quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CONDE DE FRONTIM

André Gustavo Paulo de Frontin, titulado Conde de Frontin pela Santa Sé nasceu em Petrópolis (RJ) no dia 17 de setembro de 1860 e morreu no Rio de Janeiro no dia 15 de fevereiro de 1933 aos 72 anos e hoje registramos 84 anos doa sua morte. Importante político e engenheiro brasileiro. Foi senador, então prefeito do antigo Distrito Federal e deputado federal. Ganhou notoriedade ao multiplicar, juntamente com o também engenheiro Raimundo Teixeira Belfort Roxo (1838-1896), o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro num prazo recorde de uma semana, num empreendimento que ficou conhecido como Episódio da água em seis dias. Ainda como engenheiro, teve notável participação durante o governo municipal de Francisco Pereira Passos (1836-1913) que realizou a política do bota abaixo que modificou o cenário carioca. Nessa mesma época chefiou a construção da Avenida Central. Como prefeito (de fevereiro a julho de 1919) realizou obras importantes, como o alargamento da Avenida Atlântica, em Copacabana, e a construção das avenidas Niemeyer e Delfim Moreira, ambas na zona sul da então capital do Brasil. Batizados em sua homenagem, há uma avenida na zona norte do Rio de Janeiro, assim como um município no interior do mesmo estado, nomeado Engenheiro Paulo de Frontin, anteriormente denominado "Rodeio" e Paulo Frontin no Paraná. Paulo de Frontin é conhecido como o Patrono da Engenharia Nacional.
Era casado com D. Maria Leocádia Dodsworth de Frontin (?) condessa de Frontin. Sua esposa era filha de Jorge João Dodsworth o 2.º barão de Javari (1841-1899), sobrinha de Joana Cristina van Engel Alt von Hoonholtz (?) a baronesa de Tefé, tia de Henrique Dodsworth (1895-1975) e prima-irmã de Nair de Tefé von Hoonholtz(1886-1981) esposa do marechal Hermes da Fonseca (1855-1923).


ANDRÉ GUSTAVO PAULO DE FRONTIN
CONDE DE FRONTIN


ANDRÉ GUSTAVO PAULO DE FRONTIN
CONDE DE FRONTIN


ANDRÉ GUSTAVO PAULO DE FRONTIN
CONDE DE FRONTIN

Resultado de imagem para selo de Hermes da Fonseca
MARECHAL HERMES DA FONSECA

Resultado de imagem para SELO DE pereira passos
FRANCISCO PEREIRA PASSOS
CENTENÁRIO
===================================
VOCÊ SABIA... que Robert Hutchings Goddard (1882-1945) foi um físico experimental estadunidense considerado o Pai dos modernos foguetes, tendo antevisto o posterior desenvolvimento da tecnologia espacial?


===================================
PENSAMENTO:
"Cada visão é uma piada até que o primeiro homem a realiza; uma vez realizada, torna-se banal."
Robert H. Goddard
======================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário