quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

ANTON HANSEN TAMMSAARE

Anton Hansen Tammsaare nasceu em Albu, Järvamaa (Estônia) no dia 31 de janeiro de 1878 e morreu em Tallinn (Estônia) no dia 1 de março de 1940 aos 62 anos e hoje comemoramos 140 anos do seu nascimento. Importante escritor estoniano, cujo volumoso romance Tõde ja õigus (Verdade e Justiça) 1926-1933 considerado uma das principais obras da Literatura estoniana e "O Romance Estoniano". Ele veio de uma família pobre, mas que soube poupar dinheiro suficiente para a sua educação. Estudou em Väike-Maarja e Tartu no colégio de Hugo Treffner (1845-1912) e depois na Universidade de Tartu, onde frequentou o curso de Direito. Os estudos de Tammsaare foram interrompidos pela tuberculose em 1911. Ele passou mais de um ano no sanatório de Sochi - onde sua casa pode ser hoje em dia visitada pelos turistas - e os seis anos seguintes na fazenda de seu irmão em Koitjärve, Estônia, lendo as obras de Miguel Cervantes(1547-1616), William Shakespeare (1564-1616) e Homero (?).
Em 1918, quando a Estônia tornou-se independente, Tammsaare mudou-se para Tallinn. E foi lá que ele escreveu suas obras que lhe deram um lugar permanente na Literatura estoniana. Embora Tammsaare tirasse seus temas da história e vida do povo estoniano, seus romances têm profundas ligações com as idéias de Henri Bergson (1859-1941), Carl Gustav Jung (1875-1961) e Sigmund Freud,(1856-1939) e com escritores como Knut Hamsun (1859-1952) e André Gide (1869-1951).




ANTON HANSEN TAMMSAARE


MIGUEL CERVANTES


WILLIAM SHAKESPEARE



KNUT HAMSUN

Resultado de imagem para SELO Freud
SIGMUND FREUD

Resultado de imagem para SELO Henri Bergson
HENRI BERGSON

Resultado de imagem para SELO André Gide
ANDRE GIDE

FRANZ PETER SCHUBERT

Franz Peter Schubert nasceu em Himmelpfortgrund (Monarquia de Habsburgo) no dia 31 de Janeiro de 1797 e morreu em Viena (Império Austríaco) no dia 19 de Novembro de 1828 aos 31 anos e hoje comemoramos 221 anos do seu nascimento. Importante compositor austríaco do fim da era clássica, com um estilo marcante, inovador e poético do romanticismo. Escreveu cerca de seiscentas canções (o "lied" alemão), bem como óperas, sinfonias, incluindo a "Sinfonia Incompleta", sonatas entre outros trabalhos. Viveu pouco e não teve reconhecimento publico , morreu aos 31 anos. Hoje, o seu estilo considerado por muitos como imaginativo, lírico e melódico, fá-lo ser considerado um dos maiores compositores do século XIX, marcando a passagem do estilo clássico para o romântico.



FRANZ PETER SCHUBERT




FRANZ PETER SCHUBERT

HANS POULSEN EGEDE

Hans Poulsen Egede nasceu no dia 31 de janeiro de 1686 em Harstad em Nordland e falecido em 5 de novembro de 1758 em Falster, Dinamarca aos 72 anos e hoje comemoramos 332 anos do seu nascimento. Importante pastor norueguês de ascendência dinamarquesa. Ele também é conhecido como "Apóstolo da Groenlândia".



HANS POULSEN EGEDE



HANS POULSEN EGEDE



HANS POULSEN EGEDE

===================================
VOCÊ SABIA... que a Vitória Régia (Victoria amazonica) aparece pela primeira vez em selo e bloco em homenagem a Feira Mundial de New York no dia 30-10-1940?


FEIRA MUNDIAL DE NEW YORK
SELO


FEIRA MUNDIAL DE NEW YORK
BLOCO
======================================================================

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

JOSÉ CARLOS DO PATROCÍNIO

José Carlos do Patrocínio nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) no dia 9 de outubro de 1853 e morreu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 30 de janeiro de 1905 aos 51 anos e hoje registramos 165 danos da sua morte. Importante farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país. Foi também idealizador da "Guarda Negra", que era formada por negros e ex-escravos para defender a monarquia e o regime imperial.
Numa homenagem a Alberto Santos Dumont (1872-1932), realizada no Teatro Lírico, quando discursava saudando o inventor, foi acometido de uma hemoptise, sintoma da tuberculose que o vitimou. Faleceu pouco depois, aos 51 anos de idade, aquele que é considerado por seus biógrafos o maior de todos os jornalistas da abolição.



JOSÉ CARLOS DO PATROCÍNIO
"TIGRE DA ABOLIÇÃO"



JOSÉ CARLOS DO PATROCÍNIO
"TIGRE DA ABOLIÇÃO"


SANTOS DUMONT

DIA DO QUADRINHO NACIONAL

As histórias em quadrinhos começaram a aparecer no Brasil no século XIX. Mas antes de se apresentarem em tiras, assumiam forma de charges e caricaturas. No dia 30 de janeiro de 1869, o cartunista Ângelo Agostini (1843-1910) publicou a primeira história em quadrinhos brasileira, As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte. Angelo Agostini foi um desenhista italiano que firmou carreira no Brasil. Um dos primeiros cartunistas brasileiros, foi o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado e morreu no dia 28 de janeiro de 1910. E, a partir de 1984, a data de 30 de janeiro passou a ser  comemorado como Dia do Quadrinho Nacional.
Ângelo Agostini nasceu em Vercelli (Itália) no dia 8 de abril de 1843 e morreu no Rio de Janeiro no dia 28 de janeiro de 1910 aos 66 anos.
O gênero, conhecido como 9ª arte, agrada crianças e adultos. Uma pesquisa realizada recentemente, com alunos de escolas públicas de São Paulo, apontou que as histórias em quadrinhos são o tipo de leitura preferido dos pequenos. E, ainda, ajudam os leitores a se aproximar de outros tipos de literatura.




TURMA DA MÔNICA

MENINO MALUQUINHO E SUA TURMA

MAHATMA GANDHI

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu Porbandar (Índia) no dia 2 de outubro de 1869 e morreu em Nova Déli (Ìndia) no dia 30 de janeiro de 1948 aos 79 anos e hoje registramos 70 anos da sua morte. Ele era mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito"Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King Jr. (1929-1968) e Nelson Mandela (1918-2013). Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa). Entretanto, no dia 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. O assassino foi depois julgado, condenado e enforcado, a desrespeito do último pedido de Gandhi que foi justamente a não-punição do seu assassino.




MAHATMA GANDHI


MAHATMA GANDHI


MAHATMA GANDHI


MARTIN LUTHER KING JR


NELSON MANDELA
===================================
A S S I N E 
E
L E I A

======================================================================

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

ADHEMAR GONZAGA

Adhemar Gonzaga nasceu no dia 26 da agosto de 1901 no Rio de Janeiro e morreu no dia 29 de janeiro de 1978 aos 77 anos e hoje registramos 40 anos da sua morte. Importante cineasta e jornalista brasileiro, cidade onde, nos anos 1920, formou o primeiro clube de cinema do país, o Paredão. Criou a prestigiada revista Cinearte (1926-1942), que defendia para o cinema brasileiro padrões estéticos semelhantes aos dos filmes norte-americanos. Fez estágios em Hollywood e fundou, em 1930, os estúdios da Cinédia, primeira tentativa de industrializar a produção cinematográfica no país.Produziu mais de 50 filmes de diretores como Humberto Mauro, Gilda de Abreu e Luís de Barros. Dirigiu, entre outros, o drama "Barro Humano" (1929) e quatro comédias musicais que inspirariam as chanchadas dos anos 50, com destaque para o clássico "Alô, Alô Carnaval" (1936), estrelado por Carmen Miranda e sua irmã Aurora Miranda, onde elas cantam o clássico "Cantoras do Rádio" e outros ídolos do rádio. A Cinédia sobreviveu até os dias atuais, servindo principalmente à televisão e abrigando precioso arquivo sobre o cinema no Brasil.


ADHEMAR GONZAGA

ABDUS SALAM

Abdus Salam nasceu em Santokdas (Paquistão) no dia 29 de Janeiro de 1926 e morreu em Oxford (Inglaterra) no dia 21 de Novembro de 1996 aos 70 anos e hoje comemoramos 92 anos do seu nascimento. Importante físico paquistanês.
Recebeu o Nobel de Física de 1979, por contribuições à teoria unificada das interações fracas e eletromagnéticas entre partículas elementares, inclusive a predição das correntes neutras fracas.



ABDUS SALAM

EMANUEL SWEDENBORG

Emanuel Swedenborg nasceu em Estocolmo (Suécia) no dia 29 de Janeiro de 1688 e morreu em Londres (Inglaterra) no dia 29 de Março de 1772 aos 84 anos e comemoramos 330 anos do seu nascimento. Importante polímata (alguém que detém um grande conhecimento não restrito a uma única área.) e espiritualista sueco. Filho de Sarah Behm Swedberg e Jesper Swedberg , um pastor Luterano e capelão real que foi, em 1703, Bispo de Skara . Formou-se em Engenharia de Minas e serviu ao seu país durante muitos anos como Assessor Real para assuntos de mineração. Após a morte do pai, sua família foi elevada à nobreza pela Rainha Ulrica, pelos méritos do Bispo Swedberg. O sobrenome familiar foi então mudado para Swedenborg e, assim, Emanuel, como filho mais velho, passou a ter lugar no Parlamento sueco, onde teve destacado papel durante muitos anos.



EMANUEL SWEDENBORG

===================================
PENSAMENTO:
"SE VOCÊ APAGASSE TODOS OS ERROS DO SEU PASSADO, APAGARIA TODA A SABEDORIA DO SEU PRESENTE".
ANÔNIMO
======================================================================

domingo, 28 de janeiro de 2018

ANTONIO FELICIANO DE CASTILHO

António Feliciano de Castilho, primeiro Visconde de Castilho, nasceu em Lisboa (Portugal) no dia 28 de Janeiro de 1800 e morreu em Lisboa no dia 18 de Junho de 1875 aos 75 anos e hoje comemoramos 218 anos do seu nascimento. Importante escritor romântico português, polemista e pedagogo, inventor do Método Castilho de Leitura. Em consequência de sarampo perdeu a visão quase completamente aos 6 anos de idade. Licenciou-se em direito na Universidade de Coimbra. Viveu alguns anos em Ponta Delgada, Açores, onde exerceu uma grande influência entre a intelectualidade local. Contra ele se rebelou Antero de Quental (1842-1891) na célebre polemica do Bom-Senso e Bom-Gosto, vulgarmente chamada de Questão Coimbrã, que opôs os jovens representantes do realismo e do naturalismo aos vetustos defensores do ultra-romantismo.


ANTONIO FELICIANO DE CASTILHO




ANTONIO FELICIANO DE CASTILHO


ANTERO DE QUENTAL

FERDINAND VERBIEST

Ferdinand Verbiest nasceu em Pittem, Flandres no dia 9 de Outubro de 1623 e morreu em Pequim no dia 28 de Janeiro de 1688 aos 65 anos e hoje registramos 330 anos da sua morte. Importante foi um astrônomo, matemático, cientista, jesuíta e missionário católico flamengo. Ele chegou à China em 1659, onde ficou conhecido como Nan Huairen. Foi imediatamente convocado para Pequim, para ajudar Adam Schall (1596-1666) , um jesuíta que na altura era presidente do Tribunal das Matemáticas. Mais tarde, Verbiest conseguiu provar ao Imperador Kangxi (1654-1722) que a astronomia europeia era mais precisa e exata do que a astronomia chinesa. Por isso, foi-lhe entregue o importante trabalho de reformar o calendário chinês e, mais tarde, foi também convidado a reconstruir e reequipar o Observatório Antigo de Pequim. Ele tornou-se também diretor do Observatório Antigo de Pequim e presidente do Tribunal das Matemáticas, que era um importante conselho imperial para matérias científicas, nomeadamente para a organização do calendário chinês, para a previsão de eclipses e para a observação astronômica.
Verbiest tornou-se inclusivamente amigo do Imperador Kangxi, que frequentemente lhe solicitava o seu vasto conhecimento na filosofia, na geometria e na música. O Imperador, que era um grande simpatizante dos jesuítas, concedeu a Verbiest o mais alto grau de mandarinato. Ele trabalhou também como diplomata, cartógrafo e até tradutor, porque ele dominava o latim, o alemão, o holandês, o espanhol e o italiano. Ele escreveu ainda mais de trinta livros.
Morreu em Pequim, no dia 28 de Janeiro de 1688, e foi sepultado em Pequim, junto a Matteo Ricci (1552- 1610) e Adam Schall (1592-1666).


FERDINAND VERBIEST



FERDINAND VERBIEST


ADAM SCHALL


MATTEO RICCI

SÃO TOMÁS DE AQUINO

Tomás de Aquino, em italiano Tommaso d'Aquino nasceu em Roccasecca (Itália) no 28 de janeiro de 1225 e morreu em Fossanova (Itália) no dia 7 de março de 1274 aos 49 anos e hoje comemoramos 793 anos do seu nascimento. Importante frade da Ordem dos Pregadores (dominicano) italiano cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica, e que, por isso, é conhecido como "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis". "Aquino" é uma referência ao condado de Aquino, uma região que foi propriedade de sua família até 1137. São Tomás de Aquino é o Padroeiro dos Acadêmicos; contra tempestades; contra raios; apologistas; livreiros; academias, escolas e universidades católicas; castidade; ensino; filósofos; editores; acadêmicos; estudantes; teólogos; diversas cidades



SÃO TOMÁS DE AQUINO
===================================
VOCÊ SABIA... que a XV Exposição Filatélica Luso-Brasileira - LUBRAPEX 95 ocorreu em São Paulo (SP)?

ENVELOPE COMEMORATIVO - FDC

===================================
PENSAMENTO:
"Paradoxo da Riqueza - não é mais rico aquele que mais tem, mas aquele que menos necessita."
ANÔNIMO
==================================

sábado, 27 de janeiro de 2018

JOÃO CAETANO

João Caetano dos Santos nasceu em Itaboraí (RJ) no dia 27 de janeiro de 1808 e morreu no Rio de Janeiro no dia 24 de agosto de 1863 aos 55 anos e hoje comemoramos 210 anos do seu nascimento. Importante ator e encenador brasileiro.Começou a carreira como amador, até que em 24 de abril de 1831 estreou como profissional na peça O Carpinteiro da Livônia, mais tarde representada como Pedro, o Grande. Apenas dois anos depois, em 1833, João Caetano já ocupava o teatro de Niterói junto com um elenco de atores brasileiros. Assim iniciava a Companhia Nacional João Caetano. O ator também exerceu as funções de empresário e ensaiador. Autodidata da arte dramática, seu gênero favorito era a tragédia, mas chegou a representar papéis cômicos.
Além de atuar em muitas peças, tanto no Rio como nas províncias, João Caetano publicou dois livros sobre a arte de representar: Reflexões Dramáticas, de 1837, e Lições Dramáticas, de 1862.




1º CONGRESSO BRASILEIRO DE TEATRO-RJ
JOÃO CAETANO DOS SANTOS
9-7-1951

TEATRO JOÃO CAETANO DOS SANTOS



CENTENÁRIO DA MORTE
JOÃO CAETANO DOS SANTOS
1863 - 1963

OSWALDO ARANHA

Osvaldo Euclides de Sousa Aranha nasceu em Alegrete (RS) no dia 15 de fevereiro de 1894 e morreu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 27 de janeiro de 1960 aos 66 anos e hoje registramos 58 anos da sua morte. Importante advogado, político e diplomata brasileiro. Na noite do dia 27 de janeiro de 1960, Osvaldo Aranha faleceu em sua residência, na Rua Cosme Velho nº 415, de ataque cardíaco. Sua morte causou grande comoção tanto no Brasil como no mundo. Seu enterro, acompanhado por milhares de pessoas, reuniu os maiores nomes da política brasileira, entre eles o presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) (que foi um dos que carregaram o caixão de Aranha), Tancredo Neves (1910-1985) e Horácio Lafer(1900-1965).

SELO COMEMORATIVO
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO
OSWALDO ARANHA
PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA GERAL DA O.N.U.-1947


SELO COMEMORATIVO
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO
JUSCELINO KUBITSCHECK


SELO COMEMORATIVO
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

EDWARD WHITE - ROGER CHAFFEE -VIRGIL GRISSON

Edward Higgins White II nasceu em San Antonio (USA) no dia 14 de Novembro de 1930 e morreu no Cabo Canaveral (USA) no dia 27 de Janeiro de 1967 aos 36 anos e hoje registramos 51 anos da sua morte. Foi o primeiro astronauta norte-americano a fazer um passeio no espaço. Morreu, aos 36 anos, no incêndio ocorrido na plataforma de lançamento na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral em 1967, durante os testes na cabine de comando da Apollo 1. 
Roger Bruce Chaffee nasceu em 15 de fevereiro de 1935 em Grand Rapids, Michigan (USA) hoje registramos 51 anos da sua morte. Foi um astronauta estadunidense. Filho de Don Chaffee, piloto aéreo em parques de diversões na área rural. Em setembro de 1953 foi estudar no Instituto de Illinois de Tecnologia em Chicago. Em 1957 completou seu treinamento como piloto naval e graduado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Purdue. Casou com Martha Trompa em 1957. Morreu asfixiado em 27 de janeiro de 1967, junto com os astronautas Virgil Grisson e Ed White, em um incêndio dentro da cabine da nave Apollo 1.
Virgil Ivan "Gus" Grissom nasceu em Mitchell (USA) no dia 3 de abril de 1926 e morreu em Cabo Canaveral (USA) no dia 27 de janeiro de 1967 aos 41 anos e hoje registramos 51 anos da sua morte. Foi um astronauta e piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, integrante do primeiro grupo de sete astronautas do Projeto Mercury, o primeiro Programa espacial dos Estados Unidos.





EDWARD WHITE

PRIMEIRO ASTRONAUTA AMERICANO A FAZER PASSEIO NO ESPAÇO


VIRGIL I. GRISSON


===================================
VOCÊ SABIA... que a XIII Exposição Filatélica Luso-Brasileira ocorreu na cidade de Brasília-Brasil?


BLOCO COMEMORATIVO




ENVELOPE COMEMORATIVO - FDC
=================================== PENSAMENTO:
"Paradoxo do Silêncio - o silêncio é o grito mais forte"
Shopenhauer
===================================

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

SEÁN MACBRIDE

Seán MacBride nasceu em Paris (França) no dia 26 de janeiro de 1904 e morreu em Dublin (Irlanda) no dia 15 de janeiro de 1988 aos 84 anos e hoje comemoramos 114 anos do seu nascimento. Importante político irlandês, foi presidente da anistia internacional.
Recebeu o Nobel da Paz de 1974, juntamente com Eisaku Sato (1901-1975), pela dedicação constante pelos direitos humanos em diversas funções e organizações.




MEDALHA SEÁN MACBRIDE

EISAKU SATO

JOÃO ALVES BRANCO NÚNCIO

João Alves Branco Núncio nasceu em Alcácer do Sal (Portugal) no dia de 15 de fevereiro de 1901 e morreu em Golegã (Portugal) no dia 26 de janeiro de 1976 aos 75 anos e hoje registramos 42 anos da sua morte. Importante cavaleiro tauromáquico português.
Nascido numa casa branca junto à de seu tio António Caetano de Figueiredo (1810-?) Visconde de Alcácer do Sal, hoje sede da Sociedade Filarmônica Visconde de Alcácer do Sal, o seu avô paterno, Joaquim Mendes Núncio (1840-?), mudara-se da Golegã para Alcácer do Sal, no ano de 1878. Cavaleiro de estilo espetacular e figurativo, João Branco Núncio participou, ao longo da sua carreira, em mais de 1000 corridas, lidou mais de 2000 toiros e montou cerca de 60 cavalos, alcançando inúmeros êxitos. Em 1949 foi agraciado como comendador da Ordem de Benemerência; em 1963, ao celebrar 40 anos de carreira, com o grau de oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada; em 1973 como comendador da Ordem do Infante D. Henrique.




JOÃO ALVES BRANCO NÚNCIO