quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MARECHAL DEODORO DA FONSECA

Morte de Deodoro da Fonseca (Marechal Manoel Deodoro da Fonseca), 1º e 2º Presidente do Brasil (15/11/1889 a 25/02/1891 e 25/02/1891 a 23/11/1891), no Rio de Janeiro-RJ, em 1892.
Filho de Manuel Mendes da Fonseca (1785 - 1859) e Rosa Maria Paulina da Fonseca (1802 - 1873). Seu pai também foi militar, chegando à patente de tenente-coronel, e pertencia ao Partido Conservador. Deodoro tinha duas irmãs e sete irmãos, três dos quais morreram na Guerra do Paraguai: Afonso Aurélio da Fonseca (o mais jovem), alferes do 34º batalhão dos Voluntários da Pátria, o capitão Hipólito Mendes da Fonseca, morto na batalha de Curupaiti, e o major Eduardo Emiliano da Fonseca, morto no combate da ponte de Itororó.
Seu irmão mais velho, Hermes Ernesto da Fonseca, pai do também presidente da República e marechal Hermes da Fonseca, chegou ao posto de marechal-de-exército. Deodoro foi também presidente da província de Mato Grosso, por indicação do imperador Dom Pedro II. Foi governador da Bahia e comandante-de-armas das províncias da Bahia e do Pará.
Dois outros de seus irmãos se destacaram na carreira militar e política: Severiano Martins da Fonseca, que chegou ao posto de marechal-de-campo, recebeu o título nobiliárquico de barão de Alagoas e foi diretor da Escola Militar de Porto Alegre; e Pedro Paulino da Fonseca, que foi coronel honorário do exército brasileiro, governador de Alagoas, logo quando proclamaram a república, e também senador pelo mesmo estado. Além disso, seu irmão, Pedro Paulino da Fonseca, foi o pai de Orsina da Fonseca, esposa do filho de um outro irmão seu, também seu sobrinho, o presidente da República marechal Hermes da Fonseca, compondo, portanto, um casamento entre primos.
Deodoro passou por muitos problemas no seu mandato presidencial, o primeiro da história do Brasil, dedicando-se a implantar um regime republicano sólido. Seu governo enfrentou severa instabilidade política e econômica no país.

MARECHAL DEODORO DA FONSECA


MARECHAL DEODORO DA FONSECA
E GETÚLIO VARGAS


MARECHAL DEODORO DA FONSECA

MARECHAL DEODORO DA FONSECA


MARECHAL DEODORO DA FONSECA
1ª FILEIRA
 2º DA ESQUERDA PARA A DIREITA

      LORENA 2013 - EXPOSIÇÃO NACIONAL DE FILATELIA JUVENIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário