quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PAPA JOÃO PAULO I

O Papa João Paulo I, nascido Albino Luciani em Forno di Canale no dia 17 de outubro de 1912 e morreu no Vaticano no dia 28 de setembro de 1978. Oriundo de família humilde foi Papa da Igreja Católica. Governou a Santa Sé durante apenas um mês, entre 26 de agosto de 1978 até a data da sua morte. Tornou-se rapidamente conhecido na Cúria Romana pelo apelido de "Papa do Sorriso", por sua afabilidade.
Foi o primeiro Papa desde Clemente V a recusar uma coroação formal, cerimónia não oficialmente abolida, ficando a cargo do eleito escolher como quer iniciar seu pontificado. Contudo, desde então, os papas eleitos têm optado por uma cerimônia de "início do pontificado", com a respectiva entronização e o juramento de fidelidade. Não aceitava ser carregado em uma liteira como os outros papas, por uma questão de humildade. Também foi pioneiro ao adotar um nome papal duplo.
Antes de ser Papa, Luciani foi Patriarca de Veneza e não tinha ambição alguma, nunca tendo sonhado em ser papa. Foi o primeiro Papa a nascer no século XX. Seu nome papal duplo foi uma homenagem aos seus dois antecessores, Paulo VI (1897-1978) e João XXIII(1881-1963).

PAPA JOÃO PAULO I
 
PAPA JOÃO XXIII
 
 
E/D
PAPA PAULO VI e PAPA JOÃO XXIII
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário