quinta-feira, 9 de junho de 2016

BERTHA VON SUTTNER

Bertha Felicie Sophie von Suttner nasceu em Praga (Império Austro-Húngaro) no dia 9 de junho de 1843 e morreu em Viena (Áustria) no dia 21 de junho de 1914 morreu aos 71 anos e hoje comemoramos 173 anos do seu nascimento. Importante nobre, escritora, pacifista e compositora de música austro-húngara. Nascida com o nome de Bertha Felicie Sophie Gräfin Kinsky von Wchinitz und Tettau, o seu pai era o Marechal-de-Campo e Conde Franz Graf Kinsky von Wchnitiz und Tettau (?), que faleceu pouco antes de seu nascimento. Aos 30 anos de idade, ainda solteira, conseguiu uma colocação como dama-de-companhia e preceptora de quatro filhas e um filho do Barão von Suttner, em Viena. Apaixonou-se pelo filho, Arthur von Suttner (?) e foi obrigada pela família dele a deixar a casa. Estudou música, com especialização em óperas e línguas. Em 1875, foi para Paris como secretária do industrial sueco Alfred Nobel. Em 1905 foi a primeira mulher a receber o Nobel da Paz.

BERTHA VON SUTTNER


BERTHA VON SUTTNER

 ===================================
CACHOEIRA PAULISTA RECEBE COLECIONADORES
Nos dias 09 e 10.07.2016 acontecerá, em Cachoeira Paulista/SP, o tradicional Encontro de Colecionadores FILACAP 2016 constituído de uma Feira de Material de Colecionismo (venda e compra de Selos, Moedas, Cédulas, Postais, Cartões Telefônicos, Antiguidades e diversos outros itens de coleção); espaço especial para trocas; mostra de colecionismo e de material relativo ao movimento da Revolução Constitucionalista de 1932 (acervo do Museu Histórico e Pedagógico Costa Júnior, sob a supervisão do Prof. Claudio Fernandes Silva).
O Encontro contará também com a participação da Academia Cachoeirense de Letras e Artes (ACLA) com sua Exposição Fotográfica “O Antigo de Novo” com fotografias de Cachoeira Paulista no passado e agora sob o olhar de 19 fotógrafos da cidade, entre amadores, profissionais e amantes da fotografia.
O evento, já tradicional no Vale do Paraíba, será realizado no Centro Cultural Gertrud Schubert dos Santos, Avenida Coronel Domiciano, 12, Centro, Cachoeira Paulista/SP e atrairá as atenções dos colecionadores do Vale do Paraíba e das cidades vizinhas dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
A organização está a cargo da Associação Cultural Filacap e do Clube Filatélico e Numismático de Lorena com apoio da Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF, da Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista através de sua Secretaria da Cultura e da MULTITEC. O evento tem entrada gratuita e se estenderá no sábado e domingo entre as 09h00 e 17h00.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ac.filacap@gmail.com ou pelo celular 12-99151-3659. Todos são convidados e a entrada é franca.

===================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário