domingo, 24 de fevereiro de 2013

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL

A elaboração da constituição brasileira de 1891 iniciou-se em 1889. Após um ano de negociações, a sua promulgação ocorreu em 24 de fevereiro de 1891. Esta constituição vigorou durante toda a República Velha e sofreu apenas uma alteração em 1927.
No início de 1890, iniciaram-se as discussões para a elaboração da nova constituição, que seria a primeira constituição republicana e que vigoraria durante toda a Primeira República. Após um ano de negociações com os poderes que realmente comandavam o Brasil, a promulgação da constituição brasileira de 1891 aconteceu em 24 de Fevereiro de 1891. Os principais autores da constituição da Primeira República foram Prudente de Morais e Rui Barbosa.
O regime de governo escolhido foi o presidencialismo. O mandato do presidente da República, eleito pelo voto direto, seria de quatro anos, sem direito à reeleição para o mandato imediatamente seguinte, sem contudo haver impedimentos para um mandato posterior. Tanto é que Rodrigues Alves foi o primeiro e único presidente a ser eleito duas vezes  no Brasil (1902 e 1918) sem o artifício da releição – apesar de não ter assumido por morrer às vésperas da posse por gripe espanhola.

PRUDENTE DE MORAES E CAMPOS SALES


RUI BARBOSA


Rodrigues Alves foi o primeiro e único presidente a ser eleito duas vezes  no Brasil (1902 e 1918) sem o artifício da releição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário