quarta-feira, 11 de julho de 2012

GUILHERME DE ALMEIRA - POETA DA REVOLUÇÃO DE 1932

Guilherme de Andrade de Almeida (Campinas, 24 de julho de 1890São Paulo, 11 de julho de 1969) foi um advogado, jornalista, crítico de cinema, poeta, heraldista, ensaísta e tradutor brasileiro.
Filho de Estevam de Araujo Almeida, professor de direito e jurisconsulto, e de Angelina de Andrade. Foi casado com Belkiss Barroso de Almeida (Baby), de cuja união nasceu o filho, Guy Sérgio Haroldo Estêvão Zózimo Barroso de Almeida, que se casou com Marina Queiroz Aranha de Almeida, c.g. Foi, com seu irmão, Tácito de Almeida (1899 - 1940), importante organizador da Semana de Arte Moderna de 22, tendo criado em 1925 conferência para difusão da poesia moderna, intitulada "Revelação do Brasil pela Poesia Moderna", que foi apresentada em Porto Alegre, Recife e Fortaleza.

GUILHERME DE ANDRADE DE ALMEIRA


BLOCO COMEMORATIVO
SEMANA DE ARTE MODERNA - 1922



Entre desenas de obras foi o Autor de brasões-de-armas das seguintes cidades: São Paulo (SP), Petrópolis (RJ), Volta Redonda (RJ), Londrina (PR), Brasília (DF), Guaxupé (MG), Caconde, Iacanga e Embu das Artes (SP).

BRASÃO DE SÃO PAULO
AUTORIA GUILHERME DE ALMEIDA


Combatente na Revolução Constitucionalista de 1932 e exilado em Portugal, após o final da luta, foi homenageado com a Medalha da Constituição, instituída pela Assembléia Legislativa de São Paulo. Sua obra maior de amor a São Paulo foi seu poema Nossa Bandeira. Ainda, o poema Moeda Paulista e a pungente Oração ante a última trincheira. É proclamado "O poeta da Revolução de 32". Escreveu a letra do "Hino Constitucionalista de 1932/MMDC", O Passo do Soldado, de autoria de Marcelo Tupinambá, com interpretação de Francisco Alves.


EX-LIBRIS DE GUILHERME DE ALMEIRA

É de sua autoria a belíssima letra da Canção do Expedicionário com música de Spartaco Rossi, referente à participação dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial.
Autor da letra do Hino da Televisão Brasileira, executado quando da primeira transmissação da Rede Tupi de Televisão, realizada por mérito de seu concunhado, o jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.
Foi presidente da Comissão Comemorativa do Quarto Centenário da cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário