sábado, 28 de setembro de 2019

JOÃO PAULO I

Papa João Paulo I, nascido Albino Luciani na cidade de Canale d'Agordo (Itália) no dia 17 de outubro de 1912 e morreu na cidade do Vaticano no dia 28 de setembro de 1978 aos 66 anos e hoje registramos 41 anos da sua morte. Foi o 263º Papa da Igreja Católica. Governou a Santa Sé durante apenas um mês, entre 26 de agosto de 1978 até a data da sua morte. Tornou-se rapidamente conhecido na Cúria Romana pelo apelido de "Papa do Sorriso", por sua afabilidade. Seu nome de batismo, Albino Luciani, fora uma homenagem a um amigo da família, que morrera numa explosão em uma mina de carvão na Alemanha. De origem humilde, viu seu pai, chamado Giovanni, que era socialista, ser inúmeras vezes forçado a buscar trabalho em outros países, por ocasião da Primeira Guerra Mundial. Sua mãe, Bertola, católica fervorosa, incentivou-o a seguir a formação religiosa.
Foi o primeiro Papa desde Clemente V a recusar uma coroação formal, cerimônia não oficialmente abolida, ficando a cargo do eleito escolher como quer iniciar seu pontificado. Contudo, desde então, os papas eleitos têm optado por uma cerimônia de "início do pontificado", com a respectiva entronização e o juramento de fidelidade. Não aceitava ser carregado em uma liteira como os outros papas, por uma questão de humildade. Também foi pioneiro ao adotar um nome papal duplo em homenagem aos seus dois antecessores, Papa Paulo VI (1879-1978) e Papa João XXIII.(1881-1963). Antes de ser Papa, Albino Luciani foi Patriarca de Veneza e não tinha ambição alguma, nunca tendo sonhado em ser papa. Foi o primeiro Papa a nascer no século XX.
Encontro com Irmã Lúcia: A revista italiana 30 Giorni revela, com base em declarações de um dos quatro irmãos de João Paulo I, que a Irmã Lúcia, durante a visita que o então Patriarca de Veneza lhe fez no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, sempre o tratou por "Santo Padre". O Cardeal Luciani fica impressionado e pergunta: "Porquê?", ao que a Irmã responde: "Vossa Eminência um dia será eleito Papa". E ele disse: "Sabe-se lá, irmã…", e a Irmã retorquiu: "Será sim, mas o seu pontificado será muito breve".

   

JOÃO PAULO I

JOÃO PAULO I


JOÃO PAULO I
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO


PAPA PAULO VI



PAPA JOÃO XIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário