quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

MANUEL DIAS DE ABREU

Abreugrafia é o nome dado no Brasil a um método rápido e barato de tirar pequenas chapas radiográficas dos pulmões, para facilitar o diagnóstico da tuberculose, doença mortal. O teste, que registra a imagem do tórax numa tela de raios X, espalhou-se pelo mundo.
O inventor do exame, Manuel Dias de Abreu que nasceu em São Paulo no dia 4 de janeiro de 1894 e morreu no Rio de Janeiro no dia 30 de janeiro de 1962 aos 68 anos e comemoramos 124 anos do seu nascimento. Manuel Dias de Abreu recebeu a Medalha de Ouro, como Médico do Ano, no Colégio Americano de Medicina do Tórax
 e foi indicado ao Prêmio Nobel de Medicina em 1950 e teve o invento batizado em sua homenagem aqui no Brasil. Foi Cavaleiro da Legião de Honra na França.Em outros países o exame recebeu nomes como: "schermografia" (Itália), "roentgenfotografia" (Alemanha) e "fotofluorografia" (França). No Brasil, comemora-se no dia quatro de janeiro (04/01) o "Dia Nacional da Abreugrafia".

MANUEL DIAS DE ABREU
PROJETO DE SELO

Um comentário:

  1. Dear,
    To my surprise, I saw the picture of Manuel Abreu on a postage stamp. I am a thematic collector with the subject of Radiology and would certainly like to add this stamp to me collection.
    Could you give me more information about the possibilities of finding such a stamp?

    Best regards from the Netherlands
    Fran Kruis

    ResponderExcluir