sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

LEONARDO SCIASCIA

Leonardo Sciascia nasceu em Racalmuto (Itália) no dia de 8 de janeiro de 1921 e morreu em Palermo (Itália) no dia 20 de novembro de 1989 aos 68 anos e hoje comemoramos 95 anos do seu nascimento. Importante escritor, ensaísta e político italiano. Colaborador de jornais e revistas, sempre esteve ligado ativamente a causas políticas e sociais italianas.
Era o primogênito dos três filhos de Pasquale Sciascia e da dona-de-casa Genoveffa Martorelli. A mãe provinha de uma família de artesãos enquanto o pai era empregado numa mina de enxofre local e a história do escritor tem suas raízes justamente nas minas onde trabalharam seu pai e avô.
Autor de romances marcados pela crítica à corrupção política e ao poder arbitrário, tornou-se um dos mais proeminentes escritores italianos do século XX. Seu primeiro livro, "Favole della dittatura" (Fábulas da ditadura), uma sátira ao fascismo, foi publicado em 1950. Nas obras seguintes, alcançou o sucesso ao abordar com ironia o cotidiano na Sicília. A partir da década de 1960, passou a se inspirar nos romances policiais para desenvolver suas idéias.



LEONARDO SCIASCIA
===================================
Você sabia... que o primeiro mandatário em visita ao Brasil homenageado com um selo foi o Rei Alberto da Bélgica (1875-1934) em 1920?


E/D REI ALBERTO DA BÉLGICA E EPITÁCIO PESSOA
===================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário