O Clube Filatélico e Numismático de Lorena e a Associação Cultural FILACAP estão a todo vapor organizando o 8º Encontro FILACAP de Colecionadores que ocorrerá dias 23 e 24 de junho de 2012 e concomitantemente teremos a EXPOFIL LORENA 2012 de 23 a 27 de junho de 2012 em Comemoração aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de São Paulo ocasião em que serão lançados: carimbo comemorativo, selo personalizado e envelope comemorativo a data. Lembramos que ambos os eventos terão lugar na Casa da Cultura de Lorena, a rua Viscondessa de Castro Lima, 10 - Lorena(SP) e que a sua colaboração e presença são muito importantes. Prestigie.
O objetivo deste é divulgar as atividades da Filatelia, Numismática e Colecionismo de um modo geral oferecendo uma contribuição para o processo de aprimoramento dos que se dedicam a arte de colecionar selos, moedas, cédulas, medalhas, etc trocando experiências e fazendo amizades. Para enriquecê-lo, agradeço a todos que possam contribuir com notícias de mostras e exposições, movimentos filatélicos e numismáticos, artigos, comentários, críticas e sugestões pertinentes.
domingo, 29 de janeiro de 2012
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
25 DE JANEIRO - TRIPLA COMEMORAÇÃO
Dia 25 de janeiro marca o transcurso do 458º aniversário de fundação da Cidade de São Paulo pelos padres jesuítas nos idos 1554. Nesta mesma data comemora-se também o Dia do Carteiro, pois foi nos idos de 1663 que se criou o Correio-Mor no Brasil. Sabe-se que Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, este era o nome dado aos Carteiros da época, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte. Algumas publicações atribuem ao carteiro Paulo Bregano o título de Patrono dos Carteiros pelo motivo de ter sido o portador a Dom Pedro da carta com as notícias de Portugal que culminaram na Independência do Brasil. Hoje consta que existam no Brasil mais de 56 mil carteiros que distribuem diariamente 40 milhões de objetos enfrentando sol, chuva e cachorros. Registro aqui os parabéns e agradecimentos a estes incansáveis amigos. E a terceira neste mesmo dia ocorre a reinauguração do Museu Nacional dos Correios ou simplesmente, como é mais conhecido Museu Postal em Brasília-DF. A solenidade será restrita as autoridades e convidados especiais.
domingo, 15 de janeiro de 2012
DIA DA IMPRENSA FILATÉLICA - 130 ANOS DE LUTAS E HISTÓRIAS
No dia 15 de janeiro de 1882, na cidade de São Paulo, foi publicado o “Brazil Philtélico” de autoria do senhor Luiz Levy marcando desta forma o início da literatura e jornalismo filatélico no Brasil. Estamos, portanto comemorando 130 anos de atividades literárias e jornalísticas filatélicas. Assim sendo parabenizo todos os companheiros que militam no jornalismo filatélico através de colunas diárias ou semanais em jornais, revistas e, modernamente, através boletins eletrônicos, sites ou blogs na internet. Lembramos que em maio de 1957 entrou em circulação o primeiro número do boletim mensal - "FILATELIA E NUMISMÁTICA" - órgão oficial do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sob a direção de Francisco Ferreira Leite, encerrando-se a publicação em janeiro de 1969. Entra em circulação em março de 1983 o primeiro número do Boletim Trimestral - "Filatelia Lorenense" - órgão oficial do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sob a direção de José Antonio Bittencourt Ferraz. Deixou de circular em dezembro de 1986. Retoma as atividades em dezembro de 2003, em plena era da informática e da internet lançando com sucesso, o número ZERO do novo Boletim Trimestral - Filatelia – distribuído através do correio eletrônico a todos os clubes, associações e jornalistas filatélicos cadastros em nossa relação. O Boletim já conquistou os seguintes prêmios: “Medalha De Bronze Na Lubrapex 2006” ; “Medalha De Bronze Na 17ª Exposição Nacional De Imprensa E Literatura Filatélica 2007” “Medalha De Bronze Prateada Floripa 2008” ; “Medalha De Prata Sulbrapex 2008” ; “Medalha De Bronze Brapex 2011” . O Clube manteve no jornal semanal "Lorena a Cidade" no período de 19/9/1979 a 28/01/1983 coluna filatélica intitulada "Falando de Selos" graças a colaboração do seu diretor Gilberto Ferretti. O jornal encerrou suas atividades comerciais a 28 de janeiro de 1983. O jornal "Guaypacaré" cujo diretor o jornalista João Bosco Pereira de Oliveira, filatelista e ex-presidente do Clube, reservou desde o dia 2 de maio de 1983 a 14 de novembro de 2002, espaço para uma nova coluna filatélica, desta feita intitulada "Filatelia". Voltando a ser publicada regularmente de 2005 até a presente data. A Coluna já conquistou os seguintes Prêmios: “Medalha De Bronze Na Lubrapex 2006” ; “Medalha De Bronze Na 17ª Exposição Nacional De Imprensa E Literatura Filatélica 2007” ; “Medalha De Bronze Prateada Floripa 2008” ; “Medalha De Prata Sulbrapex 2008” ; “Medalha De Bronze Prateada Brapex 2011”. O Jornal Santuário de Aparecida, através de seu redator, envia carta convidando o Professor José Antonio Bittencourt Ferraz para assinar uma Coluna Filatélica semanal, o que foi aceito de bom grado tendo em vista a grande circulação do hebdomadário católico. A primeira coluna foi publicada no dia 23 de novembro de 1986 e a última a 14 de agosto de 1992.
Assinar:
Postagens (Atom)