Páginas

Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2021

ANDRÉS HENESTROSA MORALES

Andrés Henestrosa Morales nasceu em San Francisco Ixhuatán, Oaxaca (México) no dia 30 de novembro de 1906 e morreu na Cidade do México no dia 10 de janeiro de 2008 aos 102 anos e hoje comemoramos 115 anos do seu nascimento. Importante poeta, romancista, ensaísta, orador, escritor, político (deputado e senador para seu estado), bibliófilo, historiador e jornalista mexicano. Uma de suas maiores contribuições foi a fonetização o idioma Zapotec e sua transcrição para o alfabeto latino.





ANDRÉS HENESTROSA MORALES

JONATHAN SWIFT

Jonathan Swift nasceu em Dublin (Irlanda) no dia 30 de Novembro de 1667 e morreu em Dublin no dia19 de outubro de 1745 aos 78 anos e hoje comemoramos 354 anos do seu nascimento. Importante escritor irlandês. Órfão de pai, com um ano de idade, é levado secretamente por sua ama para a Inglaterra e, após dois anos em solo inglês, volta para a Irlanda em virtude dos problemas políticos que ocorriam no país. É entregue então ao seu tio Godwin que o manda estudar na escola Kilkenny, em Dublin em 1673. O tio ensina-lhe boas maneiras, mas não lhe dá amor e carinho, limitando-se a medicá-lo quando tinha crises de surdez, mal que o ameaçou pelo resto da vida. Em 1725 começa escrever "Viagens de Gulliver" onde pretendia agredir o mundo, não diverti-lo. A Enciclopédia Barsa assim se refere a essa obra. Em 1728 Stella morre de um mal desconhecido. No ano de 1731 Swift faz da sua própria morte um objeto da sátira ao escrever um poema sobre a morte do Dr. Swift. Sua última obra foi escrita em 1738 um ensaio destinado a despojar a conversação inglesa das banalidades e incorreções que o levam ao ridículo. Com o título de "A Conversação Polida" a qual representava o resultado de vinte anos de observação e pesquisa. Em 19 de Outubro de 1745 Jonathan Swift, surdo e louco, morre em Dublin. Ele é enterrado na Catedral de São Patrício. Em sua lápide, o epitáfio em latim, escrito por ele mesmo:
"Aqui jaz o corpo de Jonathan Swift, doutor em Teologia e deão desta catedral, onde a colérica indignação não poderá mais dilacerar-lhe o coração. Segue, passante, e imita, se puderes, esse que se consumiu até o extremo pela causa da Liberdade".




JONATHAN SWIFT




JONATHAN SWIFT

NILS GUSTAF DALÉN

Nils Gustaf Dalén nasceu em Stenstorp (Suécia) no dia 30 de novembro de 1869 e morreu em Lidingö (Suécia) no dia 9 de dezembro de 1937 aos 68 anos e hoje comemoramos 152 anos do seu nascimento. Importante físico sueco e fundador da fábrica de fogão AGA. Foi eleito membro da Academia Real das Ciências da Suécia (1913) e da Academy of Science and Engineering (1919). Foi doutor honoris causa da Universidade de Lund (1918) e recebeu a medalha Morehead da International Acetylene Association. Serviu ao conselho da cidade de Lidingö por quase vinte anos. Casou-se com Elma Persson (1901), foi pai de duas filhas e dois filhos, e morreu em sua casa, em Lidingö. Recebeu em 1912 o Premio Nobel de Física pela invenção de reguladores automáticos para reservatórios de gás de iluminação.



NILS GUSTAF DALÉN




NILS GUSTAF DALÉN




NILS GUSTAF DALÉN




NILS GUSTAF DALÉN


================================================================================================
MEMORÁBILIA FILATÉLICO/NUMISMÁTICO



============================================

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

STEFAN ZWEIG

STEFAN ZWEIG nasceu em Viena (Austria) no dia 28 de novembro de 1881 e morreu em Petrópolis (RJ) no dia 22 de fevereiro de 1942 aos 61 anos e hoje comemoramos 140 anos do seu nascimento. Importante escritor, romancista, poeta, dramaturgo, jornalista e biógrafo austríaco de origem judaica. A partir da década de 1920 e até sua morte foi um dos escritores mais famosos e vendidos do mundo. Em 1942, deprimido com o crescimento da intolerância e do autoritarismo na Europa e sem esperanças no futuro da humanidade, Zweig escreveu uma carta de despedida e suicidou-se com a mulher, Lotte, com uma dose fatal de barbitúricos, na cidade de Petrópolis, no Brasil. A notícia chocou tanto os brasileiros quanto seus admiradores de todo mundo. O casal foi sepultado no Cemitério Municipal de Petrópolis, de acordo com as tradições fúnebres judaicas, no perpétuo 47.417, quadra 11.
A casa onde o casal cometeu suicídio é, hoje, um Centro Cultural Stefan Zweig dedicado à vida e à obra.

STEFAN ZWEIG

=============================================================================================

CLAUDIO GIOVANNI ANTONIO MONTEVERDI

Claudio Giovanni Antonio Monteverdi nasceu em Cremona (Itália) nascido, provavelmente no dia 9 de maio e foi batizado no 15 de maio de 1567 e morreu em Veneza (Itália) no dia 29 de novembro de 1643 aos 76 anos e hoje registramos 378 anos da sua morte. Importante compositor, maestro, cantor e gambista italiano. Desenvolveu sua carreira trabalhando como músico da corte do Duque Vincenzo I Gonzaga (1562-1612) em Mântua, e depois assumindo a direção musical da Basílica de São Marcos em Veneza, destacando-se como compositor de madrigais e óperas. Foi um dos responsáveis pela passagem da tradição polifônica do Renascimento para um estilo mais livre, dramático e dissonante, baseado na monodia e nas convenções do baixo contínuo e da harmonia vertical, que se tornaram as características centrais da música dos períodos seguintes, o Maneirismo e o Barroco.



CLAUDIO GIOVANNI ANTONIO MONTEVERDI


CLAUDIO GIOVANNI ANTONIO MONTEVERDI


DUQUE VINCENZO I GONZAGA
PROJETO

LOUISA MAY ALCOTT

Louisa May Alcott nasceu em Filadélfia no dia 29 de novembro de 1832 e morreu em Boston no dia 6 de março de 1888 aos 56 anos e hoje comemoramos 189 anos do seu nascimento. Importante escritora estadunidense, que se dedicou principalmente à literatura juvenil. Foi educada pelo pai, o filósofo e educador Amos Bronson Alcott (1799-1888) tendo a oportunidade de conviver com intelectuais como Henry David Thoreau (1817-1862) e Ralph Waldo Emerson (1803-1882).



LOUISA MAY ALCOTT



HENRY DAVID THOREAU


RALPH WALDO EMERSON
=======================================================================================

domingo, 28 de novembro de 2021

ÉRICO VERÍSSIMO

Érico Lopes Veríssimo nasceu em Cruz Alta(RS) no dia 17 de dezembro de 1905 e morreu em Porto Alegre no dia 28 de novembro de 1975 aos 70 anos e hoje registramos 46 anos da sua morte. Foi um dos escritores brasileiros mais populares do século XX. Em 1965, Érico publicou o romance "O Senhor Embaixador", no qual refletia sobre os descaminhos da América Latina. Ganhou então o Prêmio Jabuti, na categoria romance, da Câmara Brasileira de Livros. Publica sua autobiografia em 1966, "O Escritor diante do Espelho", que é ampliada mais tarde. No romance "Incidente em Antares", de 1971, Érico traçou um apanhado da história do Brasil desde os primeiros tempos e enveredou pelo fantástico, com uma rebelião de cadáveres durante uma greve de coveiros na fictícia cidade de Antares. Em 1972, na comemoração dos quarenta anos de lançamento de seu primeiro livro, Érico relançou "Fantoches", com desenhos e notas de sua autoria. Em 1973, publica o primeiro volume de "Solo de Clarineta" sua segunda e ampliada autobiografia. O enfarte que vitimou Veríssimo em novembro de 1975 impediu-o de completar o segundo volume de sua autobiografia, programada para ser uma trilogia, além de um romance que se chamaria "A Hora do Sétimo Anjo". No ano seguinte, foi publicado postumamente o segundo volume de Solo de Clarineta, organizado por Flávio Loureiro Chaves (1944). Por ocasião do falecimento de Érico, Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) publicou o poema "A falta de Érico Veríssimo".


ÉRICO VERÍSSIMO




DIA DO LIVRO
HOMENAGEM A ÉRICO VERÍSSIMO


CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

HENRIQUE MAXIMIANO COELHO NETO

Henrique Maximiano Coelho Neto em Caxias(MA) no 21 de fevereiro de 1864 e morreu no Rio de Janeiro no dia 28 de novembro de 1934 aos 70 anos e hoje registramos 87 anos da sua morte. Foi um escritor, cronista, folclorista, romancista, crítico e teatrólogo, político e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras onde foi o fundador da Cadeira número 2 ocupada áte o dia 09 de setembro de 2021 pelo acadêmico Tarcísio Padilha. Coelho Neto foi considerado o "Príncipe dos Prosadores Brasileiros", numa votação realizada em 1928 pela revista "O Malho". Apesar disto, foi consideravelmente combatido pelos modernistas, sendo pouco lido desde então, em verdadeiro ostracismo intelectual e literário. Nas palavras de Arnaldo Niskier (1935): "A vitória do modernismo se fez como se houvesse necessidade de abater um grande inimigo, no caso, Coelho Neto"


COELHO NETO

WILLIAM BLAKE

William Blake nasceu em Londres (Inglaterra) no dia 28 de novembro de 1757 e morreu em Londres no dia 12 de agosto de 1827 aos 70 anos e hoje comemoramos 261 anos do seu nascimento. Importante poeta, tipógrafo e pintor inglês, sendo sua pintura definida como pintura fantástica. Blake viveu num período significativo da história, marcado pelo iluminismo e pela Revolução Industrial na Inglaterra. A literatura estava no auge do que se pode chamar de clássico "augustano", uma espécie de paraíso para os conformados às convenções sociais, mas não para Blake que, nesse sentido era romântico, "enxergava o que muitos se negavam a ver: a pobreza, a injustiça social, a negatividade do poder da Igreja Anglicana e do estado."


WILLIAM BLAKE


1707-1778/ 1798-1857/ 1804-1857


1807-1882/ 1707-1793/ 1592-1670
DEMAIS SELOS DA MESMA SÉRIE DE WILLIAM BLACKE

======================================================================

MEMORÁBILIA FILATÉLICO/NUMISMÁTICO


======================================================================

sábado, 27 de novembro de 2021

ANDERS CELSIUS

Anders Celsius nasceu em 27 de novembro de 1701, em Uppsala, Suécia e morreu em Uppsala, em 25 de Abril de 1744, aos 42 anos de idade e hoje comemoramos 377 anos do seu nascimento. Foi professor de astronomia na Universidade de Uppsala, de 1730 a 1744, mas viajou de 1732 a 1735, visitando principalmente observatórios na Alemanha, Itália e França. Em 1733 publicou em Nurembergue (Nürnberg) uma coleção de 316 observações da Aurora Boreal feitas por ele próprio e outros durante os anos 1716-1732. Em Paris, defendeu a medida do arco de meridiano na Lapônia, e em 1736 fez parte da expedição organizada com este intuito pela Academia Francesa de Ciências e dirigida por Pierre Louis Maupertuis (1698-1759). Celsius foi um dos fundadores do Observatório Astronômico de Uppsala em 1741, sendo porém mais conhecido pela escala de temperatura Celsius, proposta pela primeira vez em um documento endereçado à Academia Real das Ciências da Suécia em 1742. Esta escala foi revisada por Carolus Linnaeus (1707-1778) em 1745 e permanece como padrão até hoje. A maior contribuição de Celsius, no entanto, foi a invenção do termômetro centígrado. Anders Celsius morreu de tuberculose em Uppsala.
Encontra-se sepultado no cemitério da Catedral de Gamla Uppsala.




ANDERS CELSIUS




ANDERS CELSIUS


PIERRE LOUIS MAUPERTUIS




CARL VON LINNE

EUGENE O'NEILL

Eugene Gladstone O'Neill nasceu em Nova Iorque (USA) no dia 16 de Outubro de 1888 e morreu em Boston (USA) no dia 27 de Novembro de 1953 aos 65 anos e hoje registramos 68 anos da sua morte. Importante dramaturgo anarquista e socialista estadunidense. Recebeu o Premio Nobel de Literatura de 1936 e o Prêmio Pulitzer por várias vezes. Suas peças estão entre as primeiras a introduzir as técnicas do realismo influenciado principalmente por Anton Chekhov (1860-1904), Henrik Ibsen (1828-1906) e August Strindberg(1849-1912) dramaturgia envolve personagens que habitam as margens da sociedade, com seu comportamento desregrado, tentando manter inalcançáveis aspirações e esperanças do 'milagre norte-americano'. Tendo escrito apenas uma comédia, (Ah, Wilderness!), todas as suas peças desenvolvem graus de tragédia pessoal e pessimismo. Sua dramaturgia influenciou reconhecidamente um importante dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues (1912-1980), além de uma de suas peças a Imperados Jones (Emperor Jones) ter sido o ponto de partida do Teatro Experimental do Negro de Abdias do Nascimento (1914-2011).



