sexta-feira, 24 de novembro de 2017

TOULOUSE LAUTREC

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa nasceu em Albi (França) no dia 24 de novembro de 1864 e morreu em Saint-André-du-Bois (França) no dia 9 de setembro de 1901 aos 36 anos e hoje comemoramos 153 anos do seu nascimento. Importante pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Nascido na nobreza, herdeiro de uma linhagem aristocrática francesa, seu pai era o Conde Alphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa ( (1838-1913) ) e sua mãe Adéle Tapié de Céleyran (1841-1930). Seus pais queriam que o filho seguisse com esmero o mesmo caminho nobre de toda a sua família, tanto materna quanto paterna. Os pais de Toulouse-Lautrec, o conde e condessa, eram primos de primeiro grau (seus avós eram irmãs), e ele sofria de problemas congênitos de saúde , por vezes atribuídos a uma história familiar de endogamia . Os médicos modernos atribuem isso a uma desconhecida doença genética , possivelmente pycnodysostosis (também conhecido como Síndrome de Toulouse-Lautrec). Filho mais velho do Conde Toulouse-Lautrec-Monfa, de quem deveria herdar o título, falecendo antes do pai. Estima-se que Lautrec tenha pintado mais de 1000 quadros a óleo (737 estão catalogados), feito mais de 5084 desenhos (275 aquarelas, 5084 desenhos catalogados) e por volta de 363 gravuras e cartazes.


TOULOUSE LAUTREC
BLOCO



TOULOUSE LAUTREC
OBRA


TOULOUSE LAUTREC
OBRA





TOULOUSE LAUTREC
OBRAS

TOULOUSE LAUTREC
BLOCO

===================================

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.

Henri de Toulouse-Lautrec
======================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário