sábado, 2 de junho de 2012

Animais da Fauna Brasileira: Gato-mourisco (I)

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos têm divulgado espécies da fauna nos selos postais brasileiros, a título de torná-las conhecidas e pela necessidade crescente de preservá-las em função da importância que exercem no meio ambiente. Nesta emissão, os selos são ilustrados com as espécies de felinos popularmente conhecidos como jaguatirica e gato-mourisco.
Gato-mourisco (Puma yagouaroundi) O gato-mourisco (Puma yagouaroundi), também conhecido como jaguarundi e gato-vermelho, é um felino de porte pequeno, com corpo de formato alongado devido à sua cabeça pequena, orelhas curtas, corpo esguio e cauda longa.O comprimento de seu corpo varia de 49 a 83 cm e o de sua cauda de 31 a 52
cm, seu peso vai de 3 a 7,5 kg. Sua pelagem possui coloração uniforme, variando do pardo ao cinza escuro. Em algumas regiões, especialmente no Nordeste, possui coloração castanhaavermelhada. Jaguarundis são encontrados desde o sul do Texas, ao longo da costa do México, na América Central e na América Latina até o norte da Argentina. No Brasil é uma espécie consideravelmente comum, ocorrendo em todos os biomas brasileiros em uma grande variedade de habitats, desde áreas florestadas até regiões de caatinga. Adapta-se a ambientes antropizados como áreas de pastagens e plantações. Possui hábitos solitários, mas eventualmente podem ser observados aos pares. Sua atividade é predominantemente diurna, por isso é possível vê-los no campo com certa frequência. Os gatos-mouriscos alimentam-se exclusivamente de carne, podendo atacar animais de pequeno porte como aves, roedores e pequenos répteis.

Gato-mourisco
Puma yagouaroundi

2 comentários:

  1. Parabens, caro Amigo!
    Seu blog está cada vez melhor. Para mim tornou-se leitura diária obrigatória. Abraços, Mauricio (A. C. FILACAP.

    ResponderExcluir