O objetivo deste é divulgar as atividades da Filatelia, Numismática e Colecionismo de um modo geral oferecendo uma contribuição para o processo de aprimoramento dos que se dedicam a arte de colecionar selos, moedas, cédulas, medalhas, etc trocando experiências e fazendo amizades. Para enriquecê-lo, agradeço a todos que possam contribuir com notícias de mostras e exposições, movimentos filatélicos e numismáticos, artigos, comentários, críticas e sugestões pertinentes.
Páginas
Páginas
domingo, 31 de janeiro de 2021
FRANZ PETER SCHUBERT
HANS POULSEN EGEDE
SILVIO PELLICO
sábado, 30 de janeiro de 2021
JOSÉ CARLOS DO PATROCÍNIO
JOSÉ CARLOS DO PATROCÍNIO nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) no dia 9 de outubro de 1853 e morreu no Rio de Janeiro no dia 30 de janeiro de 1905 aos 52 anos e hoje registramos 116 anos da sua morte. Importante farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país. Foi também idealizador da "Guarda Negra", que era formada por negros e ex-escravos.
ASA GRAY
DIA QUADRINHO NACIONAL
DIA QUADRINHO NACIONAL - As histórias em quadrinhos começaram a aparecer no Brasil no século XIX. Mas antes de se apresentarem em tiras, assumiam forma de charges e caricaturas. No dia 30 de janeiro de 1869, o cartunista Angelo Agostini (1843-1910) publicou a primeira história em quadrinhos brasileira, As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte. Angelo Agostini foi um desenhista italiano que firmou carreira no Brasil. Um dos primeiros cartunistas brasileiros, foi o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado e morreu no dia 28 de janeiro de 1910. E, a partir de 1984, a data passou a celebrar o "Dia do Quadrinho Nacional". O gênero, conhecido como 9ª arte, agrada crianças e adultos. Uma pesquisa realizada recentemente, com alunos de escolas públicas de São Paulo, apontou que as histórias em quadrinhos são o tipo de leitura preferido dos pequenos. E, ainda, ajudam os leitores a se aproximar de outros tipos de literatura.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
ADHEMAR GONZAGA
ROMAIN ROLLAND
ANTON PAVLOVITCH TCHEKHOV
Anton Pavlovitch Tchekhov nasceu em Taganrog no dia 29 de janeiro de 1860 e morreu em Badenweiler no dia 15 de julho de 1904 aos 44 anos e hoje comemoramos 161 do seu nascimento. Foi médico, dramaturgo e escritor russo, considerado um dos maiores contistas de todos os tempos. Em sua carreira como dramaturgo criou quatro clássicos e seus contos têm sido aclamados por escritores e críticos. Tchekhov foi médico durante a maior parte de sua carreira literária, e em uma de suas cartas ele escreve a respeito: "A medicina é a minha legítima esposa; a literatura é apenas minha amante."