EUGENE O'NEILL


ANTON CHEKHOV


HENRIK IBSEN



AUGUST STRINDBERG


NELSON RODRIGUES

JIMI HENDRIX

James Marshall "Jimi" Hendrix nasceu em Seattle (USA) no dia 27 de novembro de 1942 e morreu em Londres no dia 18 de setembro de 1970 aos 27 anos e hoje comemoramos 79 anos do seu nascimento. Guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Em praticamente todas as listas já publicadas de melhores guitarristas da história, ocupa o primeiro lugar, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diversos gêneros musicais.


JIMI HENDRIX


JIMI HENDRIX


JIMI HENDRIX


JIMI HENDRIX
================================================================================================
MEMORÁBILIA FILATÉLICO/NUMISMÁTICO


================================================================================================

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

GRANDE OTELO

GRANDE OTELO, pseudônimo de Sebastião Bernardes de Souza Prata nasceu em Uberlândia (MG) no dia 18 de outubro de 1915 e morreu em Paris no dia 26 de novembro de 1993 aos 78 anos e hoje registramos 28 anos da sua morte. Grande ator, comediante, cantor e compositor brasileiro. Grande artista de cassinos cariocas e do chamado teatro de revista, participou de diversos filmes brasileiros de sucesso, entre os quais as famosas comédias nas décadas de 1940 e 1950, que estrelou em parceria com o cômico Oscarito (1906-1970) e a versão cinematográfica de Macunaíma, realizada em 1969.



GRANDE OTELO
PROJETO

E/D GRANDE OTELO E OSCARITO

GREGÓRIO DE MATOS E GUERRA

Gregório de Matos e Guerra nasceu em Salvador (BA) no dia 23 de dezembro de 1636 e morreu em Recife (PE) no dia 26 de novembro de 1696 aos 60 anos e hoje registramos 325 anos da sua morte. Recebeu a alcunha de "Boca do Inferno" ou "Boca de Brasa". Importante advogado e poeta do Brasil colônia. É considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, no período colonial.



GREGÓRIO DE MATOS GUERRA

350 ANOS DO NASCIMENTO DE GREGÓRIA DE MATTOS E GUERRA
100 ANOS DO NASCIMENTO DE MANUEL BANDEIRA 

MÁRIO LAGO

Mário Lago nasceu no Rio de Janeiro no dia 26 de novembro de 1911 e morreu no Rio de Janeiro dia 30 de maio de 2002 aos 90 anos e hoje comemoramos 110 anos do seu nascimento. Importante advogado, poeta, radialista, compositor e ator brasileiro. Autor de sambas populares como "Ai, que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra", ambos em parceria com Ataulfo Alves (1909-1969) fez-se popular entre as décadas de 40 e 50.



MÁRIO LAGO
MEDALHA


MÁRIO LAGO
SELO

======================================================================

MEMORÁBILIA FILATÉLICO/NUMISMÁTICO


========================================================================================

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

PAPA JOÃO XXIII

Papa João XXIII, nascido com o nome Ângelo Giuseppe Roncalli na cidade Sotto Il Monte (Itália) no dia 25 de Novembro de 1881 e morreu no Estado do Vaticano no dia 3 de Junho de 1963 aos 82 anos e hoje comemoramos 140 do seu nascimento. O seu Papado foi do dia 28 de outubro de 1958 até à data da sua morte. Pertencia à Ordem Franciscana Secular (OFS) e escolheu como lema papal: "Obediência e Paz". Devido à sua bondade, simpatia, sorriso, jovialidade e simplicidade, João XXIII era aclamado e elogiado mundialmente como o "Papa bom" ou o "Papa da bondade". Mas, mesmo assim, vários grupos minoritários de católicos tradicionalistas acusavam-no de ser maçom, radical esquerdista e herege modernista por ter convocado o Concílio Vaticano II e promovido a liberdade religiosa e o ecumenismo. Ele foi declarado Beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de Setembro de 2000. É considerado o Patrono dos delegados pontifícios e a sua festa litúrgica é celebrada no dia 11 de Outubro.




IN MEMORIAM
PAPA JOÃO XXIII




PAPA JOÃO XXIII




PAPA JOÃO XXIII




CONCÍLIO VATICANO II




CONCÍLIO VATICANO II
50 ANOS DA ABERTURA


PAPA JOÃO XXIII




PAPA JOÃO XXIII






PAPA JOÃO PAULO II E PAPA JOÃO XXIII