domingo, 20 de agosto de 2017

SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

São Bernardo nasceu no Castelo de Fontaine, próximo de Dijon na França no ano de 1090, o terceiro de seis irmãos e morreu no dia 20 de agosto de 1153 na Abadia de Claraval (França) aos 63 anos e hoje registramos 864 anos da sua morte. É canonizado em 18 de Julho de 1174 pelo Papa Alexandre III (1100-1181) e declarado "Doutor da Igreja" pelo Papa Pio VIII (1761-1830) em 1830. Filho de Tescelino o Vermelho e de Aleth de Montbard. O pai de Bernardo, ficou consternado quando, ainda muito jovem, ele decidiu tornar-se monge no convento cistercienses, fundado por São Roberto, em 1098: um após outro, os filhos abandonavam o conforto do castelo para seguir Bernardo: Guido, o primogênito, deixou até a esposa, que também se fez monja; Nissardo, o mais novo, também optou por abandonar os prazeres do mundo, seguido pela única irmã, Umbelina e pelo tio Gaudry, que despiu a pesada armadura para vestir o hábito branco; também Tescelino entrou no mosteiro onde estava praticamente toda a família. Um êxodo tão completo como este nunca se verificou em toda história da Igreja. Por terem muitos outros jovens desejado tornar-se cistercienses, foi necessário fundar outros mosteiros. São Bernardo, então, deixou Citeaux, abraçando uma pesada cruz de madeira e seguido de doze religiosos que cantavam hinos e louvores ao Senhor.
São Bernardo depois de laboriosas jornadas retirava-se para a cela para escrever obras cheias de optimismo e de doçura, como o "Tratado do Amor de Deus" e o "Comentário ao Cântico dos Cânticos" que é uma declaração de amor a Maria. É também o compositor do belíssimo hino Ave Maris Stella. Também é sua a invocação: " Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria" da salve-rainha. Foi chamado pelo Papa Pio XII (1876-1958) "O último dos Padres da Igreja, e não o menor".




SINETE 
SÃO BERNARDO DE CLARAVAL



MEDALHA 
SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Resultado de imagem para selo do PAPA PIO XII

PAPA PIO XII
===================================
"O tempo que temos pra nós mesmos não é tempo perdido, mas tempo de nos abastecermos para melhor trabalhar para os irmão e irmãs ao nosso redor."
São Bernardo de Claraval

======================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário