EMILE LOUBET
O objetivo deste é divulgar as atividades da Filatelia, Numismática e Colecionismo de um modo geral oferecendo uma contribuição para o processo de aprimoramento dos que se dedicam a arte de colecionar selos, moedas, cédulas, medalhas, etc trocando experiências e fazendo amizades. Para enriquecê-lo, agradeço a todos que possam contribuir com notícias de mostras e exposições, movimentos filatélicos e numismáticos, artigos, comentários, críticas e sugestões pertinentes.
quinta-feira, 31 de dezembro de 2015
EMILE LOUBET
Emile Loubet nasceu no dia 31 de de Dezembro de 1838 em Marsanne no Drôme (França) e a morreu no dia 20 de Dezembro de 1929 em Montelimar, em Drôme (França). Importante estadista francês, Presidente da República Francesa a partir de 1899 a 1906 no âmbito da Terceira República. Advogado de profissão, ele foi eleito Deputado do Drôme. Ministro das Obras Públicas e do Interior, ele foi chamado em 1892 para dirigir o governo da França, Presidente do Conselho, o seu ministério cai por causa do escândalo do Panamá. Em 1896, Loubet é eleito presidente do Senado. Após a morte do Presidente Félix Faure (1841-1899) ele foi eleito Presidente da República francesa para um mandato de sete anos. Ele não compete para sua própria sucessão, aposentando-se assuntos nacionais no final de seu mandato.
GEORGE MARSHALL
George Catlett Marshall, Jr. nasceu em Uniontown, Pensilvânia (USA) no dia 31 de Dezembro de 1880 e morreu em Washington, DC. no dia 16 de outubro de 1959 aos 78 anos e hoje comemoramos 135 anos do seu nascimento. Importante general dos Estados Unidos, combatente na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, célebre por ser autor do Plano Marshall, de ajuda à reconstrução da Europa devastada após a guerra de 1939-1945. Foi Secretário de Estado dos Estados Unidos e também Secretário de Defesa. Recebeu da Rinha da Inglaterra a Ordem do Banho a mais alta condecoração inglesa. Foi premiado com o Nobel da Paz em 1953, pela iniciativa do Plano Marshall.
GEORGE MARSHALL
GEORGE MARSHALL
GEORGE MARSHALL
GEORGE MARSHALL
MEDALHA
PRÊMIO NOBEL
================
Jesus
nasceu!
Feliz 2016
Paz na
terra aos homens de boa vontade.
================
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
LUIZ DA CÂMARA CASCUDO
Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal (RN) no dia 30 de dezembro de 1898 e morreu em Natal no dia 30 de julho de 1986 aos 88 anos e hoje comemoramos 117 anos do seu nascimento. Importante historiador,antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. Câmara Cascudo passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo Instituto de Antropologia leva seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). Entre seus muitos títulos destacam-se: Alma patrícia (1921), obra de estreia, e Contos tradicionais do Brasil (1946). Estudioso do período das invasões holandesas, publicou Geografia do Brasil Holandês (1956). Suas memórias, "O tempo e eu" (1971), foram editadas postumamente.
LUIZ DA CÂMARA CASCUDO
LUIZ DA CÂMARA CASCUDO
JOSÉ RIZAL
José Protasio Rizal Mercado y Alonso Realonda nasceu em Calamba, Laguna, Filipinas no dia 19 de junho de 1861 e foi fuzilado em Manila nas muralhas do Forte Santiago hoje Rizal Park no dia 30 de dezembro de 1896 aos 35 anos e hoje registramos 119 anos da sua morte. Importante escritor, poeta, oftalmologista, jornalista e revolucionário nacionalista filipino, o mais proeminente defensor de reformas nas Filipinas durante o período colonial espanhol e de sua eventual independência da Espanha. É largamente considerado um dos grandes heróis das Filipinas. É o autor de Noli Me Tángere, El Filibusterismo, e de uma série de poemas e ensaios. Foi executado em 30 de dezembro de 1896, por um esquadrão de soldados filipinos do Exército Espanhol. José Rizal foi porta-estandarte da Guerra da Independência das Filipinas. Pertencente a uma família rica de plantadores de ascendência chinesa, nasceu em 1861 e estudou medicina em Madrid. Foi aí que começou a luta pela independência, que acabou a 30 de dezembro de 1896 com o seu fuzilamento. No lugar onde foi fuzilado, ao lado das muralhas do Forte Santiago, situa-se um dos maiores parques da Ásia, o parque Rizal, dedicado a ele em 1913, que é o pulmão da cidade e que conta com uma estátua de 15 metros de altura, erguida junto ao seu túmulo.
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
=================
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
JOSÉ RIZAL
=================
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
WILLIAM OSLER
William Osler nasceu no dia 12 de julho de 1849 em Bradford West Gwillimbury, Canadá e morreu no dia 29 de dezembro de 1919 em Oxford, Reino Unido aos 70 anos e hoje registramos 96 anos da sua morte. Importante médico canadense, sendo um dos ícones da medicina moderna, chamado por vezes de "pai" dela, mas que no entanto Avicena (980-1037) era tido como tal por ele.
Como conhecedor e defensor da Reflexologia, certa vez disse: "Quando os nervos dos olhos e dos pés forem corretamente entendidos, haverá menos necessidade de intervenções cirúrgicas".
===================================
Como conhecedor e defensor da Reflexologia, certa vez disse: "Quando os nervos dos olhos e dos pés forem corretamente entendidos, haverá menos necessidade de intervenções cirúrgicas".
WILLIAM OSLER
WILLIAM OSLER
AVICENA
===================================
===================================
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
VISCONDE DE MAUÁ - PATRONO DA MARINHA MERCANTE E DOS TRANSPORTES
Irineu Evangelista de Sousa, Visconde de Mauá nasceu em Arroio Grande (RS) no dia 28 de dezembro de 1813 e morreu em Petrópolis (RJ) no dia 21 de outubro de 1889 aos 75 anos e hoje comemoramos 202 anos do seu nascimento. Mauá, nome indígena, significa “aquele que é elevado”. Importante comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro. Ao longo de sua vida foi merecedor, por contribuição à industrialização do Brasil no período do Império (1822-1889), dos títulos nobiliárquicos primeiro de barão (1854) e depois de Visconde de Mauá (1874). Foi pioneiro em várias áreas da economia do Brasil. Dentre as suas maiores realizações encontra-se a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro no país, a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá, no atual estado do Rio de Janeiro, o início da exploração do rio Amazonas e afluentes, bem como o Guaíba e afluentes, no Rio Grande do Sul, com barcos a vapor, a instalação da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro, a criação do primeiro Banco do Brasil, e a instalação do cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e a Europa.
O corpo do Visconde de Mauá foi trazido de Petrópolis à corte de trem, pela mesma estrada de ferro que construíra anos antes, e sepultado no mausoléu de sua família, no Cemitério de São Francisco de Paula, no bairro do Catumbi.
VISCONDE DE MAUÁ - PATRONO DA MARINHA MERCANTE
OTTO DE OLIVEIRA LARA RESENDE
Otto de Oliveira Lara Resende nasceu em São João del-Rei (MG) no dia 1 de maio de 1922 e morreu no Rio de Janeiro no dia 28 de dezembro de 1992 aos 70 anos e hoje registramos 23 anos da sua morte. Importante jornalista e escritor brasileiro. Otto é pai do economista André Lara Resende (1951). Seu pai, Antônio de Lara Resende (1894-1988), era professor, gramático e memorialista, e foi casado com Maria Julieta de Oliveira (?) com quem teve 20 filhos, dos quais Otto era o quarto.
JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO
João Domingos Bomtempo nasceu em Lisboa (Portugal) no dia 28 de dezembro de 1771 e morreu em Lisboa no dia 18 de agosto de 1842 aos 70 anos e hoje comemoramos 244 anos do seu nascimento. Importante pianista clássico, compositor e pedagogo português. Desde cedo iniciou os estudos de música, oboé e contraponto com seu pai, Francesco Saverio Bomtempo (1740-1795) - oboísta na Corte de Lisboa- que viera da Itália para Portugal no tempo de D. José. Estudou no Seminário Patriarcal, aos 14 anos foi admitido na Irmandade de Santa Cecília como cantor da Capela Real da Bemposta e aos vinte anos tomou o lugar de seu pai, entretanto falecido, na Orquestra da Real Câmara, da qual fez parte até 1801.
===================================
JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO
===================================
===================================
domingo, 27 de dezembro de 2015
JOHANNES KEPLER
Johannes Kepler nasceu em Weil der Stadt (Alemanha) no dia 27 de dezembro de 1571 e morreu em Ratisbona (Alemanha) no dia 15 de novembro de 1630 aos 51 anos e hoje comemoramos 444 anos dos seu nascimento. Importante astrônomo e matemático alemão. Considerado figura-chave da revolução científica do século XVII. É mais conhecido por ter formulado as três leis fundamentais da mecânica celeste, conhecidas como Leis de Kepler, codificadas por astrônomos posteriores com base em suas obras Astronomia Nova, Harmonices Mundi, e Epítome da Astronomia de Copérnico. Essas obras também forneceram uma das bases para a teoria da gravitação universal de Isaac Newton (1642-1727).
JOHANNES KEPLER
JOHANNES KEPLER
JOHANNES KEPLER
JOHANNES KEPLER
ISAAC NEWTON
===================================
===================================
sábado, 26 de dezembro de 2015
HEINRICH SCHLIEMANN
Heinrich Schliemann nasceu em Neubukow, Mecklemburgo-Schwerin (Alemanha) no dia 6 de janeiro de 1822 e morreu em Nápoles (Itália) no dia 26 de dezembro de 1890 aos 68 anos e hoje registramos 125 anos da sua morte. Importante arqueólogo clássico alemão, um defensor da realidade histórica dos topônimos mencionados nas obras de Homero (IX e VIII a.C) e um importante descobridor de sítios arqueológicos micênicos, como Troia e a própria Micenas. Nos anos 1870, Schliemann viajou pela Anatólia e escavou o sítio arqueológico do Hisarlik, revelando várias cidades construídas em sucessão a cada outra. Uma das cidades descobertas por Schliemann, nomeada Troia VII, é frequentemente identificada com a Troia Homérica. Filho de um pastor protestante alemão, Schliemann, desde criança, era fascinado pelas obras de Homero e tinha extrema fé de que Troia existira de fato. Estuda até seus quatorze anos, quando então começa a trabalhar como aprendiz em uma loja. Em 1841, embarcou para Hamburgo, mais tarde para a Venezuela, e retornou à Europa (Amsterdã). Em 1846, com vinte e quatro anos de idade mudou-se para São Petersburgo, Rússia, onde trabalhou como correspondente e guarda-livros, levando seis semanas, por meio de seu próprio método, para aprender o russo.
Um ano depois fundava sua própria casa comercial, custando tempo e trabalho. Neste tempo aprendeu novos idiomas, passando a dominar então nove línguas além da sua língua natal, o alemão: inglês, francês, holandês,espanhol, português, italiano, russo, sueco e polaco.
Um ano depois fundava sua própria casa comercial, custando tempo e trabalho. Neste tempo aprendeu novos idiomas, passando a dominar então nove línguas além da sua língua natal, o alemão: inglês, francês, holandês,espanhol, português, italiano, russo, sueco e polaco.
HEINRICH SCHLIEMANN
HEINRICH SCHLIEMANN
HEINRICH SCHLIEMANN
HEINRICH SCHLIEMANN
SIMON MARIUS
Simon Marius nasceu no dia 10 de janeiro de 1573 em Gunzenhausen (Alemanha) e morreu no dia 26 de dezembro de 1624 em Ansbach (Alemanha) aos 51 anos e hoje registramos 391 anos da sua morte. Importante astrônomo alemão. Em 1614 Marius publicou a obra "Mundus Iovalis", descrevendo o planeta Júpiter e suas luas. Na obra, afirmou ter descoberto as quatro maiores luas de Júpiter dias antes de Galileu Galilei (1564-1642). Tal afirmação deu início a uma disputa com Galileu. Considera-se possível que Marius tenha descoberto as luas de Júpiter independentemente, mas pelo menos alguns dias depois que Galileu; se tal afirmação for verdadeira, Marius seria a única pessoa que observou as luas no período anterior à publicação das observações de Galileu. Independente desta questão, os nomes mitológicos pelos quais estas luas são conhecidas atualmente (Io, Europa, Ganímedes e Calisto) são aqueles dados por Marius.
Simon Marius também afirmava ser o descobridor da Nebulosa de Andrômeda, que na realidade já era conhecida desde a Idade Média por astrônomos árabes.
Simon Marius também afirmava ser o descobridor da Nebulosa de Andrômeda, que na realidade já era conhecida desde a Idade Média por astrônomos árabes.
CARIMBO COMEMORATIVO
CARIMBO COMEMORATIVO
===================================
"FILATELIA, NUMISMÁTICA E COLECIONISMO: SOMATÓRIA DE ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER E TERAPIA". (J.A.B.F.)
===================================
sexta-feira, 25 de dezembro de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)