Páginas

Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2020

FEIRA DE NOVA IORQUE

Organizada no Flushing Meadows-Corona Park, a Feira Mundial de Nova Iorque de 1939-40, de cunho futurista, permitiu que os visitantes olhassem o "O mundo de amanhã." Participaram da feira diversos países, incluindo o Brasil, representado em seu pavilhão projetado por Lúcio Costa (1902-1998) e Oscar Niemeyer (1907-2012), Aproximadamente 44 milhões de pessoas compareceram às suas exibições em duas temporadas.


FEIRA DE NOVA IORQUE


LÚCIO COSTA


OSCAR NIEMEYER

CARLOS LACERDA

Carlos Frederico Werneck de Lacerda nasceu em Vassouras (RJ) no dia 30 de abril de 1914 e morreu no Rio de Janeiro no dia 21 de maio de 1977 aos 63 anos e hoje comemoramos 106 anos do seu nascimento.  Era filho de Maurício Paiva de Lacerda e de Olga Werneck de Lacerda. Importante jornalista e político brasileiro. Foi membro da União Democrática Nacional (UDN), vereador (1945), deputado federal (1947–55) e governador do estado da Guanabara (1960–65). Foi fundador (em 1949) e proprietário do jornal Tribuna da Imprensa, assim como criador (em 1965) da editora Nova Fronteira que publicou importantes autores nacionais e estrangeiros, inclusive o Dicionário Aurélio (de 1975 até 2004).  Escreveu numerosos livros, entre eles: O Caminho da Liberdade (1957), O Poder das Ideias (1963), Brasil entre a Verdade e a Mentira (1965), Paixão e Ciúme (1966), Crítica e Autocrítica (1966), A Casa do Meu Avô: pensamentos, palavras e obras (1977).



CARLOS LACERDA

JAROSLAV HASEK

Jaroslav Hašek nasceu em Praga (Hungria) no dia 30 de abril de 1883 e morreu em Lipnice (Hungria) no dia 3 de janeiro de 1923 aos 39 anos e hoje comemoramos 137 anos do seu nascimento. Importante escritor, humorista, satírico, jornalista, boêmio e anarquista checo. É mais conhecido pelo seu romance "O Bom Soldado Švejk" , uma colectânea não terminada de incidentes burlescos de um soldado na Primeira Guerra Mundial e uma sátira sobre a ineptidão das figuras de autoridade. O romance foi traduzido em sessenta idiomas, tornando-o o romance mais traduzido na literatura checa.



JAROSLAV HASEK




JAROSLAV HASEK



JAROSLAV HASE
======================================================================
MEMORABILIA FILATÉLICA



O  PROJETO MEMORABILIA FILATÉLICA TEM COMO OBJETIVO  O REGISTRO DA LUTA DE NOSSOS COMPANHEIROS EM PROL DA DIVULGAÇÃO DO NOSSO HOBBY.

======================================================================

quarta-feira, 29 de abril de 2020

JOAQUIM OSÓRIO DUQUE-ESTRADA

Joaquim Osório Duque-Estrada nasceu em Vassouras (RJ) no dia 29 de abril de 1870 e morreu n Rio de Janeiro (RJ) no dia 5 de fevereiro de 1927 aos 57 anos e hoje comemoramos 150 anos do seu nascimento. Importante poeta, crítico literário, professor e ensaísta brasileiro. Seu primeiro livro, um livro de poemas, foi "Alvéolos" (1886), mas que lhe deu nome foi a autoria da letra do Hino Nacional Brasileiro e a sua atividade de crítico literário na imprensa brasileira do início do século XX. Foi eleito em 25 de novembro de 1915 para a cadeira número 17 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Sílvio Romero (1851-1914) foi recebido em 25 de outubro de 1916 pelo acadêmico Coelho Neto (1864-1934). Seu poema de 1909, em versos dodecassílabos, foi oficializado como letra do Hino Nacional Brasileiro por meio do Decreto nº 15.671, do presidente Epitácio Pessoa, em 6 de setembro de 1922, véspera do Centenário da Independência do Brasil.


JOAQUIM OSÓRIO DUQUE-ESTRADA


HINO NACIONAL BRASILEIRO


SÍLVIO ROMERO


COELHO NETO


EPITÁCIO PESSOA


CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

SANTA CATARINA DE SIENA

Catarina de Siena nascida Caterina Benincasa na cidade de Siena (Itália) no dia 25 de março de 1347 e morreu em Roma no dia 29 de abril de 1380 aos 33 anos e hoje registramos 640 anos da sua morte. Foi da Ordem dos Pregadores (dominicanos), filosofa escolástica e teóloga do século XIV. Lutou arduamente para trazer o papado de Gregório XI (1329-1378) de volta para Roma durante o chamado "Cisma do Ocidente", um período de quase um século no qual se estabeleceu o papado de Avinhão, e também foi fundamental para a restauração da paz entre as cidades-estado italianas. Desde 18 de junho de 1866, ela é uma das duas padroeiras da Itália juntamente com São Francisco de Assis. Em 3 de outubro de 1970, Catarina foi proclamada Doutora da Igreja pelo papa Paulo VI e, em 1 de outubro de 1999, São João Paulo II nomeou-a uma das seis padroeiras da Europa, juntamente com São Bento, Santos Cirilo & Metódio, Santa Brígida da Suécia e Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)


SANTA CATARINA DE SIENA


PAPA GREGÓRIO XI


SÃO FRANCISCO DE ASSIS


PAPA JOÃO PAULO II


SÃO BENTO PATRONO DA EUROPA


SANTOS CIRILO E METÓDIO


SANTA BRÍGIDA DA SUÉCIA

ALFRED HITCHCOCK

Alfred Joseph Hitchcock nasceu em Leytonstone, Londres no dia 13 de agosto de 1899 e morreu em Bel Air, Los Angeles no dia 29 de abril de 1980 aos 81 anos e hoje registramos 40 anos da sua morte . Grande cineasta inglês, considerado o mestre dos filmes de suspense, um dos mais conhecidos e populares realizadores de todos os tempos. Em 1980 Alfred Hitchcock recebeu a KBE da Ordem do Império Britânico, das mãos da Rainha Elizabeth II. Ele morreu quatro meses depois, de insuficiência renal, em sua casa em Los Angeles.




ALFRED HITCHCOCK


ALFRED HITCHCOCK


ALFRED HITCHCOCK

======================================================================
MEMORABILIA FILATÉLICA

INICIAMOS HOJE ESTE PROJETO MEMORABILIA FILATÉLICA COM O INTUITO DE REGISTRAMOS A LUTA DE NOSSOS ANTECESSORES EM PROL DA DIVULGAÇÃO DO NOSSO HOBBY.
======================================================================

terça-feira, 28 de abril de 2020

CONDE D'EU

Luís Filipe Maria Fernando Gastão de Orléans, conde d'Eu nasceu em Neuilly-sur-Seine(França) no dia 28 de abril de 1842 e morreu quando regressava ao Brasil em pleno Oceano Atlântico no dia 28 de agosto de 1922 aos 80 anos hoje comemoramos 178 anos do seu nascimento . Gastão nasceu membro da realeza francesa, por ser neto de Luís Filipe I, último rei da França. Tendo renunciado aos seus direitos à linha de sucessão ao trono francês em 1864, até quando do seu casamento. Tornou-se príncipe imperial consorte do Brasil por seu casamento com a última princesa imperial de fato, D. Isabel Cristina Leopoldina de Bragança, filha do último imperador do Brasil, Dom Pedro II. Faleceu quando voltava ao Brasil para celebrar o centenário da independência brasileira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1922.


Medalha Conde D'eu - Marido Da Princesa Isabel, de
MEDALHA CONDE D'EU


PRINCESA ISABEL


DOM PEDRO II

RAID JAHU - JOÃO RIBEIRO DE BARROS

RAID JAHU - 28 de abril de 1927 - Travessia pioneira do oceano Atlântico Sul feita com o hidroavião 'Jahu', pilotado pelo Comandante João Ribeiro de Barros (1900-1947), cidadão brasileiro nascido em Jaú, Estado de São Paulo.


RAID JAHU


SELO
FUNDAÇÃO DA CIDADE DE JAÚ


JOÃO RIBEIRO DE BARROS

VITAL BRAZIL MINEIRO DE CAMPANHA

Vital Brazil Mineiro da Campanha nasceu na cidade de Campanha (MG) no dia 28 de abril de 1865 e morreu no Rio de Janeiro no dia 8 de maio de 1950 aos 85 anos e hoje comemoramos 155 anos do seu nascimento. Importante médico cientista, imunologista e pesquisador biomédico brasileiro, de renome internacional. Filho de Manuel dos Santos Pereira Junior e de Maria Carolina Pereira de Magalhães, foi casado em primeiras núpcias com sua prima em segundo grau, Maria da Conceição Filipina de Magalhães. Viúvo da primeira, casou-se, então, com Dinah Carneiro Vianna. Pelo ramo de sua mãe - os Pereiras de Magalhães - Vital tinha consanguinidade com o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e era, ainda, sobrinho neto materno do professor major Joaquim Leonel Pereira de Magalhães, que era, igualmente, avô paterno da primeira mulher de Vital - Maria da Conceição Filipina de Magalhães. Vital era tio do célebre empresário e mecenas das artes Oscar Americano de Caldas Filho, mais conhecido por Oscar Americano. Por parte de pai, era primo em primeiro grau do 9º Presidente do Brasil (1914 - 1918), Venceslau Brás Pereira Gomes. Um aspecto inusitado em sua família foi o fato de o seu pai não ter dado o próprio sobrenome aos filhos, substituindo-o por outros com características quase que exclusivamente toponímicas brasileiras.

VITAL BRAZIL


VITAL BRAZIL MINEIRO DE CAMPANHA


WENCESLAU BRAZ


JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER
TIRADENTES

======================================================================

150 ANOS DO CHORINHO
No dia 23 de abril pp. a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT – colocou em circulação o seu sexto lançamento do ano - selo comemorativo dos 150 anos do Chorinho. A peça é constituía de um bloco com 6 selos. Os lançamentos ocorreram simultaneamente em Brasília (DF) e o Rio de Janeiro (RJ).




======================================================================



segunda-feira, 27 de abril de 2020

RANIERI MAZZILLI

Paschoal Ranieri Mazzilli nasceu em Caconde (SP) no dia 27 de abril de 1910 e morreu em São Paulo (SP) no dia 21 de abril de 1975 aos 65 anos e hoje comemoramos 110 anos do seu nascimento . Importante advogado, jornalista e político brasileiro, tendo sido presidente do Brasil em dois momentos na década de 60. O primeiro, após a renúncia do titular Jânio Quadros, e durante a ausência do vice-presidente João Goulart, que estava em visita oficial à República Popular da China. Neste período, Mazzilli governou o país durante treze dias, de 25 de agosto a 7 de setembro de 1961. Mazzilli governou o Brasil, pela segunda vez, novamente por treze dias, de 2 de abril de 1964 (logo após a deposição de João Goulart pelo Congresso) até 15 de abril de 1964.

RANIERI MAZZILLI


JANIO QUADROS
CINDERELA

FERNÃO DE MAGALHÃES

Fernão de Magalhães nasceu em Sabrosa (Portugal) na Primavera de 1480 e morreu em Mactan, Cebu, Visayas Centrais, Filipinas, 27 de abril de 1521 aos 41 anos e hoje registramos 499 anos da sua morte. Importante navegador português, que se notabilizou por ter organizado a primeira viagem de circum-navegação ao globo de 1519 até 1522. Nascido em família nobre, em 1506 viajou para as Índias Ocidentais, participando de várias expedições militares nas Molucas, também conhecidas como as Ilhas das Especiarias. A serviço do rei de Espanha, planejou e comandou a expedição marítima que efetuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo no extremo sul do continente americano, a atravessar o estreito que hoje leva seu nome e a cruzar o Oceano Pacífico, que nomeou. Fernão de Magalhães foi morto em batalha em Cebu, nas Filipinas no curso da expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano (1476-1526)até ao regresso em 1522.
O Pinguim-de-magalhães recebeu o seu nome como homenagem, já que Magalhães foi o primeiro Europeu a ter visto um. As aptidões de navegação de Magalhães também foram reconhecidas na nomeação de objetos associados à astronomia, incluindo as Nuvens de Magalhães, as crateras lunares de Magalhães, e as crateras marcianas de Magalhães.



FERNÃO DE MAGALHÃES


FERNÃO DE MAGALHÃES


FERNÃO DE MAGALHÃES


FERNÃO DE MAGALHÃES


FERNÃO DE MAGALHÃES


E/D VASCO DA GAMA E FERNÃO DE MAGALHÃES


PINGUIM DE MAGALHÃES


JUAN SEBASTIAN ELCANO