Páginas

Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2019

MARECHAL CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON

Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon nasceu em Santo Antônio de Leverger (MT) no dia 5 de maio de 1865 e morreu no Rio de Janeiro no dia 19 de janeiro de 1958 aos 93 anos e hoje registamos 51 anos da sua morte. Importante militar e sertanista brasileiro. Sob influência do Positivismo, Rondon fez seu credo:
"Eu Creio:Que o homem e o mundo são governados por leis naturais.Que a Ciência integrou o homem ao Universo, alargando a unidade constituída pela mulher, criando, assim, modesta e sublime: simpatia para com todos os seres de quem, como poverello, se sente irmão.Que a Ciência, estabelecendo a inateidade (sentimento nato) do amor, como a do egoísmo, deu ao homem a posse de si mesmo. E os meios de se transformar e de se aperfeiçoar. Que a Ciência, a Arte e a Indústria hão de transformar a Terra em Paraíso, para todos os homens, sem distinção de raças, crenças,: nações – banido os espectros da guerra, da miséria, da moléstia.Que ao lado das forças egoístas – a serem reduzidas a meios de conservar o indivíduo e a espécie – existem no coração do homem: tesouros de amor que a vida em sociedade sublimará cada vez mais. Nas leis da Sociologia, fundada por Augusto Comte (1798-1857), e por que a missão dos intelectuais é, sobretudo, o preparo das massas humanas: desfavorecidas, para que se elevem, para que se possam incorporar à Sociedade. Que, sendo, incompatíveis às vezes os interesses da Ordem com os do Progresso, cumpre tudo ser resolvido à luz do Amor. Que a ordem material deve ser mantida, sobretudo, por causa das mulheres, a melhor parte de todas as pátrias e das crianças, as pátrias do futuro.Que no estado de ansiedade atual, a solução é deixando o pensamento livre como a respiração, promover a Liga Religiosa,: convergindo todos para o Amor, o Bem Comum, postas de lado as divergências que ficarão em cada um como questões de foro íntimo, sem perturbar a esplêndida unidade – que é a verdadeira felicidade. "
Rondon ingressou na Igreja Positivista (1881) ao fim de 1898, como major e como ardoroso membro na teoria e na prática positivista.


MARECHAL CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON

MARECHAL CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON

MARECHAL CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON

Nenhum comentário:

Postar um comentário