domingo, 10 de fevereiro de 2013

BARÃO DO RIO BRANCO

José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco, (Rio de Janeiro, 20 de abril de 1845 — Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1912) foi um advogado, diplomata, geográfo e historiador brasileiro. Em 1862, ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo, porém transferiu-se no último ano para a Faculdade de Direito do Recife onde recebeu o grau de bacharel. Filho de José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco, Rio Branco é o patrono da diplomacia brasileira e uma das figuras mais importantes da história do Brasil. Sua morte, em 10 de fevereiro de 1912, a uma semana do início das comemorações do carnaval daquele ano foi bastante lamentada. Os cinemas e os teatros não funcionaram naquele dia. E bailes e festas foram cancelados. Logo, o governo determinou que, em virtude do luto, as comemorações não começassem no dia 17 de fevereiro, conforme previsto no calendário, mas fossem transferidas para 6 de abril, em sinal de respeito.


CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO 
BARÃO DO RIO BRANCO




EX-LIBRIS 

BARÃO DO RIO BRANCO

Ex libris é uma expressão latina que significa, literalmente, "dos livros". É empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex libris é um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é "propriedade de" ou "da biblioteca de". Quando a marca de propriedade de um livro é gravada na encadernação, recebe o nome de super libris.




150 ANOS DO NASCIMENTO DO 
BARÃO DO RIO BRANCO

CÉDULA 
BARÃO DO RIO BRANCO


CÉDULA 
BARÃO DO RIO BRANCO




MEDALHA 
BARÃO DO RIO BRANCO

PORCELANA DE SEVRES
BRASÃO 
BARÃO DO RIO BRANCO






Um comentário:

  1. Realmente o Barão do Rio Branco está em muitas das nossas peças de colecionismo, inclusive nos selos fiscais Consulares (que é meu tema).abraço

    ResponderExcluir