sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

BORIS LEONIDOVITCH PASTERNAK

Boris Leonidovitch Pasternak nasceu em Moscou (Rússia) no dia 10 de fevereiro de 1890 e morreu na cidade Peredelkino (Rússia) no dia 31 de maio de 1960 aos 70 anos. Importante poeta e romancista russo. Filho de um professor de pintura e de uma pianista, teve uma juventude em uma atmosfera cosmopolita. Estudou filosofia na Alemanha e retornou a Moscou em 1914, ano em que publicou sua primeira coleção de poesias. Primeiramente próximo do futurismo russo, é principalmente como poeta que Pasternak se tornou conhecido na Rússia. Durante a Primeira Guerra Mundial ele ensina e trabalha em uma usina química dos Urais, o que lhe deu matéria para a sua famosa saga "Doutor Jivago" anos mais tarde.
Pasternak caiu em desgraça com as autoridades soviéticas durante os anos 1930; acusado de subjetivismo, ele conseguiu, no entanto, não ser enviado a um Gulag.
Foi-lhe atribuído o Nobel de Literatura de 1958, mas ele não foi autorizado a recebê-lo por razões políticas.
Até o momento de sua morte por câncer de pulmão em 1960, a campanha contra Pasternak foi severamente criticada com a credibilidade internacional da URSS. Ele continua sendo uma figura importante na literatura russa ainda hoje. Além disso, as táticas desenvolvidas por Pasternak foram mais tarde continuadas, ampliadas e aperfeiçoadas por e outros dissidentes soviéticos.



BORIS LEONIDOVITCH PASTERNAK


BORIS LEONIDOVITCH PASTERNAK



ALEKSANDR SOLZHENITSYN
===================================
VOCÊ SABIA... que a Academia Brasileira de Letras foi homenageada com a emissão de um selo em comemoração aos 50 anos de fundação?

======================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário