segunda-feira, 11 de abril de 2016

EMÍLIO MARCONDES RIBAS - DIA DO INFECTOLOGISTA

Emílio Marcondes Ribas nasceu em Pindamonhangaba (SP) no dia 11 de abril de 1862 e morreu em São Paulo (SP) no dia 19 de fevereiro de 1925 aos 62 anos e hoje comemoramos 154 anos do seu nascimento. Importante sanitarista brasileiro. Trabalhou no combate a epidemias e endemias, tendo criado o Instituto Butantan entre outros órgãos públicos de saúde pública.
Um dos bravos e incompreendidos sanitaristas brasileiros do fim do século XIX e início do século XX que, juntamente com Oswaldo Cruz, Adolfo Lutz, Vital Brasil e Carlos Chagas, lutaram para livrar a cidade e os campos das epidemias e endemias que assolavam o país. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1887).
A data de 11 de Abril foi instituída pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), na Assembleia Geral da SBI em novembro de 2005, quando foi realizado o XIV Congresso Brasileiro de Infectologia. Essa data foi escolhida para homenagear a data de nascimento do Dr. Emílio Ribas, que foi um dos pioneiros na área de infectologia no Brasil.
Lamentável que não exista um selo ou mesmo carimbo comemorativo em memória deste grande brasileiro e valeparaibano e para tal usei o subterfúgio com os selos dos seus companheiros.

dia mundial da saude6

OSWALDO CRUZ

dia mundial da saude4

ADOLFO LUTZ

dia mundial da saude5

VITAL BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário