segunda-feira, 8 de setembro de 2014

SÃO PEDRO CLAVER

Pedro Claver nasceu em Verdú (Espanha) no dia 26 de Junho de 1580 em Cartagena (Colômbia) no dia 8 de Setembro de 1654. Ele entrou na Companhia de Jesus com 21 anos e depois dos estudos foi enviado como missionário a Cartagena, porto da Colômbia. Fez uma parte de seus estudos em Palma de Maiorca, onde recebeu influência de Santo Afonso Rodrigues (1532-1617). Daí partiu como missionário para a América Espanhola, sendo ordenado sacerdote em Bogotá. Em Cartagena, onde depois se situou, estava diante de um dos três portos negreiros, onde a cada ano chegavam entre 12 a 14 navios carregados de escravos. Os escravos trazidos da África ficavam durante a viagem nos porões escuros do navio, que não tinham condições para abrigar seres humanos. Muitos missionários levantaram a voz contra esta desumanidade, mas sofreram perseguições e eram expulsos.
Penalizado com a triste situação de abandono em que se encontravam, decidiu então consagrar sua vida ao apostolado junto deles, chegando mesmo a se obrigar por voto a ser "aethiopum semper servus" (sempre escravo dos negros). Cumpriu heroicamente esse voto, por mais de quarenta anos, cuidando deles física e espiritualmente. Diz que por suas mãos passaram mais de trezentos mil escravos. Morreu em 1654, com 73 anos, com mais de 50 anos de vida religiosa, vítima da peste.
O Papa Leão XIII (1810-1903), ao canonizar São Pedro Claver (1888), declarou: "Pedro Claver é o santo que mais me impressionou depois da vida de Cristo".



SÃO PEDRO CLAVER

Nenhum comentário:

Postar um comentário