quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

CLUBE FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE LORENA - SESSENTA ANOS



HOMENAGEM
Transcrevo abaixo parte do Histórico do Clube Filatélico e Numismático de Lorena que elaborei e venho atualizando para deixar registrado a passagem de abnegados e idealistas colecionadores e colecionadoras na luta e no trabalho desinteressado de divulgação do nosso hobby ao longo destes sessenta anos!

H  I  S  T  Ó  R  I  C  O

SESSENTA ANOS

No dia 1º de janeiro de 2015 o Clube comemora 60 anos de fundação.

NOSSA HISTÓRIA

Todos aqueles que militam na Filatelia sabem como é difícil manter uma Associação cultural, por isso nós sentimos recompensados, pois conseguimos apesar de grandes dificuldades, chegarmos ao sexagésimo aniversário e vamos contar um pouco da nossa História. Esta recordação tem como finalidade homenagear os companheiros que já se foram e aqueles que de qualquer forma, muitas vezes anonimamente, colaboram ou colaboraram com o Clube.

ANTECEDENTES

A Filatelia sempre foi cultivada em Lorena, mas o primeiro movimento associativo de que se tem conhecimento, surgiu em 3 de setembro de 1946, com a fundação do Núcleo Filatélico de Lorena, filiado ao Clube Filatélico do Brasil, sob a direção de Francisco Ferreira Leite e os demais fundadores: Jorge Ferreira Leite, João Gabriel Sette, Raimundo Galvão Queiroz, Sila Tomé de Souza, Benedito Ferreira Leite, João Ramos de Oliveira Sobrinho, Pedro Ferreira Gali, Heitor de Oliveira, José Martins do Amaral, Benedito Dias de Oliveira e Pedro Ribas Costa. Funcionou durante quatro anos, mas encerrou suas atividades por falta de uma sede para as reuniões sociais.

FUNDAÇÃO

Alguns anos depois, a ideia ressurgiu com os pioneiros Roberto de Miranda Alves, Ulisses de Assumpção e Trajano Galvão de França, para fundação do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sendo considerados fundadores eles e mais Eugênio Zappa, Dr. Sertório da Silveira Mariano, Heitor de Oliveira, Francisco Ferreira Leite, João Ramos de Oliveira Sobrinho, Ten. Glauceste do Nascimento, Paulo Afonso Cassaguerra, Bernadino Pereira Filho, /dr. José Miranda Vianna, Kleber de Araújo Martines, Guilherme José Pelúcio Montenegro, Geraldo Crispim de Castro, Nilce da Silva, José Geraldo de Souza, Cap. Waldomiro Guimarães e Prof. Alexandre Ferreira Pedro. Declarou-se a entidade fundada em 1º de janeiro de 1955. Em Assembleia geral em que foram aprovados os estatutos do Clube, foi eleita, por aclamação, a sua primeira diretoria constituída dos seguintes associados: Presidente de Honra – José Leandro de Barros Pimentel; Presidente – Francisco Ferreira Leite; Vice-presidente: Roberto de Miranda Alves; 1º Secretário: Ulisses de Assumpção; 2º Secretário: Heitor de Oliveira; 1º Tesoureiro: João Ramos de Oliveira Sobrinho; Diretor de Trocas: Filatelia - Eugênio Zappa; Numismática – Tem. Glauceste do Nascimento; Diretores Sociais: Trajano Galvão de França e Kleber de Araújo Martines; Bibliotecário: Dr. José Miranda Vianna.

PRIMEIRA MOSTRA
A primeira Mostra de Selos e Moedas realizada em Lorena verificou-se por ocasião das festas do 1º Centenário de Elevação de Lorena a Categoria de Cidade, em 24 de abril de 1956, com os expositores locais. Deve-se a iniciativa do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, a emissão do selo comemorativo do 1º centenário de Nascimento do Barão da Bocaina – Comendador Francisco de Paula Vicente de Azevedo, ilustre lorenense do 2º Império, selo que circulou em 8 de outubro de 1956.

BOLETIM

Em maio de 1957 foi lançado em circulação o primeiro número do boletim mensal – “FILATELIA E NUMISMÁTICA” – órgão oficial do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sob a direção de Francisco Ferreira Leite, encerrando-se a publicação em janeiro de 1969.
Em março de 1983 entrou em circulação o primeiro número do Boletim Trimestral – “Filatelia Lorenense” – órgão oficial do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sob a direção de José Antonio Bittencourt Ferraz, teve uma vida curta, deixou de circular em dezembro de l986.
Em dezembro de 2003, em plena era da informática e da internet, foi posto em circulação o número zero do nosso novo Boletim Informativo - Bimestral – Filatelia – para teste, através do correio eletrônico para todos os clubes, associações e jornalistas filatélicos cadastros em nossa relação. Conquistando as seguintes Premiações:
“M E D A L H A   D E    B R O N Z E    N A    L U B R A P E X   2 0 0 6”
“MEDALHA DE BRONZE NA 17ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DE IMPRENSA E LITERATURA FILATÉLICA 2007”
“MEDALHA DE BRONZE PRATEADA FLORIPA 2008”
“MEDALHA DE PRATA SULBRAPEX 2008”
“MEDALHA DE BRONZE BRAPEX 2011”
“MEDALHA DE BRONZE LUBRAPEX 2012”
“MEDALHA DE BRONZE EXPOFIL 125 – CHILE”
Atualmente na sexagésima oitava edição e mais esta edição especial.

EXPOSIÇÕES RELÂMPAGOS

Organizado pelo Clube, as exposições relâmpagos, com mostra de selos e moedas dos países que comemoravam, no mês, as suas datas nacionais. A primeira ocorreu a 10 e 11 de maio de 1958. A iniciativa não obteve o êxito esperado pelo desinteresse demonstrado pelo público.

MINI-EXPOSIÇÕES

A ideia das exposições relâmpagos foi revista e deu origem a série das Mini-exposições quinzenais realizadas no saguão da agência local dos Correios, homenageando sempre as efemérides, preferencialmente brasileiras, daquele período. A primeira ocorreu em 21 de setembro de 1979 homenageando o transcurso do Dia da Árvore.

RECINHECIMENTO

Por Lei Municipal nº 502, de 13 de junho de 1965, o Clube Filatélico e Numismático de Lorena foi considerado pela Câmara Municipal de Lorena, entidade de Utilidade Pública.

SEGUNDA MOSTRA

A segunda Mostra Filatélica e Numismática realizada em Lorena sob o patrocínio da Comissão Estadual de Filatelia, do Conselho de Cultura (Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo) e sob a orientação do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, verificou-se de 8 a 10 de novembro de 1968, integrando o programa das festividades comemorativos do 1º Centenário do Nascimento de Arnolfo Azevedo, ilustre político brasileiro, paulista e lorenense.

CARIMBOS COMEMORATIVOS USADOS EM LORENA

O PRIMEIRO carimbo comemorativo usado em Lorena foi de 1º Dia de Circulação do selo comemorativo alusivo ao Centenário de Nascimento de Francisco de Paula Vicente de Azevedo, o Barão da Bocaina, em 8 de outubro de 1956.

O SEGUNDO foi lançado na Exposição de Selos e Moedas alusiva ao Centenário de Elevação de Lorena a Categoria de Cidade de 14 a 16 de novembro de 1956.

O TERCEIRO foi durante a Exposição de Selos e Moedas alusivas as Comemorações do Centenário de Nascimento do Dr. Arnolfo Azevedo de 11 a 15 de novembro de 1968.

O QUARTO carimbo assinalou o Centenário das Filhas de Maria e, na mesma ocasião, foi lançado o QUINTO comemorando a Exposição Filatélica intitulada Roteiro da Independência alusiva ao Sesquicentenário da Independência de 26 a 31 de agosto de 1972.
                                     
O SEXTO carimbo comemorativo foi da Exposição de Selos e Moedas alusiva ao Jubileu de Prata de Fundação do Clube Filatélico e Numismático de Lorena de 2 a 6 de janeiro de 1980.
  
O SÉTIMO foi alusivo ao 1º Circuito Filatélico e Numismático do Vale do Paraíba de 9 a 19 de dezembro de 1980.
  
O OITAVO carimbo comemorou a Exposição de Selos e Moedas em comemoração aos 125 anos de Elevação de Lorena a Categoria de Cidade de 24 a 30 de abril de 1981.
  
O NONO foi alusivo a LORENVALE 81 – Movimento de Preservação da Memória e da Cultura Valeparaibana com a realização de Exposição de Selos e Moedas de 9 a 15 de maio de 1981.
  
O DÉCIMO carimbo, alusivo a Exposição de Selos e Moedas comemorativa do Centenário de Fundação do Colégio São Joaquim de LORENA de 6 a 12 de março de 1990.

O DÉCIMO PRIMEIRO alusivo aos 50 anos de fundação e instalação da Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena de 12 a 22 de abril de 2002.
  
O DÉCIMO SEGUNDO carimbo alusivo ao Quinquagésimos Jogos Regionais do Estado de São Paulo realizados em Lorena de 17 a 30 de julho de 2006.

O DÉCIMO TERCEIRO carimbo alusivo ao Sesquicentenário de Nascimento do Barão da Bocaina de 30/9 a 7/10/2006.
  
O DÉCIMO QUARTO carimbo alusivo ao 7º Encontro FILACAP de Colecionadores e EXPOLORENA 2010, DE 05 A 09 DE JUNHO DE 2010.
  
O DÉCIMO QUINTO carimbo é alusivo a EXPOFIL LORENA 2012 e comemora os 80 anos da Revolução Constitucionalista de São Paulo de 23 a27 de junho de 2012.
  
O DÉCIMO SEXTO carimbo comemorativo da Exposição Nacional de Filatelia Juvenil – LORENA 2013 e homenagem ao Grupo de Escoteiros Guaypacaré..
  
O DÉCIMO SÉTIMO carimbo comemorativo em Homenagem ao Prof. Aroldo Azevedo – Lorena 2014

===============================
FILATELIA, NUMISMÁTICA,
COLECIONISMO – SOMATÓRIA DE
ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA,
LAZER  E TERAPIA (J.A.B.F.)
 ===================================

Um comentário:

  1. Parabéns ao Clube Filatelico de Lorena pelos 60 anos dedicados a Filatelia, esperando que possam ser distinguidos e com exelente 2015
    José Rodrigues

    ResponderExcluir