quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

JORNALISMO FILATÉLICO EM LORENA - DIA DA IMPRENSA FILATÉLICA

JORNALISMO FILATÉLICO EM LORENA
I - BOLETIM

O primeiro número do boletim mensal – “FILATELIA E NUMISMÁTICA” – órgão oficial do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sob a direção de Francisco Ferreira Leite, foi lançado em de maio de 1957 e circulou até janeiro de 1969.
Em março de 1983 entrou em circulação o primeiro número do Boletim Trimestral – “Filatelia Lorenense” – órgão oficial do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sob a direção de José Antonio Bittencourt Ferraz, teve uma vida curta, deixou de circular em dezembro de l986.
Em dezembro de 2003, em plena era da informática e da internet, foi posto em circulação o número zero do nosso novo Boletim Informativo Eletrônico para teste, remetido através do correio eletrônico para todos os clubes, associações e jornalistas filatélicos cadastros em nossa relação. Tendo em vista a resposta positiva dos leitores o número um foi lançado em janeiro de 2004, portanto há 10 anos! E continuando com o processo de informatização criou no dia 11 de novembro de 2011 o Blog www.lorenafilatelia.bolgspot.com.br que procura atualizar diariamente as informações filatélicas e comemorações.
II - COLUNISMO FILATÉLICO
O Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sob a responsabilidade do Professor José Antonio Bittencourt Ferraz (ABRAJOF-nº222), manteve no jornal semanal “Lorena a Cidade” no período de 19/9/1979 a 28/01/1983 coluna filatélica intitulada “Falando de Selos” graças a colaboração do seu diretor Gilberto Ferretti. O jornal encerrou suas atividades comerciais a 28 de janeiro de 1983;
O jornal “Guaypacaré” cujo diretor o jornalista João Bosco Pereira de Oliveira, filatelista e ex-presidente do Clube, reservou desde o dia 2 de maio de 1983, espaço para uma nova coluna filatélica, desta feita intitulada “Filatelia”, também aos cuidados do Professor José Antonio Bittencourt Ferraz.
O Jornal Santuário de Aparecida, através de seu redator, envia carta convidando o Professor José Antonio Bittencourt Ferraz para assinar uma Coluna Filatélica semanal, o que foi aceito de bom grado tendo em vista a grande circulação do hebdomadário católico. A primeira coluna foi publicada no dia 23 de novembro de 1986 e a última no dia 14 de agosto 1992.



ÂNGELO ZIONI
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS FILATÉLICOS - ABRAJOF



Um comentário:

  1. Parabéns pelo dia de hoje e por sua constante luta para manter vivo o Jornalismo Filatélico não somente em nossa região mas em todo Brasil. Temos muito orgulho de participar com o Amigo nesta luta pela divulgação da Filatelia. Abraços.

    ResponderExcluir