terça-feira, 30 de janeiro de 2018

DIA DO QUADRINHO NACIONAL

As histórias em quadrinhos começaram a aparecer no Brasil no século XIX. Mas antes de se apresentarem em tiras, assumiam forma de charges e caricaturas. No dia 30 de janeiro de 1869, o cartunista Ângelo Agostini (1843-1910) publicou a primeira história em quadrinhos brasileira, As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte. Angelo Agostini foi um desenhista italiano que firmou carreira no Brasil. Um dos primeiros cartunistas brasileiros, foi o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado e morreu no dia 28 de janeiro de 1910. E, a partir de 1984, a data de 30 de janeiro passou a ser  comemorado como Dia do Quadrinho Nacional.
Ângelo Agostini nasceu em Vercelli (Itália) no dia 8 de abril de 1843 e morreu no Rio de Janeiro no dia 28 de janeiro de 1910 aos 66 anos.
O gênero, conhecido como 9ª arte, agrada crianças e adultos. Uma pesquisa realizada recentemente, com alunos de escolas públicas de São Paulo, apontou que as histórias em quadrinhos são o tipo de leitura preferido dos pequenos. E, ainda, ajudam os leitores a se aproximar de outros tipos de literatura.




TURMA DA MÔNICA

MENINO MALUQUINHO E SUA TURMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário