sábado, 7 de dezembro de 2019

ÉLIE DUCOMMUN

Élie Ducommun nasceu em Genebra (Suíça) no dia 19 de fevereiro de 1833 e em Berna (Suíça) no dia 7 de dezembro de 1906 aos 73 anos e registramos 113 anos da sua morte. Importante jornalista e pacifista suíço. Trabalhou como tutor, professor de línguas, jornalista e tradutor para a Chancelaria Federal Suíça (1869 – 1873). Em 1867, ajudou a fundar a "Liga da Paz e da Liberdade" (Ligue de la Paix et de la Liberté), ainda que tenha continuado a trabalhar em novas posições, incluindo aí o cargo de secretário da Companhia de Aço Jura-Simplon, de 1873 até 1891. Nesse ano, apontado pelo diretor do recém formado Secretariado Internacional da Paz (Bureau international de la paix), a primeira organização não governamental internacional pela paz, com sede em Berna. Recusou o salário pela posição, dizendo que desejava servir à sua função solenemente por razões ideológicas. Sua perícia organizacional assegurou o sucesso do grupo. Recebeu o Premio Nobel da Paz de 1902.


E/D
CHARLES ALBERT GOBAT E ÉLIE DUCOMMUN


MEDALHA
PREMIO NOBEL

======================================================================
IEV divulga resultados das Premiações Culturais de 2019
O Instituto de Estudos Valeparaibanos – I.E.V, com sede em Lorena, estado de São Paulo, entidade cultural tipo Associação sem fins lucrativos, deseja incentivar e valorizar as ideias, atitudes e atividades que desenvolvam a cultura e concorram para a melhoria das condições de vida da população e auxiliem a Sustentabilidade de toda a Região do Vale do Paraíba (paulista, fluminense e mineiro).
Nós do IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos, agradecemos a todos pela inscrição nas Premiações Culturais do ano de 2019. E apresentamos os agraciados deste ano, nas diferentes categorias. Agradecemos o trabalho cuidadoso dos curadores e das comissões na decisão dos indicados deste ano.
A cerimônia para entrega dos prêmios culturais do IEV acontecerá no dia 7 de dezembro de 2019, às 16h – no Salão do Júri do UNISAL – Unidade Lorena rua Dom Bosco, 248 - Centro.
Resultado

PRÊMIO CULTURAL EUGÊNIA SERENO

Curadoria: Aparecida Gonçalves Uchôas

Categoria Crônica
Litteris  – pelo conjunto dos autores envolvidos, alunos do ensino público, pela qualidade da maioria das crônicas, e pelo belo incentivo à leitura e produção literária entre os nossos jovens;

Categoria Coletânea
X Coletânea da Academia de Letras de Lorena - obra eclética, com muitas contribuições para a difusão do conhecimento em diversos espectros e que coroa 10 anos de atuação no cenário cultural do Vale do Paraíba.

Categoria História Regional
História da Vila Capivari - obra que traça um panorama histórico e social da Vila Capivari, em Campos do Jordão, desde os seus primórdios até 1980. É uma grande contribuição para o entendimento da história daquela cidade.


DISTINÇÃO CULTURAL PAULO CAMILHER FLORENÇANO.

Curadoria: Armindo Boll

Concedido à Professora Olga Aparecida Arantes Pereira por sua atuação como educadora e articuladora das ações culturais no Cine Clube de Lorena e no Centro Universitário Teresa D'Avila. Pelos relevantes serviços prestados à comunidade na área Educacional e Cultural em Lorena e no Vale do Paraíba.

MEDALHA DE MÉRITO PAULO PEREIRA DOS REIS

Curadoria: José Antônio Bittencourt Ferraz

Concedido ao Prof. José Maurício do Prado tendo em vista a sua longa caminhada, iniciada em 1955 (como colecionador). Em 1960, inicia-se como colunista filatélico. Na década de setenta, ingressa no jornalismo filatélico com o Jornal Filatélico - FILACAP - mantido até hoje com a divulgação da Filatelia, Numismática e colecionismo em geral  na Região, no estado de São Paulo, no Brasil e demais continentes. 

PRÊMIO IEV DE MÍDIA CULTURAL

Curadoria: Mariana Bastos

Concedido a Otávio Baldim e Cristiano Bucholz pelo Especial Marias de Fé.

Série de reportagens em formato documentário exibida pela TV Band Vale. Percorreram várias cidades da região em busca de histórias de mulheres que levam no nome a devoção à padroeira do Brasil. "Marias de fé" relata os milagres alcançados por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. São histórias sensíveis e comoventes contadas por mulheres que viveram uma profunda e sincera experiência de fé. 


Motivos: A série de reportagens mostra o impacto da fé e da religiosidade na vida das pessoas na região do Vale do Paraíba e sua conexão com Nossa Senhora Aparecida. O interessante é que o material traz histórias e relatos partindo de mulheres (povo) e não uma abordagem histórica. 

TROFÉU: FOTOGRAFIA E MEMÓRIA DO VALE

Curadoria: Maria Heloisa Guimarães Freire Novaes

Concedido à Thálitha Barboza, pelo Projeto e Realização de uma exposição sobre o município de Cachoeira Paulista. Já organizou em 2018 uma coleção de cartões postais em que destacou alguns pontos de interesse turístico de Cachoeira Paulista. Outros trabalhos de sua autoria podem ser conferidos no site www.tbfotos.org

DISTINÇÃO NELSON PESCIOTTA DE JORNALISMO
Curadoria: Humberto Felipe da Silva
Concedido à Juraci de Faria Condé, pelo incansável trabalho de divulgação da cultura, história e memória do Vale do Paraíba no Jornal Tribuna do Norte de Pindamonhangaba, na coluna quinzenal intitulada "Nossa Terra, Nossa Gente", no período de 2015 a 2019.
  
Diego Amaro de Almeida | Presidente


Sobre o IEV

Com sede na cidade de Lorena (SP), o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) é uma associação sem fins econômicos, de caráter cultural, com atuação voltada ao desenvolvimento harmônico do Vale do Paraíba e à preservação de seu patrimônio histórico, cultural e ambiental. Fundado em 1973, o IEV atua em diferentes frentes, promovendo cursos, palestras, conferências, seminários, simpósios, debates e premiações, entre outros projetos, com o objetivo de estudar a realidade vale-paraibana e incentivar a produção e a pesquisa sobre o Vale do Paraíba.
===========================================================================================

======================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário