segunda-feira, 16 de julho de 2012

16 DE JULHO - DIA DO COMERCIANTE

O Dia do Comerciante foi instituído pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de outubro de 1953. Uma homenagem ao comércio, comemorada no dia em que nasceu o Visconde de Cayru – José da Silva Lisboa. Figura histórica e político baiano que exerceu grande influência junto ao príncipe regente português D. João VI para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, em 1808.
José da Silva Lisboa escreveu diversos livros de história que acompanhavam a conturbada conjuntura política em que viveu. Em 1815 publicou as Memória sobre a vida de Lord Wellington, em 1818 as Memórias sobre os benefícios políticos de El-Rei Dom João VI, na década de 1820 publicou diversos volumes de sua inacabada História dos principais sucessos políticos do Império do Brasil.
Com a inovação da Academia Brasileira de Letras em criar os sócios Correspondentes, mais adiante foram sugeridos que se fizesse também o patronato de suas 20 cadeiras, cabendo a última delas ao Visconde de Cairu, seu patrono.

VISCONDE DE CAYRU
JOSÉ DA SILVA LISBOA
GRANDE EMPREENDEDOR DO 1º IMPÉRIO 



BARÃO DE MAUÁ
JOSÉ EVANGELISTA DE SOUZA
GRANDE EMPREENDEDOR DO 2º IMPÉRIO


BARÃO DA BOCAINA
FRANCISCO DE PAULA VICENTE DE AZEVEDO
GRANDE EMPREENDEDOR DO 2º IMPERÍO E 1ª REPÚBLICA
...................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário