domingo, 28 de janeiro de 2018

FERDINAND VERBIEST

Ferdinand Verbiest nasceu em Pittem, Flandres no dia 9 de Outubro de 1623 e morreu em Pequim no dia 28 de Janeiro de 1688 aos 65 anos e hoje registramos 330 anos da sua morte. Importante foi um astrônomo, matemático, cientista, jesuíta e missionário católico flamengo. Ele chegou à China em 1659, onde ficou conhecido como Nan Huairen. Foi imediatamente convocado para Pequim, para ajudar Adam Schall (1596-1666) , um jesuíta que na altura era presidente do Tribunal das Matemáticas. Mais tarde, Verbiest conseguiu provar ao Imperador Kangxi (1654-1722) que a astronomia europeia era mais precisa e exata do que a astronomia chinesa. Por isso, foi-lhe entregue o importante trabalho de reformar o calendário chinês e, mais tarde, foi também convidado a reconstruir e reequipar o Observatório Antigo de Pequim. Ele tornou-se também diretor do Observatório Antigo de Pequim e presidente do Tribunal das Matemáticas, que era um importante conselho imperial para matérias científicas, nomeadamente para a organização do calendário chinês, para a previsão de eclipses e para a observação astronômica.
Verbiest tornou-se inclusivamente amigo do Imperador Kangxi, que frequentemente lhe solicitava o seu vasto conhecimento na filosofia, na geometria e na música. O Imperador, que era um grande simpatizante dos jesuítas, concedeu a Verbiest o mais alto grau de mandarinato. Ele trabalhou também como diplomata, cartógrafo e até tradutor, porque ele dominava o latim, o alemão, o holandês, o espanhol e o italiano. Ele escreveu ainda mais de trinta livros.
Morreu em Pequim, no dia 28 de Janeiro de 1688, e foi sepultado em Pequim, junto a Matteo Ricci (1552- 1610) e Adam Schall (1592-1666).


FERDINAND VERBIEST



FERDINAND VERBIEST


ADAM SCHALL


MATTEO RICCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário