segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

CLUBE FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE LORENA

HOMENAGEM
Transcrevo abaixo parte do Histórico do Clube Filatélico e Numismático de Lorena que elaborei e venho atualizando para deixar registrado a passagem de abnegados e idealistas colecionadores e colecionadoras na luta e no trabalho desinteressado de divulgação do nosso hobby ao longo destes sessenta três anos!
H I S T Ó R I C O
SESSENTA E TRÊS ANOS

No dia 1º de janeiro de 2018 o Clube comemora 63 anos de fundação.
NOSSA HISTÓRIA
Todos aqueles que militam na Filatelia sabem como é difícil manter uma Associação cultural, por isso nós sentimos recompensados, pois conseguimos apesar de grandes dificuldades, chegarmos ao sexagésimo aniversário e vamos contar um pouco da nossa História. Esta recordação tem como finalidade homenagear os companheiros que já se foram e aqueles que de qualquer forma, muitas vezes anonimamente, colaboram ou colaboraram com o Clube.
ANTECEDENTES
A Filatelia sempre foi cultivada em Lorena, mas o primeiro movimento associativo de que se tem conhecimento, surgiu em 3 de setembro de 1946, com a fundação do Núcleo Filatélico de Lorena, filiado ao Clube Filatélico do Brasil, sob a direção de Francisco Ferreira Leite e os demais fundadores: Jorge Ferreira Leite, João Gabriel Sette, Raimundo Galvão Queiroz, Sila Tomé de Souza, Benedito Ferreira Leite, João Ramos de Oliveira Sobrinho, Pedro Ferreira Gali, Heitor de Oliveira, José Martins do Amaral, Benedito Dias de Oliveira e Pedro Ribas Costa. Funcionou durante quatro anos, mas encerrou suas atividades por falta de uma sede para as reuniões sociais.

FUNDAÇÃO
Alguns anos depois, a ideia ressurgiu com os pioneiros Roberto de Miranda Alves, Ulisses de Assumpção e Trajano Galvão de França, para fundação do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sendo considerados fundadores eles e mais Eugênio Zappa, Dr. Sertório da Silveira Mariano, Heitor de Oliveira, Francisco Ferreira Leite, João Ramos de Oliveira Sobrinho, Ten. Glauceste do Nascimento, Paulo Afonso Cassaguerra, Bernadino Pereira Filho, /dr. José Miranda Vianna, Kleber de Araújo Martines, Guilherme José Pelúcio Montenegro, Geraldo Crispim de Castro, Nilce da Silva, José Geraldo de Souza, Cap. Waldomiro Guimarães e Prof. Alexandre Ferreira Pedro. Declarou-se a entidade fundada em 1º de janeiro de 1955. Em Assembleia geral em que foram aprovados os estatutos do Clube, foi eleita, por aclamação, a sua primeira diretoria constituída dos seguintes associados: Presidente de Honra – José Leandro de Barros Pimentel; Presidente – Francisco Ferreira Leite; Vice-presidente: Roberto de Miranda Alves; 1º Secretário: Ulisses de Assumpção; 2º Secretário: Heitor de Oliveira; 1º Tesoureiro: João Ramos de Oliveira Sobrinho; Diretor de Trocas: Filatelia - Eugênio Zappa; Numismática – Tem. Glauceste do Nascimento; Diretores Sociais: Trajano Galvão de França e Kleber de Araújo Martines; Bibliotecário: Dr. José Miranda Vianna.
PRIMEIRA MOSTRA
A primeira Mostra de Selos e Moedas realizada em Lorena verificou-se por ocasião das festas do 1º Centenário de Elevação de Lorena a Categoria de Cidade, em 24 de abril de 1956, com os expositores locais. Deve-se a iniciativa do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, a emissão do selo comemorativo do 1º centenário de Nascimento do Barão da Bocaina – Comendador Francisco de Paula Vicente de Azevedo, ilustre lorenense do 2º Império, selo que circulou em 8 de outubro de 1956.



FRANCISCO DE PAULA VICENTE DE AZEVEDO
BARÃO DA BOCAINA
150 ANOS DO NASCIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário