sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

CHARLES ROBERT RICHET

Charles Robert Richet nasceu em Paris (França) no dia 26 de agosto de 1850 e morreu em Paris (França) no dia 4 de dezembro de 1935 aos 85 anos e hoje registramos 85 anos da sua morte. Grande e importante médico fisiologista francês. Descobridor da soroterapia e da anafilaxia (uma reação alérgica), foi laureado com o Premio Nobel de Medicina de 1913. Também interessou-se por fenômenos paranormais, tendo criando a Metapsíquica; e por aviação, tendo desenvolvido com Louis Breguet (1880-1955) em 1907 um giroplano.


CHARLES ROBERT RICHET


CHARLES ROBERT RICHET


CHARLES ROBERT RICHET


========================================================================
MEMORÁBILIA:

ARACY DE CARVALHO GUIMARÃES ROSA 
Selo lançado no dia 4 de dezembro de 2019 em Brasília/DF, Curitiba/PR e São Paulo/SP selo da série Mulheres Brasileiras que fizeram História e esta fez para o mundo.
Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa nasceu em Rio Negro (PR) no dia 5 de dezembro de 1908 e morreu em São Paulo no dia 28 de fevereiro de 2011 aos 102 anos e hoje comemoramos 112 anos do seu nascimento. Foi uma poliglota brasileira que prestou serviços ao Ministério das Relações Exteriores. Foi agraciada pelo governo de Israel com o título de "Justa entre as Nações" pela ajuda que prestou a muitos judeus a entrarem ilegalmente no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas. Apenas um outro brasileiro, Luiz Martins de Souza Dantas (1876-1954), foi distinguido com este reconhecimento.
A homenagem de inclusão do nome de Aracy de Carvalho no Jardim dos Justos entre as Nações do Yad Vashem (Museu do Holocausto), em Israel, foi prestada em 8 de julho de 1982, ocasião em que também foi homenageado o embaixador Souza Dantas. Ela é uma das pessoas homenageadas também no Museu do Holocausto de Washington (EUA). É conhecida pela alcunha de "O Anjo de Hamburgo".
Foi casada com o escritor João Guimarães Rosa (1908-1967).



ARACY DE CARVALHO GUIMARÃES ROSA



JOÃO GUIMARÃES ROSA
================================================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário