quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ADOLFO LUTZ

Adolfo Lutz nasceu no Rio de Janeiro no dia 18 de dezembro de 1855 e morreu no Rio de Janeiro no dia 6 de outubro de 1940 aos 85 anos e hoje registramos 76 anos da sua morte. Importante médico e cientista brasileiro, "Pai da Medicina Tropical e da Zoologia Médica no Brasil". Pioneiro na área de epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas.
Era o terceiro filho homem dos suíços Gustav Lutz e Mathilde Oberteuffer. Os Lutz formavam uma das famílias mais tradicionais de Berna desde o século XVI, vinculada à corporação de ofício dos carpinteiros, com direito de votar e portar armas. O avô de Adolfo Lutz,Friedrich Bernard Jacob Lutz, foi uma figura de destaque na história da medicina suíça, tendo chefiado o serviço médico do exército da Confederação Helvética por cerca de vinte anos.
Os Lutz chegaram ao Rio de Janeiro no princípio de 1850, no auge da epidemia de febre amarela que causou milhares de mortes na capital brasileira, e aí nasceram quase todos os dez filhos do casal. Em 1857 os Lutz decidiram retornar a Berna, talvez motivados pela insalubridade do Rio, que, além de recorrentes surtos de febre amarela, fora atingido por devastadora epidemia de cólera em 1855. Adolfo Lutz tinha dois anos quando foi conhecer a terra onde nasceram seus antepassados. Foi casado com a inglesa Amy Fowler, de quem teve os filhos: Bertha Lutz (1894-1976), Guálter Adolfo Lutz (1903-1969) e Laura Bertha Lutz , dois nascidos no Brasil e uma filha na Suíça.


ADOLFO LUTZ


=========================================================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário