terça-feira, 7 de junho de 2016

FRANCISCO SACCO LANDI - CHICO LANDI

Francisco Sacco Landi, mais conhecido como Chico Landi nasceu em São Paulo (SP) no dia 14 de julho de 1907 e morreu em São Paulo no dia 7 de junho de 1989 aos 81 anos e hoje registramos 27 anos da sua morte. Importante piloto de automobilismo brasileiro. Landi era filho de Paschoal Landi (?) italiano e mãe Antonieta Sacco Landi(?) ítalo-brasileira. Começou a sua carreira de piloto no famoso Circuito da Gávea, no Rio de Janeiro, no ano de 1934. Nas décadas de 1930 e 1940, venceu algumas provas pilotando carros movidos a etanol de fabricação nacional, enquanto seus rivais usavam metanol importado da Europa. Durante a escassez de combustíveis resultante da II Guerra Mundial, sua empresa, a Francisco Landi & Cia. Ltda. fabricou o equipamento gasogênio   que, através de incentivos governamentais, foi amplamente usado em carros particulares e de transporte público.  Este equipamento, era instalado nos veículos para produzir o combustível popularmente conhecido como "gás pobre", usado como substituto da gasolina. O grave racionamento de combustíveis durante a guerra, provocou a suspensão das corridas de automóveis no país. Para que estas tivessem continuidade, o gás pobre passou a ser usado como combustível também no automobilismo. Foi campeão nacional em 1943, 1944 e 1945,  pilotando carros equipados com gasogênios abastecidos com carvão vegetal sendo, por isso, apelidado de "Rei do Gasogênio".
Landi é um dos precursores do automobilismo brasileiro e destacou-se ao vencer o segundo Grande Prêmio de Bari em 1948, a mais importante prova automobilística daquela época, feito repetido em 1952, quando a Fórmula 1 dava ainda seus primeiros passos. O fato foi tão inesperado que os organizadores do Grande Prêmio não possuindo o Hino Nacional Brasileiro para tocar na festa de comemoração, tocaram "O Guarani" de Carlos Gomes.



FRANCISCO SACCO LANDI - CHICO LANDI


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