domingo, 21 de junho de 2015

JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 1839 e morreu no Rio de Janeiro no dia 29 de setembro de 1908 aos 69 anos e hoje comemoramos 176 anos do seu nascimento. Importante escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de "O Guarani" para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.


JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS
150 ANOS DO NASCIMENTO

É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de "O Guarani" para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.


JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS
50 ANOS DA MORTE

O primeiro livro publicado por Machado de Assis foi a tradução de "Queda que as mulheres têm para os tolos" (1861), impresso na tipografia de Paula Brito.


JOSÉ DE ALENCAR
CENTENÁRIO DA PUBLICAÇÃO DO LIVRO "IRACEMA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário