sábado, 30 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO DE SELOS EM CRUZEIRO

De 06 a 10 de julho próximo será realizada no Centro Cultural Rotunda, Av. Rogério Mariano, s/nº, em Cruzeiro/SP a CRUZEIRO 2012 – 4ª Exposição Filatélica Estadual de Um Quadro. O evento está sendo organizado conjuntamente pela Associação Cultural FILACAP e pelo Clube Filatélico e Numismático de Lorena com o patrocínio da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF) e da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo (FEFIESP) e apoio da Prefeitura Municipal de Cruzeiro através da Secretaria Municipal de Relações Institucionais,  Cultura e Eventos, dos Correios e da Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos (ABRAJOF).
A Exposição Filatélica Estadual de Um Quadro terá a participação de mais de 40 coleções de selos de filatelistas de todo estado de São Paulo e de várias cidades do Brasil. O evento faz parte das comemorações dos 80 anos da Revolução Constitucionalista de São Paulo, que será lembrada na ocasião com a apresentação do selo personalizado CRUZEIRO, CAPITAL DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. Na ocasião será distribuída aos presentes a Edição Especial do jornal FILACAP intitulada CORREIO MILITAR MMDC.
A maioria das coleções de selos expostas é da modalidade filatélica Um Quadro, ou seja, em apenas um quadro expositor, com 16 páginas, onde o colecionador desenvolve sua coleção. Também será exposta uma coleção sobre as Guerras e Revoluções que aconteceram em território brasileiro do filatelista José Antonio Bittencourt Ferraz e, entre elas, a Revolução de 1932 e os painéis do Correio Militar MMDC elaborados pelo pesquisador filatélico Geraldo de Andrade Ribeiro Jr..
Na sexta-feira e no sábado estará presente o Sr. Roberto Silveira, da Filatélica Brasília, atendendo a solicitação dos filatelistas da região, bem como dos estados de Minas gerais e do Rio de Janeiro.
A exposição, com entrada gratuita, poderá ser visitada nos seguintes horários: das 10h00 às 16h00, na sexta-feira e no sábado, das 10h00 às 13h00 no domingo e das 10h00 às 16h00 na segunda e terça-feira.
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!
Maiores informações sobre este evento podem ser obtidas pelo e-mail ac.filacap@uol.com.br ou pelos tels. 12-3101-1558/9151-3659 (Mauricio).


SELO PERSONALIZADO

sexta-feira, 29 de junho de 2012

DIA DO PAPA

Hoje dia 29 de junho, a Igreja Católica, Apostólica e Romana celebra a festa de São Pedro. E por ser a festa de São Pedro, é o dia do Papa, que é seu sucessor.
 “Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,
e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.” Esta passagem do Evangelho segundo Mateus (16, 18a), que será proclamada no próximo domingo, dia 1 de julho, Dia do Papa, confirma o primado de Pedro à frente da Igreja, assim como o de seus sucessores.
Comemorado na Solenidade de São Pedro e São Paulo (29 de junho), o Dia do Papa, no Brasil, é transferido para o domingo seguinte, como foi determinado na VII Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “O Dia do Papa será celebrado em todas as igrejas do Brasil, com pregações e orações que traduzam o amor, veneração, respeito e obediência ao Vigário de Cristo na Terra, Cabeça da Santa Igreja Universal”.
O Santo Padre Bento XVI, que está completando hoje dia 29 de junho 61 anos de sacerdócio (ele foi ordenado em 29 de junho de 1951).


VISITA DO PAPA BENTO XVI AO BRASIL



XII CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL NATAL/RN E
VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II


VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II



X CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL E
VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II
BASÍLICA NACIONAL DE APARECIDA


X CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL E
VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II
CATEDRAL DE BRASÍLIA


X CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL E
VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II
CATEDRAL DO RIO DE JANEIRO




terça-feira, 26 de junho de 2012

FOTOS DO LANÇAMENTO DO SELO PERSONALIZADO E DO CARIMBO COMEMORATIVO DOS 80 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE SÃO PAULO - 1932 - PARTE II

OBLITERANDO
DR. ANTONIO
REPRESENTANDO TODOS OS FILATELISTAS PRESENTES

OBLITERANDO
ANTONIO SÉRGIO DE PINHO
PRESIDENTE DA AMIPEL
ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES INATIVOS E PENSIONISTAS DE LORENA
E COMPANHEIRO LEÃO


OBLITERANDO
Sra. EVA SALES LEITE
DIRETORA PROPRIETÁRIA DA ESCOLA DE MÚSICA,
EX-SECRETÁRIA DA CULTURA DE LORENA E
COMPANHEIRA LEÃO



VISTA PARCIAL DO AUDITÓRIO


E/D



PALACETE "CONDE DE MOREIRA LIMA"
CASA DA CULTURA "PÉRICLES EUGÊNIO DA SILVA RAMOS" - LORENA


 

domingo, 24 de junho de 2012

FOTOS DO LANÇAMENTO DO SELO PERSONALIZADO E DO CARIMBO COMEMORATIVO DOS 80 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE SÃO PAULO - 1932

AO CENTRO
PROF. JOSÉ MAURÍCIO DO PRADO
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL FILACAP E
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS FILATÉLICOS


AO CENTRO
PROF. JOSÉ ANTONIO BITTENCOURT FERRAZ
PRESIDENTE DO CLUBE FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE LORENA


AO CENTRO
Dr. PEDRO AUGUSTO LEITE
PRESIDENTE DO LIONS CLUBE DE LORENA 2011/2012


OBLITERANDO
Sra. CREUSA MARIA SALOTO NOGUEIRA
PRESIDENTE ELEITA DO LIONS CLUBE 2012/2013


AO CENTRO
GERALDO DE ANDRADE RIBEIRO JÚNIOR 
PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO FILATÉLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO


AO CENTRO
CAIO ANDRADE
SECRETÁRIO DA CULTURA DE LORENA


OBLITERANDO
PROF. ELCIO VIEIRA
SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE LORENA





sexta-feira, 22 de junho de 2012

DIA DO ORQUIDÓFILO

Comemora-se hoje – 22 de junho – no Brasil o Dia do Orquidófilo. A escolha dessa data é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu a 22 de junho de 1842, em São Gonçalo de Capivari, MG. Engenheiro, naturalista, botânico, taxonomista, Rodrigues foi, durante quase 20 anos, Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até sua morte, a 6 de março de 1909. Ali conduziu estudos sobre as orquídeas brasileiras, tendo produzido importantes trabalhos, como “Genera et species orchidearum novarum”, em três volumes, e uma “Iconografia das orquídeas”. BaptistoniaCapanemia são exemplos de gêneros nominados por Barbosa Rodrigues. Já a Barbosella é um gênero a ele dedicado.

 
Promenaea stapeliodes
O gênero Promenaea Lindley (Tribo Cymbidiae; Subtribo Stannopeneae) possui 14 espécies e é encontrado em regiões de florestas úmidas no Centro e no Sul do Brasil. Sua denominação tem origem no grego Promeneia, nome de uma sacerdotisa das Dordonas.

Cattleya eldorado Linden
A espécie Cattleya loddigesii Lindley foi a primeira Cattleya a ser introduzida em cultivo na Europa, levada por Messrs Loddigges, de Hackney, Londres, sob a denominação de Epidendrutn violaceum, nome que, depois, foi mudado por John Lindley para Cattleya ioddigesii.

Cattleya ioddigesii Lindley
Cattleya eldorado Linden 1869-1870 subgénero Cattleya Lindley Cattleya SECÇÃO Sua denominação é uma homenagem a William Cattley, cultivador inglês do século XIX, em cujas estufas floriu, pela primeira vez na Europa, uma Cattleya labiata autumnalis Li ndley. que fora remetida como embalagem de outras plantas do Brasil pelo coletor William Swainson.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

EXPOFIL LORENA 2012

                                     


C O N V I T E
80 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA
Visando comemorar os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, o maior feito épico paulista, serão lançados dia 23 de junho de 2012, às 10h, na Casa da Cultura de Lorena, rua Viscondessa de Castro Lima, 10, centro, em Lorena, selo personalizado e carimbo comemorativo lembrando a efeméride. A comemoração é parte do 8º Encontro Filacap de Colecionadores e da Expofil Lorena 2012.
O Encontro Filacap de Colecionadores, que acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, das 09h00 às 17h00, já se tornou um evento tradicional em Lorena, sendo o único deste tipo realizado no Vale do Paraíba No mesmo espaço, de 23 a 27 de junho, das 10h00 às 16h00, os visitantes poderão apreciar belas coleções de selos, postais, cédulas e cartões telefônicos na EXPOFIL LORENA 2012.
O evento está sendo organizado pela Associação Cultural Filacap (de Cachoeira Paulista) e pelo Clube Filatélico e Numismático de Lorena com o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lorena através Secretaria de Cultura e Turismo, da Câmara Municipal de Lorena, do Lions Clube de Lorena e das entidades ligadas à Filatelia: FEBRAF, FEFIESP, ABRAJOF e ABCF.

A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público em geral.
O Colecionismo é Cultura, Arte, Educação e Lazer. Pratique.     


        

quarta-feira, 20 de junho de 2012

1970 - BRASIL - TRICAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL

A Taça Jules Rimet era o prêmio original da Copa do Mundo FIFA. Originalmente nomeada de "Vitória", mas conhecida simplesmente como Taça do Mundo ou Coupe du Monde (em francês), foi oficialmente renomeada em 1946 em honra ao presidente da FIFA, Jules Rimet. Criado por Abel Lafleur, feito de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, medindo 35 cm e pesando 3.8 kg. Tinha a forma de uma taça octogonal, apoiado por uma figura alada representando Nique, deusa grega da vitória (em grego, Νίκη, Níkē).  A seleção brasileira ganhou o troféu pela terceira vez em 1970, ganhando por isso o direito da posse permanente. Contudo, a taça foi roubada em 1983 no Rio de Janeiro e nunca foi recuperada; acredita-se que os ladrões a tenham derretido para vendê-la. A Confederação Brasileira de Futebol então se autorizou de fazer uma réplica. A mesma foi criada por Eastman Kodak, que usou 1.87523 quilogramas (3.97 libras) de ouro, terminando-a em 1986.


1958 - BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL


1963 -BRASIL BICAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL



CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBO 1958
1970 - BRASIL TRICAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL



BICAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL 1962
1970 - BRASIL TRICAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL



DETENTOR DEFINITIVO DA TAÇA JULES RIMET
1970 - BRASIL TRICAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL



DETENTOR DEFINITIVO DA TAÇA JULES RIMET
HOMENAGEM AO CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL
1970 - BRASIL TRICAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL




terça-feira, 19 de junho de 2012

DIA DO CINEMA BRASILEIRO

Em 19 de junho de 1898, o irmão de Paschoal Segreto, Afonso Segreto, rodava o primeiro filme genuinamente nacional no Rio de Janeiro. Tratava-se, na verdade, de um documentário, com cenas da Baía de Guanabara. Ao retornar da Itália, a bordo do navio Brésil, Afonso fez tomadas para o filme que pretendia rodar em solo brasileiro. O primeiro plano cinematográfico mostra o navio entrando na Baía de Guanabara, estreando equipamentos modernos para a época, trazidos do exterior. A seguir, até 1907, o documentário seria o gênero predominante. Cenas sobre o cotidiano carioca e filmagens de locais como Largo do Machado e a Igreja da Candelária, com o mesmo estilo dos documentários franceses do início do século. A partir deste ano, diversas salas de projeção foram inauguradas tanto no Rio quanto em São Paulo, fazendo com que o período entre 1908 e 1912 fosse considerado a belle époque do cinema brasileiro. Até mesmo um centro de produção foi criado no Rio, mas logo suas atividades diminuíram, com a entrada de fitas norte-americanas no país.

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE AMÁCIO MAZZAROPI


CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE AMÁCIO MAZZAROPI


CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE AMÁCIO MAZZAROPI


CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE AMÁCIO MAZZAROPI

 CARIMBO COMEMORATIVO
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE AMÁCIO MAZZAROPI


CENTENÁRIO DO CINEMA BRASILEIRO


segunda-feira, 18 de junho de 2012

DIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

Em 18 de junho de 1908, aportou em Santos, Estado de São Paulo, o navio Kasato Maru, oriundo de Kobe no Japão, trazendo os primeiros 781 imigrantes japoneses, que, em sua maior parte, teriam como destino final as fazendas de café do interior paulista.
No decorrer desses 100 anos, além da agricultura, sua atividade inicial, os imigrantes e seus descendentes, plenamente integrados à sociedade brasileira, participaram e continuam a participar ativamente das mais variadas atividades laborais, em todos os setores econômicos, colaborando de modo muito significativo para o progresso e desenvolvimento do País.
Atualmente, a população com ascendência japonesa, cerca de um milhão e meio de pessoas, é a maior comunidade nipônica fora do Japão, vivendo em diversos pontos do território brasileiro, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, mas também congregando outros núcleos de povoamento importantes, como os da Amazônia, onde se dedicaram ao cultivo do guaraná e fomentaram a peculiar cultura da juta, da qual se obtém valiosa fibra têxtil, utilizada na confecção de tecidos.
Os japoneses nos ensinaram a apreciar novas formas de expressão artística como o origami (arte de dobrar papéis), ikebana (arte de composição floral), e o bonsai (arte de miniaturização de plantas), e, também, despertaram o gosto do brasileiro pela gastronomia japonesa.
A comunidade nipônica enalteceu e reavivou na sociedade brasileira, valores edificantes, como o culto às tradições, o hábito do esporte, a disciplina, a paciência, a perseverança, o perfeccionismo, a religiosidade, a determinação e o elevado sentido de união e eqüidade, que caracterizam o modo de vida dos povos do extremo oriente, os quais sempre cultivaram o hábito do pragmatismo no cotidiano de suas famílias.


BLOCO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

domingo, 17 de junho de 2012

QUE TIPO DE COLECIONADOR VOCÊ É?



4 - O colecionador é a pessoa quem movida a princípio pela curiosidade, se apaixonou pelos selos e sente verdadeiro prazer em tratar deles, conservá-los, guardá-los e classificá-los.

sábado, 16 de junho de 2012

QUE TIPO DE COLECIONADOR VOCÊ É?

3 - O curioso é movido por um vago desejo de saber o que significa o desenho do selo. Seu desejo de aprender, às vezes, pode levá-lo a se tornar um verdadeiro colecionador, se não lhe faltarem as indispensáveis qualidades de ordem e organização, sem as quais nenhum verdadeiro colecionismo é possível.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Dia 15 de junho pp, em Brasília, o Correio lançou o selo alusivo ao "Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa". Para simbolizar a proteção, a solidariedade e o respeito às pessoas idosas, o selo retrata um casal de idosos sob um guarda-chuva, estampado com as palavras AMOR, RESPEITO, DIGNIDADE e CARINHO, imprescindíveis à conscientização contra a violência a essa classe de pessoas. Acima do guarda-chuva protetor estão impressas as palavras agressão, indiferença, violência e desrespeito, representadas em forma de gotas d'água, que são repelidas, não atingindo os idosos protegidos das tormentas de atos que impeçam a sua felicidade, integridade e qualidade de vida. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal. O livro “O Idoso no Direito Positivo Brasileiro” traz a Legislação de 1917 a 2000 compilada, organizada e indexada pela Bacharel Celeste Taques Bittencourt Barroso. Editado pelo Ministério da Justiça – Secretaria de Estado dos Direitos Humanos – Departamento de Promoção dos Direitos Humanos traça um histórico do tema.




 DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

QUE TIPO DE COLECIONARO VOCÊ É?

2 - O imitador guarda selos somente porque seus colegas e amigos estão fazendo coleções. Seu interesse não é profundo nem sincero. Quer apenas imitar, competir e levar a melhor, se possível. Seu interesse superficial só durará enquanto durar a necessidade de concorrência.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

QUE TIPO DE COLECIONADOR VOCÊ É?

1 - O juntador guarda selos, ou porque achou a figura bonitinha, ou porque ouviu dizer que o selo tem valor e dá lucro. Não coleciona. Compra, troca, vende – às vezes até dá algum selo menos valorizado – porém não arruma, não organiza e não estuda. Sua motivação é em boa parte o lucro. Para ele apenas a palavra raridade e valor funcionam.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

80 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA TEM SELO E CARIMBO COMEMORATIVOS
Visando comemorar os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, o maior feito épico paulista, serão lançados dia 23 de junho de 2012, às 10h, na Casa da Cultura de Lorena, rua Viscondessa de Castro Lima, 10, centro, em Lorena, selo personalizado e carimbo comemorativo lembrando a efeméride. A comemoração é parte do 8º Encontro Filacap de Colecionadores e da Expofil Lorena 2012.
O Encontro Filacap de Colecionadores, que acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, das 09h00 às 17h00, já se tornou um evento tradicional em Lorena, sendo o único deste tipo realizado no Vale do Paraiba. Durante o evento colecionadores, comerciantes e aficionados de selos, moedas, cédulas, cartões postais, cartões telefônicos e outros materiais colecionáveis poderão realizar compra, venda e troca destes materiais, bem como assistir a palestras, trocar ideias e ficar a par das novidades desta interessante modalidade cultural.
No mesmo espaço, de 23 a 27 de junho, das 10h00 às 16h00, os visitantes poderão apreciar belas coleções de selos, postais, cédulas e cartões telefônicos na EXPOFIL LORENA 2012.
O evento está sendo organizado pela Associação Cultural Filacap (de Cachoeira Paulista) e pelo Clube Filatélico e Numismático de Lorena com o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lorena através Secretaria de Cultura e Turismo, da Câmara Municipal de Lorena, do Lions Clube de Lorena e das entidades ligadas à Filatelia: FEBRAF, FEFIESP, ABRAJOF e ABCF.
A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público em geral.
Maiores informações sobre este evento poderão ser obtidas pelo e-mail ac.filacap@gmail.com ou pelos tels. 12-3101-1558/9151-3659 (com Maurício).
O Colecionismo é Cultura, Arte, Educação e Lazer. Pratique.

 SELO PERSONALIZADO



CARIMBO COMEMORATIVO

domingo, 10 de junho de 2012

Dia da Língua Portuguesa

10 de junho

Hoje é Dia da Língua Portuguesa, de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Nesta data, assinala-se a morte do poeta Luís de Camões em 1580 e enaltecem-se os feitos passados do povo português.

O mundo que fala português (chamado lusófono) tem atualmente cerca de 250 milhões de pessoas e no Brasil estão 80% desses falantes. O português é a língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano. Seu ensino virou obrigatório nos países que compõem o Mercosul.
Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando então foi tomado pela Indonésia, atualmente é administrado pela ONU).
O fato de a língua portuguesa estar assim espalhada pelos continentes deve-se à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, que levou para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a crenças e hábitos muito diversos, e acabou simplificada em vários dialetos. São chamados de crioulos os dialetos das colônias européias de além-mar. Lembramos alguns escritores brasileiros.

Euclides da Cunha

Mário Quintana

Capostrano de Abreu

Nelson Rodrigues

Guimarães Rosa

Cora Coralina

Cecília Meireles

Carlos Drummond de Andrade

Padre José de Anchieta