Páginas

Páginas

sexta-feira, 2 de junho de 2023

PROFESSORA AMÁLIA LUAZES

Amália Luazes Monteiro dos Santos Leite mais conhecida apenas por Amália Luazes nasceu no Porto (Portugal) no dia 2 de Junho de 1865 e morreu em Lisboa (Portugal) no dia 24 de Dezembro de 1938 aos 73 anos e hoje comemoramos 156 anos do seu nascimento. Importante pedagoga e escritora portuguesa. Amália, formou-se na Escola Normal do Porto. Ensinou em diversos locais como, Valença do Minho, Sacavém, Oeiras e Lisboa. Foi a fundadora do Instituto do Professorado Primário Oficial Português em 1916. Premios: Todos os seus livros acerca do ensino foram premiados na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil no Rio de Janeiro em 1922-1923 e na Exposição Internacional de Barcelona de 1929 com a Medalha de Prata. Foi louvada pelas Câmaras Municipais de Valença do Minho, de Lisboa e pelo Governo.
Era condecorada com o grau de Oficial da Ordem da Instrução Pública a 11 de abril de 1931 e com a Medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa. 
Publicou as seguintes obras: Método Legográfico Luazes; Contos para os nossos Netos; A Escola da Vida (livro aprovado e adquirido pelo Governo para Prémios aos alunos das Escolas Primárias Oficiais) e Leituras Instrutivas (também com aprovação do Governo Português). 



PROFESSORA AMÁLIA LUAZES


MEDALHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário