domingo, 30 de junho de 2013

PRIMERA VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II

O papa João Paulo II esteve no Brasil quatro vezes, sendo três delas oficiais e uma delas, porém, permaneceu apenas no aeroporto, quando ia para a Argentina em 1982, onde fez um rápido discurso durante a escala de seu voo no Rio de Janeiro. Na primeira, chegou ao meio-dia de 30 de junho de 1980, foi recebido pelo general João Batista Figueiredo, percorreu treze cidades em apenas doze dias, percorrendo um total de 30 000 quilômetros. Durante 12 dias João Paulo II percorreu as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza. Essa visita foi marcada pela expectativa dos brasileiros em receber pela primeira vez um Papa no país e pela beatificação do jesuíta espanhol José de Anchieta, fundador da cidade de São Paulo. O Papa participou do X Congresso Eucarístico Nacional, realizado entre 30 de junho a 12 de julho 1980, em Fortaleza, no Ceará. Durante a visita, bancos e repartições públicas fecharam, teatros atrasaram os espetáculos e os esquemas rodoviários foram alterados. Essa foi uma das maiores movimentações populares já registradas no Brasil. Em pleno regime militar, defendeu a justiça social, liberdade sindical, reforma agrária, direitos humanos e educação sexual. Mas também condenou a Teologia da Libertação e o aborto. Destacou-se, na primeira visita, a música "A bênção, João de Deus", composta para a ocasião por Péricles de Barros.



 
PAPA JOÃO PAULO II
 
 
PAPA JOÃO PAULO II
 
 
MEDALHA
PAPA JOÃO PAULO II

 

BRASIL - PENTA CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL

Copa do Mundo FIFA de 2002 ou Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2002 foi a décima sétima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol que reuniu 32 equipes entre os dias 31 de Maio e 30 de Junho. O Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial, depois de derrotar a Alemanha na final. Foi a primeira vez que dois países sediaram unidos o evento, a primeira vez que três seleções - França, Japão e Coreia do Sul - estavam classificadas automaticamente e a primeira vez que uma edição da Copa não aconteceu na Europa ou nas Américas. Foi um avanço do continente Asiático. Foi a última edição do torneio, onde o campeão anterior do torneio garantia vaga direta na fase final da competição. A França, campeã da edição de 1998, foi a última privilegiada por este sistema. A partir do final deste Mundial, a seleção campeã teria que garantir vaga na próxima competição, jogando as Eliminatórias. A partir daí, somente o país-sede do próximo Mundial é que teria vaga direta na fase final, sem a necessidade de disputar as Eliminatórias.



 
SELO COMEMORATIVO
BRASIL - PENTA CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL
 
MOEDA COMEMORATIVA
BRASIL - PENTA CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL
 
MOEDA COMEMORATIVA
BRASIL - PENTA CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL
 
 
 
 

CHICO XAVIER

Francisco de Paula Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier  nasceu  em Pedro Leopoldo no dia 2 de abril de 1910 e morreu em Uberaba no dia 30 de junho de 2002). Fi um médium, filantropo e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo. Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos. Através de sua mediunidade, psicografou 468 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário.
Chico Xavier vem recebendo grandes homenagens no Brasil e em outros países, por exemplo: Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura.  No ano de 2000 Chico Xavier foi eleito o "Mineiro do Século XX", em um concurso realizado pela Rede Globo Minas, tendo vencido com 704.030 votos e em 2012 foi eleito o O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em concurso realizado pelo programa homônimo do SBT, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade."


CHICO XAVIER
 
 
 
CHICO XAVIER
 
 
 
MEDALHA
CHICO XAVIER
 
 

sábado, 29 de junho de 2013

CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL - 1958



A Copa do Mundo FIFA de 1958 foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 8 de junho até 29 de junho de 1958. O evento foi sediado na Suécia, tendo partidas realizadas nas cidades de Borås, Eskilstuna, Gotemburgo, Halmstad, Helsingborg, Malmö, Norrköping, Örebro, Sandviken, Solna, Uddevalla e Västerås. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 12 delas europeias (Suécia, Alemanha Ocidental, Áustria, França, Tchecoslováquia, Hungria, União Soviética, Iugoslávia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales) e 4 americanas (Argentina, Brasil, México e Paraguai).
A final seria disputada no Estádio Råsunda entre Brasil e Suécia em frente a um público de 50.000. O Brasil perde o sorteio e joga de azul, pois ambos os times tinham o uniforme nº 1 em amarelo. "Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida" disse o dirigente da delegação brasileira Paulo Machado de Carvalho. Nem o gol sueco que inaugurou o placar abalou a equipe. Didi, o príncipe etíope, certamente uma das peças mais importantes do time brasileiro, pegou a bola e foi calmamente andando com ela debaixo dos braços, lembrando a todos que o Botafogo, base daquela seleção, tinha dado uma goleada na Suécia, de forma que não ia ser a seleção brasileira que ia perder deles. Resultado: uma partida excepcional que, mesmo com a derrota por 5 a 2 em casa, foi aplaudida de pé pela torcida sueca, ao saudar como campeões do mundo Garrincha, Pelé, Vavá, Zito, Mazzola, Nilton Santos, Didi, Gilmar, Zagallo, entre outros. Assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez campeão mundial de futebol.


FLORIANO PEIXOTO


Floriano Vieira Peixoto  nasceu em Maceió, Alagoas no dia 30 de abril de 1839 e morreu em Barra Mansa, Rio de Janeiro no dia 29 de junho de 1895. Militar e político brasileiro. Primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, presidiu o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República Velha. Foi denominado "Marechal de Ferro" e "Consolidador da República".
Floriano Peixoto, em seus três anos de governo como presidente enfrentou a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, iniciada em fevereiro de 1893. Ao atacá-la, apoiou Júlio Prates de Castilhos. O apelido de "Marechal de Ferro" se popularizou devido à força com que o presidente suprimiu tanto a "Revolução" Federalista, que ocorreu na cidade de Desterro (atual Florianópolis), como a Segunda Revolta da Armada. .
O culto à personalidade de Floriano – o florianismo – foi o precursor dos demais "ismos" da política do Brasil: o getulismo, o ademarismo, o janismo, o brizolismo, o malufismo e o lulismo.


 
CÉDULA
FLORIANO PEIXOTO
PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE E
SEGUNDO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
 
 
 
FLORIANO PEIXOTO
PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE E
SEGUNDO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
 
 
 
FLORIANO PEIXOTO
PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE E
SEGUNDO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
 
 
 
 
 
 
 

ANTOINE DE SAINT EXUPER



Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry nasceu em Lyon(França) no dia 29 de junho de 1900 e morreu no Mar Mediterrâneo no dia 31 de julho de 1944. Grande escritor, ilustrador e piloto, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. As suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França. Destaca-se Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe, no Brasil ou O Principezinho, em Portugal) de 1943, livro de grande sucesso de Saint-Exupéry.


 
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
 
 
 
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
 
 
 
 
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
 
 
 
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
 
 
 

KATHRINE HEPBURN


Katharine Houghton Hepburn nasceu em Hartford(USA) no dia 12 de Maio de 1907 e morreu em Old Saybrook no dia 29 de Junho de 2003. Foi uma importante atriz dos Estados Unidos. A carreira de Hepburn é vista como uma das mais famosas de Hollywood e durou por mais de 60 anos. Ela trabalhou com diversos tipos de gêneros da comédia ao drama e recebeu quatro prêmios do Oscar de Melhor Atriz, um recorde até os dias atuais.


 
Katharine Houghton Hepburn

sexta-feira, 28 de junho de 2013

CAMPOS SALES


Manuel Ferraz de Campos Sales nasceu em Campinas(SP) no dia 15 de fevereiro de 1841 e morreu em Santos(SP) no dia 28 de junho de 1913. Grande advogado e político brasileiro, segundo presidente do estado de São Paulo, de 1896 a 1897 e o quarto presidente da República, entre 1898 e 1902.Campos Sales recebeu o apelido de Campos Selos, por causa do imposto do selo, sendo vaiado ao deixar a presidência também por causa de sua política de ajuste financeiro que incluíra a retirada de circulação de papel-moeda , o que dificultou o consumo interno e o comércio, política econômica essa que fora mal compreendida pela população brasileira. Como governador, na época se dizia presidente, enfrentou um surto de febre amarela em todo o estado, um conflito na colônia italiana na capital, uma onda de violência na cidade de Araraquara, no episódio que ficou conhecido como Linchaquara, e enviou tropas estaduais para combater na Guerra de Canudos. Campos Sales governou até 15 de novembro de 1902, e conseguiu fazer seu sucessor, elegendo, em 1 de março de 1902, o Conselheiro Rodrigues Alves, paulista, como presidente da república, e como vice-presidente, o mineiro Silviano Brandão, que faleceu, sendo substituído por outro mineiro, o Conselheiro Afonso Pena.

CAMPOS SALES
 
 
 
EUCLIDES DA CUNHA
 
 
 
CONSELHEIRO RODRIGUES ALVES
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

ITAMAR FRANCO


Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu a bordo de um navio de cabotagem, um "Ita" da Companhia Nacional de Navegação Costeira, no Oceano Atlântico entre o Rio de Janeiro e Salvado no dia 28 de junho de 1930. O registro civil de seu nascimento foi feito na capital baiana, onde sua mãe viúva encontraria abrigo na casa de seu tio e morreu em São Paulo, 2 de julho de 2011. Foi um político brasileiro, 33º presidente da República (1992-1994), vice-presidente (1990-1992), senador por Minas Gerais (1975-1983; 1983-1990 e 2011) e governador do estado de Minas Gerais (1999-2003). Era o filho caçula de Augusto César Stiebler Franco (1898 - 1929), falecido pouco antes de seu nascimento, e Itália América di Lucca Cautiero (1901 - 1992), filha de imigrantes italianos da região Vêneto. Seus avós paternos eram Arquimedes Pedreira Franco (bacharel em direito) e Mathilde Stiebler, esta, descendentes de holandeses; Seus avós maternos eram Pasquale Cautiero e Raffaela di Lucca, ambos italianos, da região do Vêneto, no nordeste da Itália. Sua família era de Juiz de Fora, onde cresceu e se formou no antigo curso de engenharia civil eletrotécnica (hoje dividido em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica) em 1955, graduado na Escola de Engenharia de Juiz de Fora. Era oficial da Reserva R/2 do Exército Brasileiro pelo NPOR de Juiz de Fora. Ingressou na carreira política em 1955, quando filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

 
ITAMAR FRANCO
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JEAN BAPTISTE DEBRET


Jean-Baptiste Debret ou De Bret nasceu em Paris no dia 18 de abril de 1768 e morreu em Paris no dia 28 de junho de 1848. Grande pintor, desenhista e professor francês. Integrou a Missão Artística Francesa (1816), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou pintura. De volta à França (1831) publicou Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839), documentando aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira no início do século XIX. Uma de suas obras serviu como base para definir as cores e formas geométricas da atual bandeira republicana, adotada em 19 de novembro de 1889. Filho de Jacques Debret, funcionário do parlamento francês e estudioso de História Natural e Arte, e irmão de François Debret (nascido em 1777), arquiteto, membro do Institut de France. Era parente (primo) de Jacques-Louis David (1748-1825), líder da escola neoclássica francesa. Estudou no Lycée Louis-le-Grand. Foi aluno da Escola de Belas Artes de Paris, na classe de Jacques-Louis David. Também chegaria, como seu irmão François, ao Institut de France. Obteve em 1791 o segundo prêmio de Roma, com a tela Régulus voltando a Cartago. A Revolução Francesa necessitava de engenheiros que entendessem de fortificações; foram, então, selecionados alguns dos alunos mais brilhantes para o curso de Engenharia. Debret foi um dos escolhidos, tendo estudado engenharia por cinco anos, seguindo a tradição da família, na École Nationale des Ponts et Chaussées. Depois de formado, em janeiro de 1795 foi contratado como desenhista de 3 classe na École centrale des Travaux Publics (futura École Polytechnique) que apenas começava suas atividades. Em dezembro do mesmo ano é passa a professor de desenho. . Em abril de 1796, sua vaga foi extinta e ele deixa a escola a École Polytechnique.

JEAN BAPTISTE DEBRET
 
 
TELA
JEAN BAPTISTE DEBRET
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------