quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ROBERT SCHUMAN

Robert Schuman nasceu em Luxemburgo no dia 29 de junho de 1886 e morreu em Scy-Chazelles (França) no dia 4 de setembro de 1963.  Importante político democrata cristão e estadista luxemburguês radicado na França.
De mãe luxemburguesa, o jovem Robert Schuman frequentou a escola primária e secundária em Luxemburgo. Tendo realizado estudos superiores de Direito na Alemanha, em Berlim, Munique, Bonn e Estrasburgo, ele abre um gabinete de advocacia em Metz em junho de 1912.  Dois anos mais tarde, a Primeira Guerra Mundial começa; Robert Schuman é reformado por problemas de saúde. Em novembro de 1918, a Alsácia-Lorena retorna à França e Robert Schuman entra em 1919 no Parlamento como deputado da Moselle. Propôs, por meio da Declaração Schuman de 9 de maio de 1950, colocar a produção franco-alemã de carvão e de aço sob uma Alta Autoridade comum, em uma organização aberta à participação de outros países da Europa. Essa proposta levará à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que foi origem da atual União Europeia.
De 1958 a 1960, ele foi o primeiro presidente do Parlamento Europeu, que o condecora, no final de seu mandato, com o título de «Pai da Europa».



ROBERT SCHUMAN


ROBERT SCHUMAN


ROBERT SCHUMAN
MEDALHA


ROBERT SCHUMAN
MOEDA
=================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário