécia) no dia 30 de janeiro de 1927 e morreu em Estocolmo no dia 28 de fevereiro de 1986 aos 59 anos e hoje registramos 32 anos da sua morte. Importante político sueco. Membro do Partido Social-Democrata (Sveriges socialdemokratiska arbetareparti) foi primeiro-ministro da Suécia entre 1969 e 1976 e de novo entre 1982 e 1986, ano em que foi assassinado à saída de um cinema em Estocolmo.
Durante o seu governo, a Suécia gozou de uma forte economia e dos níveis de assistência social mais altos no mundo. Ficou ainda conhecido como forte opositor do Apartheid e da Guerra do Vietnam, o que lhe causou graves conflitos com Washington.



SVEN OLOF JOACHIM PALME


SVEN OLOF JOACHIM PALME


SVEN OLOF JOACHIM PALME

RAJENDRA PRASAD

Rajendra Prasad nasceu em Ziradei no dia 3 de dezembro de 1884 e morreu em Patna no dia 28 de fevereiro de 1963 aos 79 anos e hoje registramos 55 anos da sua morte. Importante político e educador Indiano, Primeiro Presidente de seu país.


RAJENDRA PRASAD


Resultado de imagem para selo de RAJENDRA PRASAD
RAJENDRA PRASAD

LAMARTINE

Alphonse Marie Louis de Prat de Lamartine nasceu em Mâcon (França) no dia 21 de outubro de 1790 e morreu em Paris no dia 28 de fevereiro de 1869 aos 79 anos e hoje registramos 149 anos da sua morte.Importante escritor, poeta e político francês. Seus primeiros livros de poemas (Primeiras Meditações Poéticas, 1820 e Novas Meditações Poéticas, 1823) celebrizaram o autor e influenciaram o Romantismo na França e em todo o mundo. Filho de um conceituado capitão de cavalaria, Lamartine foi estudar em Lyon, voltando-se, desde a adolescência, para a poesia, com leituras de Horácio (65a.C-8a.C), Virgílio (70a.C-19a.C) e François-René de Chateaubriand(1718-1786). Da educação de sua mãe, recebeu a dieta alimentar que, segundo nos parece por meio desta citação de Confidências (1854), o autor foi por toda vida vegetariano: “Minha mãe estava convencida, assim como foi sempre a minha convicção, de que matar os animais para nos sustentarmos com a sua carne e o seu sangue é uma das mais deploráveis e das mais vergonhosas enfermidades da condição humana; que é uma dessas maldições lançadas sobre o homem pelo endurecimento da sua própria perversidade.”
Seus poemas são caracterizados por profunda melancolia, cujos temas freqüentes são religião e amor. Sua influência no Brasil pode ser encontrada em poetas como Castro Alves (1847-1871) e Álvares de Azevedo (1831-1852).



[The 100th Anniversary of the February Revolution, type OB]
LAMARTINE



HORÁCIO


Resultado de imagem para selo de FRANÇOIS-RENÉ CHATEAUBRIAND

FRANÇOIS-RENÉ CHATEAUBRIAND



CASTRO ALVES


===================================
PENSAMENTO:
Admiramos o mundo através do que amamos.

Alphonse de Lamartine
===================================

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

LÚCIO COSTA

Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa nasceu em Toulon, França no dia 27 de fevereiro de 1902 e morreu no Rio de Janeiro no dia 13 de junho de 1998 aos 96 anos e hoje comemoramos 116 anos do seu nascimento. Importante arquiteto, urbanista e professor brasileiro. Pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, ficou conhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília. Devido às atividades oficiais de seu pai, o almirante Joaquim Ribeiro da Costa (1858-1937), morou em diversos países, o que lhe rendeu uma formação pluralista. Estudou na Royal Grammar School em Newcastle, no Reino Unido, e no Collège National em Montreux, na Suíça. Retornou ao Brasil em 1917 e, mais tarde, passou a frequentar o curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes, que ainda aplicava um programa neoclássico de ensino. Ele formou-se Arquiteto pela Escola em 1924. Apesar de praticar uma arquitetura neoclássica durante seus primeiros anos (defendendo em certos momentos uma arquitetura neocolonial), rompeu com essa formação historicista e passou a receber influências da obra do arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887-1967).



LÚCIO COSTA
Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa


LE CORBUSIER
Charles-Edouard Jeanneret-Gris

IVAN PETROVICH PAVLOV

Ivan Petrovich Pavlov nasceu em Ryazan (Rússia) no dia 26 de Setembro de 1849 e morreu em Leningrado (Rússia) no dia 27 de Fevereiro de 1936 aos 86 anos e hoje registramos 82 anos da sua morte. Importante fisiólogo russo. Recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio no entanto a entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado).



IVAN PETROVICH PAVLOV

Resultado de imagem para IVAN PETROVICH PAVLOV
IVAN PETROVICH PAVLOV

[The 21st Anniversary of the International Physiological Science Congress - Medical Scientists, type QE]
IVAN PETROVICH PAVLOV

HENRY WADSWORTH LONGFELLOW

Henry Wadsworth Longfellow nasceu em Portland, Maine, Estados Unidos no dia 27 de fevereiro de 1807 e morreu em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos no dia 24 de março de 1882 aos 75 anos e hoje comemoramos 211 do seu nascimento. Importante poeta estadunidense. Longfellow graduou-se em 1825, após o que percorreu a Europa. Na Alemanha, familiarizou-se com o romantismo. Iniciou sua carreira com a tradução das"Coplas - versos sobre a morte de seu pai", de Jorge Manrique, Señor de Belmontejo, comendador de Montizón, Trece de Santiago, duque de Montalvo (1440-1470). Em 1836, voltando aos Estados Unidos, lecionou francês e espanhol em Harvard. Alcançou sucesso ao publicar o livro de poesia “Vozes da Noite” (Voices of the Night), em 1839, onde se encontra o célebre poema “O salmo da vida” (The Psalm of Life).
....

Nem só de alegrias ou de tristezas
Se traçam nossos destinos 
Mas de atos cumpridos a fim de que cada amanhã
Um passo melhor do que hoje seja.

...Em 1854 abandonou o ensino e passou a se dedicar à literatura, publicando uma série de poemas narrativos, tais como “O Canto de Hiawatha” (The Song of Hiawatha, 1855), visão idealizada da vida indígena e “O Namoro de Miles Standish” (The Courtship of Miles Standish, 1858), narrando o romance de um seu antepassado.
Em 1872, publicou uma trilogia sobre o cristianismo, “Cristo: um Mistério” (Christus: a Mistery). Em 1876, publicou uma tradução de"A Divina Comédia" de Dante Alighieri.(1265-1321). Encontra-se colaboração da sua autoria na revista "O paquete do Tejo" (1866).
Foi amigo de Dom Pedro II (1825-1891).




HENRY WADSWORTH LONGFELLOW






JORGE MARINQUE




DANTE ALIGHIERI







DOM PEDRO II



===================================
PENSAMENTO:

“No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude.”
Henry Wadsworth Longfellow
======================================================================

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

WENCESLAU BRAZ

Venceslau Brás Pereira Gomes nasceu em São Caetano da Vargem Grande - hoje Brasópolis (MG) no dia 26 de fevereiro de 1868 e morreu em Itajubá (MG) no dia 15 de maio de 1966 aos 98 anos sendo o mais longevo de todos os presidentes e vice-presidentes brasileiros e o político que permaneceu mais tempo na condição de ex-presidente da república, morrendo exatos 47 anos e 6 meses depois de deixar a Presidência. Hoje comemoramos 150 anos do seu nascimento. Era filho de Francisco Brás Pereira Gomes e de Isabel Pereira dos Santos. Seu pai era o chefe político da cidade, a qual leva seu sobrenome. Importante advogado e político brasileiro. Foi Presidente da República do Brasil entre 1914 e 1918, com um pequeno afastamento de um mês em 1917 por motivo de doença. É homenageado por meio de três cidades, uma em Minas Gerais, outra no Paraná e outra em São Paulo. Seu vice-presidente foi Urbano Santos da Costa Araújo (1859-1922).

WENCESLAU BRAZ


Resultado de imagem para selo de Venceslau Brás Pereira Gomes
WENCESLAU BRAZ

GIUSEPPE TARTINI

Giuseppe Tartini nasceu em Pirano (Itália) no dia 8 de abril de 1692 e morreu em Pádua (Itália) no dia 26 de fevereiro de 1770 aos 78 anos e hoje registramos 248 anos da sua morte. Importante violinista, pedagogo e compositor italiano. Formou uma famosa escola de violino – a Escola das Nações – de onde saíram eminentes violinistas, entre os quais Pietro Nardini (1722-1793). Tartini afirmou que o sonhou com o Diabo e que este pegou seu violino e tocou-lhe aquela que seria a sua Sonata do Diabo. A sua obra mais conhecida é a sonata O trilo do diabo, publicada após a sua morte. Escreveu tratados de violino e expôs a sua concepção harmônica do modo menor. Desde cedo recebeu lições de música e violino, mais ate os vinte anos pouco se interessou, dedicando-se ao direito na universidade de Pádua ao se casar secretamente com a sobrinha de um cardeal teve ordem de prisão. Disfarçado de frade, Tartini conseguiu fugir encontrando refugio no convento dos franciscanos de Assis.


GIUSEPPE TARTINI

Resultado de imagem para GIUSEPPE TARTINI
GIUSEPPE TARTINI

FRANÇOIS JEAN DOMINIQUE ARAGO

François Jean Dominique Arago nasceu em Estagel (França) no dia 26 de Fevereiro de 1786 e morreu em Paris (França) no dia 2 de Outubro de 1853 aos 67 anos e hoje comemoramos 232 anos do seu nascimento. Seus pais foram François Bonaventure Arago (1754-1814) e Marie-Anne Roig Arago (1755-1845)Francois Jean foi importante físico, astrônomo e político francês. Ele também foi amigo de Raposo (?) e Arthur Porto (?). Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França, de 10 de Maio a 24 de Junho de 1848.
Era irmão do explorador, que esteve no Brasil, chamado Jacques Arago(1790-1855); de Etienne Arago (1802-1892) político e escritor e de Jean Arago (1788-1836) general a serviço do México.


FRANÇOIS JEAN DOMINIQUE ARAGO

FRANÇOIS JEAN DOMINIQUE ARAGO


FRANÇOIS JEAN DOMINIQUE ARAGO


ETIENNE ARAGO

CLAUDE ADRIEN HELVÉTIUS

Claude Adrien Helvétius nasceu em Paris (França) no dia 26 de fevereiro de 1715 e morreu em Paris no dia 26 de dezembro de 1771 aos 56 anos e hoje comemoramos 303 anos do seu nascimento. Importante filósofo e literato francês.
Filho de um médico de Luís XV (1710-1774), estudou com os jesuítas no colégio Louis-le-Grand. Aos 23 anos, obteve o cargo de caseiro geral, com uma boa renda que lhe permitiu levar uma vida sem problemas, frequentando os meios literários e artísticos. Casando-se, retirou-se para o campo, onde se dedicou à literatura. Hesitou muito tempo antes de encontrar o gênero literário que lhe convinha, até apresentar sua obra filosófica "Do espírito".
Devido sobretudo ao seu anticlericalismo, o livro foi condenado por uma carta apostólica do Papa Clemente XIII (1693-1769) em 1759. Com isso, Helvétius resolveu nada mais publicar.
Em 1764 foi à Inglaterra e, no ano seguinte, à Prússia. A amizade com o enciclopedista Jean le Rond d'Alembert (1717-1783) abriu-lhe as portas da Academia de Berlim. Deixou diversas obras publicadas postumamente, entre elas: "Verdadeiro sentido do sistema da natureza" e "Do homem, das faculdades intelectuais e de sua educação". Este último, aliás, foi condenado pelo parlamento francês e queimado.



CLAUDE ADRIEN HELVÉTIUS


JEAN LE RONDE D'ALEMBERT
===================================
PENSAMENTO:

             "GENIUS IS NOTHING BUT CONTINUED ATTENTION".
                        "GÊNIO NÃO É NADA ALÉM DE ATENÇÃO CONSTANTE"

TRADUÇÃO LIVRE
CLAUDE ADRIEN HELVÉTIUS
===================================

domingo, 25 de fevereiro de 2018

ENRICO CARUSO

Enrico Caruso nasceu em Nápoles (Itália) no dia 25 de fevereiro de 1873 e morreu em Nápoles (Itália) no dia 2 de agosto de 1921 aos 48 anos e hoje comemoramos 145 anos do seu nascimento. Importante tenor italiano, considerado, inclusive pelo ilustre Luciano Pavarotti (1935-2007), o maior intérprete da música erudita de todos os tempos. Com vasto repertório, Caruso foi o primeiro cantor clássico a atrair grandes plateias em todo o mundo e ainda hoje figura entre os maiores intérpretes clássicos da história. Sua interpretação de Vesti la giubba, da ópera Pagliacci de autoria de Ruggero Leoncavallo (1857-1919), foi a primeira gravação na história a vender 1 milhão de cópias.



ENRICO CARUSO


ENRICO CARUSO


LUCIANO PAVAROTTI

[The 100th Anniversary of the Birth of Leoncavallo and Puccini, type WM]
RUGGERO  LEONCAVALLO

BENEDETTO CROCE

Benedetto Croce nasceu em Pescasseroli (Itália) no dia 25 de fevereiro de 1866 e morreu em Nápoles (Itália) no dia 20 de novembro de 1952 aos 86 anos e hoje comemoramos 152 anos do seu nascimento. Importante historiador, escritor, filósofo e político italiano. Os seus escritos giram em torno de um largo espectro temático, sobretudo estética e teoria/filosofia da história. É considerado uma das personalidades mais importantes do liberalismo italiano no século XX. Croce nasceu em Pescasseroli, na região de Abruzzo, no seio de uma família rica e influente. A sua educação foi marcada por uma atmosfera fortemente religiosa, da qual o jovem Croce cedo se distanciaria. Em 1883, perdeu os pais, Pasquale e Luisa Sipari, assim como a irmã, Maria, todos mortos num terremoto que acometeu a vila de Casamicciola Terme, na ilha de Ísquia, onde a família passava férias. Nesta ocasião, o próprio Croce permaneceu soterrado por longo tempo, tendo corrido sério risco de morte. Após a fatalidade, ele herdou a fortuna da família, o que lhe permitiu viver em relativo conforto, e dedicar tempo à reflexão filosófica. Na política, foi nomeado senador em 1910. Entre 1920-21 foi ministro da educação. Croce opôs-se ao governo fascista de Benito Mussolini, embora inicialmente o tivesse apoiado.

BENEDETTO CROCE

Imagem relacionada
BENEDETTO CROCE

CARLO GOLDONI

Carlo Goldoni nasceu em Veneza (Itália) no dia 25 de fevereiro de 1707 e morreu em Paris (França) no dia 6 de fevereiro de 1793 aos 86 anos e hoje comemoramos 311 anos do seu nascimento. Importante dramaturgo italiano. É considerado um dos maiores autores europeus de teatro e um dos escritores italianos mais conhecidos fora da Itália. Provavelmente, suas obras, junto com as de Luigi Pirandello (1867-1936), constituem o principal veículo de difusão da arte dramatúrgica italiana através do mundo. Muito conhecido pela difusão da commedia dell'arte.


CARLO GOLDONI



LUIGI PIRANDELLO
===================================
PENSAMENTO:

"Não há comparação entre o que se perde por fracassar e o que se perde não tentar".
Sir Francis Bacon
======================================================================

sábado, 24 de fevereiro de 2018

GIOVANNI PICO DELLA MIRANDOLA

Giovanni Pico della Mirandola nasceu Mirandola (Itália) no dia 24 de fevereiro de 1463 e morreu em Florença (Itália) no dia 17 de novembro de 1494 aos 31 anos e hoje comemoramos 555 anos do seu nascimento. Importante erudito, filósofo neoplatônico e humanista do Renascimento italiano. Giovanni, o filho mais jovem de Gian Francesco I e Giulia Boiardo, conde e condessa de Concordia e de Mirandola no Ducado de Modena, desde a infância impressionava por seus dotes intelectuais que incluíam uma extraordinária memória e dons artísticos muito desenvolvidos. Decidiu dedicar a sua vida inteiramente aos estudos e com apenas quatorze anos de idade, partiu para a Universidade de Bolonha com o objetivo de estudar Direito Canônico e preparar-se para seguir a carreira eclesiástica. Entretanto, insatisfeito com os estudos puramente jurídicos, decidiu aprofundar-se em Filosofia e Teologia que despertaram-lhe a predileção.



GIOVANNI PICO DELLA MIRANDOLA



GIOVANNI PICO DELLA MIRANDOLA

NIKOLAI IVANOVICH LOBACHEVSKY

Nikolai Ivanovich Lobachevsky nasceu em Níjni Novgorod no dia 2 de Novembro de 1792 e morreu em Kazan no dia 24 de Fevereiro de 1856 aos 64 anos e hoje registramos 162 anos da sua morte. Importante matemático russo. Estudou no Instituto de Kazan, a partir de 1802, destacando-se, desde cedo, por seu pendor pela matemática. Aos 14 anos estava preparado para ingressar na Universidade de Kazan, recentemente fundada, iniciando seus estudos superiores em 1807. Passou quarenta anos de sua vida ligado a essa universidade, como aluno, professor ajudante (1824), professor ordinário (1826) com apenas 23 anos, bibliotecário, conservador do museu e, por fim, reitor(1827), cargo que ocupou até 1846.

NIKOLAI IVANOVICH LOBACHEVSKY

NIKOLAI IVANOVICH LOBACHEVSKY

ROBERT FULTON

Robert Fulton nasceu em Little Britain(USA) no dia 14 de novembro de 1765 e morreu em Nova Iorque no dia 24 de fevereiro de 1815 aos 49 anos e hoje registramos 203 anos da sua morte. Importante engenheiro e inventor estadunidense que é amplamente creditado com o desenvolvimento do primeiro barco a vapor comercialmente bem sucedido. Em 1800, ele foi contratado por Napoleão Bonaparte (1769-1821) para projetar o Nautilus, que foi o primeiro submarino prático na história. Ele também é creditado por inventar alguns dos primeiros torpedos navais do mundo a uso pela Marinha Britânica.


ROBERT FULTON


ROBERT FULTON



ROBERT FULTON



ROBERT FULTON


NAPOLEÃO BONAPARTE
===================================
PENSAMENTO:
"A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos".
Pablo Picasso
======================================================================

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL

Georg Friedrich Händel nasceu em Halle an der Saale (Alemanha) 23 de fevereiro de 1685 e morreu em Londres no dia 14 de abril de 1759 aos 74 anos e hoje comemoramos 333 anos do seu nascimento. Importante e célebre compositor germânico, naturalizado cidadão britânico em 1726. Desde cedo mostrou notável talento musical, e a despeito da oposição de seu pai, que o queria um advogado, conseguiu receber um treinamento qualificado na arte da música. A primeira parte de sua carreira foi passada em Hamburgo, como violinista e maestro da orquestra da ópera local. Depois dirigiu-se para a Itália, onde conheceu a fama pela primeira vez, estreando várias obras com grande sucesso e entrando em contato com músicos importantes. Em seguida foi indicado mestre de capela do Eleitor de Hanôver, mas pouco trabalhou para ele, e esteve na maior parte do tempo ausente, em Londres. Seu patrão mais tarde se tornou rei da Grã-Bretanha como Jorge I (1660-1727), para quem continuou compondo. Fixou-se definitivamente em Londres, e ali desenvolveu a parte mais importante de sua carreira, como autor de óperas, oratórios e música instrumental. Quando adquiriu cidadania britânica adotou o nome George Frideric Handel.



GEORG FRIEDRICH HÄNDEL



GEORG FRIEDRICH HÄNDEL



GEORG FRIEDRICH HÄNDEL



GEORG FRIEDRICH HÄNDEL



GEORG FRIEDRICH HÄNDEL



GEORG FRIEDRICH HÄNDEL