sábado, 14 de dezembro de 2019

TYCHO BRAHE

Tycho Brahe, nome completo Tyge Ottesen Brahe, nasceu em Skåne, Dinamarca no dia 14 de dezembro de 1546 e morreu em Praga, Hungria no dia 24 de outubro de 1601 aos 54 anos e hoje comemoramos 473 anos do seu nascimento. Importante astrônomo dinamarquês. Teve um observatório chamado Uranienborg na ilha de Ven, no Öresund, entre a Dinamarca e a Suécia. Estudou detalhadamente as fases da lua e compilou muitos dados que serviriam mais tarde a Johannes Kepler (1571-1630) para descobrir uma harmonia celestial existente no movimento dos planetas, padrão esse conhecido como leis de Kepler. Após a sua morte, os seus registos dos movimentos de Marte permitiram a Johannes Kepler descobrir as leis dos movimentos dos planetas, que deram suporte à teoria heliocêntrica de Copérnico. Tycho não defendia o sistema de Copérnico mas propôs um sistema em que os planetas giram à volta do Sol e este orbitava em torno da Terra.



TYCHO BRAHE


JOHANNES KEPLER

======================================================================
Selo da série Mulheres Brasileiras que fizeram História e esta fez para o mundo.

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa nasceu em Rio Negro (PR) no dia 5 de dezembro de 1908 e morreu em São Paulo no dia 28 de fevereiro de 2011 aos 102 anos. Foi uma poliglota brasileira que prestou serviços ao Ministério das Relações Exteriores. Foi agraciada pelo governo de Israel com o título de "Justa entre as Nações" pela ajuda que prestou a muitos judeus a entrarem ilegalmente no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas. Apenas um outro brasileiro, Luiz Martins de Souza Dantas (1876-1954), foi distinguido com este reconhecimento.
A homenagem de inclusão do nome de Aracy de Carvalho no Jardim dos Justos entre as Nações do Yad Vashem (Museu do Holocausto), em Israel, foi prestada em 8 de julho de 1982, ocasião em que também foi homenageado o embaixador Souza Dantas. Ela é uma das pessoas homenageadas também no Museu do Holocausto de Washington (EUA). É conhecida pela alcunha de "O Anjo de Hamburgo".
Foi casada com o escritor João Guimarães Rosa (1908-1967).




======================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário