terça-feira, 5 de março de 2024

DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO

DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO
Hoje dia 5 de março comemoramos o "Dia do Filatelista Brasileiro" é momento de fazermos uma reflexão para lembrarmos os aficionados e entusiastas companheiros que fundaram e mantiveram o Clube Filatélico e Numismático de Lorena ao longo destes 69 anos.Saldamos os companheiros filatelistas e demais associações filatélicas de todo o Brasil.
Lembramos que a Filatelia e a Numismática – o colecionismo de um modo geral - é a somatória de arte, educação, cultura, lazer e terapia.
No dia 5 de março de 1829, Dom Pedro I assinou o Decreto que organizou os Correios do Brasil, definindo tarifas e outras questões de importância para o desenvolvimento dos serviços postais. Bastante amplo, é o primeiro regulamento postal exclusivamente brasileiro, após a Independência do Brasil, pois até então valiam os regulamentos portugueses. Ele estabeleceu novas linhas postais, portes, entre outros, e regulou por muitos anos o tráfego postal. Tal documento possibilitou também que, em 1º de agosto de 1843 (14 anos depois), fosse emitido o primeiro selo postal brasileiro, o “Olho de Boi” no governo de Dom Pedro II.


CARIMBO COMEMORATIVO
JUBILEU DE PRATA
CLUBE FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE LORENA


Sobrecarta pré-filatélica de 1833
de LORENA para o Rio de Janeiro


DOM PEDRO I


DOM PEDRO II


SELO OLHO DE BOI

Nenhum comentário:

Postar um comentário