segunda-feira, 10 de setembro de 2012

HISTÓRIA DA IMPRENSA NO BRASIL

Até a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, era proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois nas demais colônias européias no continente a imprensa se fazia presente desde o século XVI.
A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 10 de setembro de 1808, com a criação da Gazeta do Rio de Janeiro, órgão oficial do governo português que tinha se refugiado na colônia americana. Pouco antes no mesmo ano, porém, o exilado Hipólito José da Costa lançava, de Londres, o Correio Brasiliense (com S), o primeiro jornal brasileiro — ainda que fora do Brasil. Enquanto o jornal oficial relatava "o estado de saúde de todos os príncipes da Europa, (...) natalícios, odes e panegíricos da família reinante", o do exilado fazia política. Embora (diferentemente do que muito se divulga) não pregasse a independência do Brasil, e tivesse um posicionamento político por vezes conservador, o Correio Brasiliense foi criado para atacar "os defeitos da administração do Brasil", nas palavras de seu próprio criador, e admitia ter caráter "doutrinário muito mais do que informativo".

CENTENÁRIO DO JORNAL "O ESTADO DE SÃO PAULO"

2 comentários:

  1. Parabéns grande Colmpanheiro Leão (CL) José Antônio.Como já escrevi antes, este blog está virando um "LIVRO DE HISTÓRIA". É muito prazeroso acompanhá-lo e se nos permitir,sempre que houver possibilidade, dar sugestões.
    Como "sapo", já sugiro uma mat´ria sobre a Revolução Farroupilha - 20 de Setembro.
    Obrigado pela dedicação com os selos e com que está "escondido" por "trás" de suas estampas.
    DEUS o abençoe e continue lhe dando saúde e disposição para tão nobre arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Companheiro Leão (CL) Pinho agradeço sua visita e também os elogiosos comentários. Desde a última reunião no Lions Clube de Lorena, quando você fez referência a Revolução Farropilha, que ela foi pesquisada e já está pronta para o dia 20 pf. Mais uma vez agradeço seus constantes acessos e as palavras de apreço e incentivo. Obrigado.

      Excluir