segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

CLAUDE ADRIEN HELVÉTIUS

Claude Adrien Helvétius nasceu em Paris (França) no dia 26 de fevereiro de 1715 e morreu em Paris no dia 26 de dezembro de 1771 aos 56 anos e hoje comemoramos 302 anos do seu nascimento. Importante filósofo e literato francês.
Filho de um médico de Luís XV (1710-1774), estudou com os jesuítas no colégio Louis-le-Grand. Aos 23 anos, obteve o cargo de caseiro geral, com uma boa renda que lhe permitiu levar uma vida sem problemas, frequentando os meios literários e artísticos. Casando-se, retirou-se para o campo, onde se dedicou à literatura. Hesitou muito tempo antes de encontrar o gênero literário que lhe convinha, até apresentar sua obra filosófica "Do espírito".
Devido sobretudo ao seu anticlericalismo, o livro foi condenado por uma carta apostólica do Papa Clemente XIII,(1693-1769) em 1759. Com isso, Helvétius resolveu nada mais publicar.
Em 1764 foi à Inglaterra e, no ano seguinte, à Prússia. A amizade com o enciclopedista Jean le Rond d'Alembert (1717-1783) abriu-lhe as portas da Academia de Berlim. Deixou diversas obras publicadas postumamente, entre elas: "Verdadeiro sentido do sistema da natureza" e "Do homem, das faculdades intelectuais e de sua educação". Este último, aliás, foi condenado pelo parlamento francês e queimado.




CLAUDE ADRIEN HELVÉTIUS





CARLO DELLA TORRE-REZZONICO
PAPA CLEMENTE XIII





JEAN LE RONDE D'ALEMBERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário