domingo, 21 de agosto de 2016

MARIA QUITÉRIA DE JESUS MEDEIROS

Maria Quitéria de Jesus Medeiros nasceu em Feira de Santana (BA) no dia 27 de julho de 1792 e morreu em Salvador (BA) no dia 21 de agosto de 1853 aos 61 anos e hoje registramos 163 anos da sua morte. Importante militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Foi a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil, em 1823. Por Decreto da Presidência da República, datado de 28 de junho de 1996 o Estado brasileiro atribuiu-lhe o título de Patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro, e seus feitos são recorrentemente comparados ao da mártir francesa Joana d'Arc (1412-1431). A sua imagem encontra-se em todos os quartéis, estabelecimentos e repartições militares da Força, por determinação ministerial.
O General Pedro Labatut (1776-1849), enviado por D. Pedro I (1798-1834) para o comando geral da resistência, conferiu-lhe as honras de 1º Cadete. No dia 20 de agosto foi recebida no Rio de Janeiro pelo Imperador em pessoa, que a condecorou com a Imperial Ordem do Cruzeiro, no grau de Cavaleiro, com seguinte pronunciamento:
"Querendo conceder a D. Maria Quitéria de Jesus o distintivo que assinala os Serviços Militares que com denodo raro, entre as mais do seu sexo, prestara à Causa da Independência deste Império, na porfiosa restauração da Capital da Bahia, hei de permitir-lhe o uso da insígnia de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro".
Além da comenda, foi promovida a Alferes de Linha, posto em que se reformou, tendo aproveitado a ocasião para pedir ao Imperador uma carta solicitando ao pai que a perdoasse por sua desobediência. Perdoada pelo pai, Maria Quitéria casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito (?), o antigo namorado, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição (?). 


MARIA QUITÉRIA DE JESUS MEDEIROS


DOM PEDRO I

Nenhum comentário:

Postar um comentário