terça-feira, 17 de novembro de 2020

JOÃO CARLOS GREGÓRIO DOMINGOS VICENTE FRANCISCO DE SALDANHA OLIVEIRA E DAUN

João Carlos Gregório Domingos Vicente Francisco de Saldanha Oliveira e Daun nasceu em Lisboa (Portugal) no dia 17 de novembro de 1790 e morreu em Londres (Inglaterra) no dia 20 de novembro de 1876 aos 86 anos e hoje comemoramos 230 anos do seu nascimento. Filho de Maria Amália de Carvalho Daun (Filha do Marques de Pombal -1699-1782) e de João Vicente de Saldanha Oliveira e Sousa Juzarte Figueira (1746-1804) o 1.º conde de Rio Maior. João Carlos Gregório Domingos Vicente Francisco de Saldanha Oliveira e Daun foi o 1.º Conde (1833), 1.º Marquês (1834) e 1.º Duque de Saldanha (1846), também conhecido por Marechal Saldanha. Ele foi um oficial do Exército Português, no qual atingiu o posto de marechal, diplomata e um dos políticos dominantes do século XIX em Portugal, com uma carreira política que se iniciou na Guerra Civil Portuguesa (1828-1834) e só terminou com a sua morte em 1876. Dedicou-se ao estudo de temas filosóficos e foi um dos pioneiros da Homeopatia em Portugal. Ele recebeu as seguintes Ordens Nacionais- Grã-cruz da Ordem Militar de Cristo;Grã-cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito;Grã-cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa;Grã-cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada; as seguintes Ordens estrangeiras-Grã-cruz da Ordem de São João de Jerusalém;Grã-cruz da Ordem de São Fernando; Grã-cruz da Ordem de Isabel a Católica, de Espanha;Grã-cruz da Ordem de Carlos III de Espanha,Grã-cruz da Legião de Honra, de França;Grã-cruz da Ordem de São Gregório Magno, de Roma; Grã-cruz da Ordem de Pio IX, de Roma; Grã-cruz da Ordem de Ernesto Pio, de Saxe-Coburgo; Grã-cruz da Ordem de Leopoldo, da Áustria; Grã-cruz da Ordem de São Filipe do Leão de Limburg, dos Países Baixos; Grã-cruz da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro, de Itália; Grã-cruz da Ordem de Leopoldo da Bélgica; Grã-cruz da Ordem de Alberto, o Valoroso, de Saxónia; Grã-cruz da Ordem do Salvador, da Grécia; Grã-cruz da Ordem da Águia Branca, da Rússia; Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro, de Espanha; Cavaleiro da Ordem da Anunciação, de Itália (Savóia); e também as seguintes Medalhas comemorativas (entre outras)- Condecorado com as medalhas do Buçaco, de San Sebastián e de Nive; Condecorado com as medalhas de 6 batalhas da Guerra Peninsular; Medalha da Estrela de Montevideu. Ele fez parte das seguintes Academias-Sócio emérito e vice-presidente da Academia Real das Ciências de Lisboa; Sócio da Sociedade Geológica de França; Sócio da Academia das Ciências e Belas Letras de Antuérpia; Sócio da Sociedade Estatística de França e de muitas outras associações cientificas e literárias da Europa. Por decreto de 30 de outubro de 1862, foi agraciado com Honras de Parente (d' El-Rei)



JOÃO CARLOS GREGÓRIO DOMINGOS VICENTE FRANCISCO DE SALDANHA OLIVEIRA E DAUN
CÉDULA FRENTE


CÉDULA VERSO

======================================================================

LUBRAPEX 2020/2021 - 

Comunicado Importante FEBRAF


Caixa Postal – 299 Barueri, SP - 06455-972

Telefones: 11-97193-6058 / 11-98206-9733

E-mai: secretaria@febraf.net.br Website: www.febraf.net.br

Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2020


COMUNICADO IMPORTANTE - LUBRAPEX -2020/2021


Recebemos recentemente uma comunicação oficial da Direção da Federação Portuguesa de Filatelia, que informa o C A N C E L A M E N T O da Lubrapex 2020, que previamente já havia sido adiada para outubro de 2021.


Reunida virtualmente em 31 de outubro passado a direção da FPF deliberou pelo cancelamento do evento (Lubrapex). O fator determinante para tal decisão foi a Pandemia do Novo Coronavirus que voltou a assolar de maneira intensa toda a Europa e, particularmente, Portugal. Foi-nos relatado que atualmente se registram de 4000 a 5000 casos diários da doença em território português, com número de internados bastante elevado, saturando o serviço de saúde local. Além disso, Portugal voltou ao “Estado de Emergência” sem perspectivas de que o quadro possa ser modificado em breve.

A organização de qualquer exposição filatélica demanda tempo e recursos. No caso de uma exposição como a Lubrapex, não se pode assumir riscos de se investir valores altos sem a garantia que o evento, presencial, se realize com a segurança devida e necessária. A avaliação feita pelos amigos portugueses aponta que seria muito arriscado para todos os envolvidos (Federações, Clubes, Filatelistas e Correio de Portugal) confirmar um evento dentro das limitações atuais e que devem permanecer por prazo indeterminado.


Portanto, diante de todas estas incertezas, decidiu-se pela não realização da Lubrapex mesmo em 2021. Em verdade, a FPF decidiu que não levará a efeito qualquer exposição presencial nem em 2020, nem em 2021, e só em 2022, se possível, será organizada uma exposição nacional comemorativa dos 500 anos dos Correios de Portugal.


A decisão agora aqui divulgada contou com apoio da Direção da FEBRAF, por entendermos que a situação criada pela atual pandemia não permite que eventos presenciais sejam levados a cabo com a segurança necessária aos envolvidos.


Aguardaremos a crise ser vencida e retomaremos, junto com a FPF, CTT e ECT, aos esforços para a realização de tão importante manifestação cultural-filatélica representada pela LUBRAPEX.Rubem Porto Jr.Presidente da FEBRAF =============================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário