quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial de Combate ao Fumo - 31 de maio

Está provado científica e clinicamente que cerca de 90% dos casos de câncer pulmonar são ocasionados pelo uso freqüente do cigarro. Mas outros órgãos do corpo humano podem ser afetados: boca, laringe, faringe, estômago, pâncreas, rins e bexiga. O câncer não é a única doença causada pelo tabagismo. A fumaça do cigarro é composta de 2% a 6% de monóxido de carbono, gás tóxico que corrompe as hemácias do sangue, dificultando o transporte e a utilização do oxigênio. Assim, o fumante sempre está mais propenso a adquirir moléstias do sistema respiratório, como a bronquite e o enfisema. Das mortes causadas pelo fumo, cerca de 25% têm como causa as doenças coronárias, entre elas o infarto. Comparado a quem não fuma, o fumante corre o dobro do risco de sofrer um infarto do miocárdio, porque o tabaco lesiona os vasos sangüíneos e aumenta a concentração do colesterol maligno, ocasionando o entupimento de veias e artérias. Essa obstrução, quando ocorre no cérebro, causa derrames e aneurismas. Muitos fumantes estão conscientes dos problemas que o tabaco acarreta à sua saúde e procuram preservar as pessoas que não fumam das agressões do cigarro.


TUBERCULOSE E CÂNCER PULMONAR


 Nem todos os fumantes, porém, têm essa consciência; muitas vezes, obrigam as pessoas que estão ao seu redor a fumarem passivamente. O fumante passivo não fuma porque deseja; ele é obrigado a respirar a fumaça do cigarro de outras pessoas. Entre os fumantes passivos, as mais prejudicadas são as crianças, que podem ficar com a saúde debilitada. Há outro problema: essas crianças, quando crescerem, poderão seguir o exemplo dos pais. O mundo inteiro está empenhado em erradicar esse mau hábito. Diversas medidas, com força de lei, têm sido tomadas para preservar os direitos de quem não fuma e zelar pela saúde e recuperação dos fumantes. Há algum tempo, o hábito de fumar está proibido em repartições públicas, aviões, restaurantes, shopping centers e outras áreas de convívio coletivo. A publicidade de cigarros também tem sido combatida e proibida, para que não estimule a juventude ao vício. No Brasil há várias leis antitabagismo, como a lei no 9.294, de 15/7/1996, que estabelece em seu artigo 2o: "É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente".


FUMO



BEBIDAS




DROGAS



A lei no 10.167, de 28/12/2000, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, permite a propaganda do cigarro somente na parte interna dos locais de venda do produto e proíbe não só anúncios nos meios de comunicação, incluindo internet, outdoors, placas e cartazes luminosos, como também as campanhas promocionais, com distribuição de qualquer tipo de amostra ou brinde, a venda de cigarros em estabelecimentos de saúde, o uso de cigarros em aviões, a venda do produto por via postal e a propaganda indireta contratada (merchandising). Essa lei foi alterada pela lei no 10.702, de 14/7/2003 e atribui pesadas multas aos infratores.


PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Energia Renovável - Eólica

O termo eólico é derivado do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega. O Brasil é um dos pioneiros na pesquisa, desenvolvimento e uso de fontes de energia renovável, as quais respondem, atualmente, por mais de 45% da matriz energética, em contraste com a média mundial de 12,9% e com a média nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, de 6,7%. Além de setores como energia hidrelétrica e bioenergia, em que o País já adquiriu experiência mundialmente reconhecida, começa a despontar também o aproveitamento da energia dos ventos – a energia eólica – como mais uma fonte limpa e renovável no Brasil. Além do reduzido impacto ambiental, a energia eólica pode contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a universalização do atendimento de fornecimento elétrico. Atua, também, de forma complementar ao sistema hidrelétrico, podendo substituir a geração dessa fonte nos meses de seca. Com o devido aproveitamento da energia eólica no Brasil, o País dá mais um passo em direção à valorização das energias limpas e renováveis, em prol de seu desenvolvimento sustentável.
Os Correios, na presente emissão, focalizam a energia eólica divulgando a potencialidade do Brasil no desenvolvimento de fontes renováveis, bem como o compromisso com a preservação ambiental no contexto do Mercosul.



Emissão Mercosul: Energia Renovável - Eólica

terça-feira, 29 de maio de 2012

DIA DO GEÓGRAFO

A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.
O Clube Filatélico e Numismático de Lorena homenagea todos os geógrafos do Brasil e lembra em especial o grande geógrafo lorenense Prof. Aroldo de Azevedo.
Aroldo de Azevedo nasceu em 03 de Março de 1910, na cidade de Lorena, e faleceu na cidade de São Paulo, no dia 04 de Outubro de 1974. Formou-se em direito, porém, nunca exerceu a profissão de advogado, pois sua paixão sempre foi a Geografia. Licenciou-se em História e Geografia pela Universidade Estadual de São Paulo, sendo um dos primeiros brasileiros a se tornar professor de Geografia da USP. Foi pioneiro na publicação de livros didáticos de Geografia, e marcou toda uma geração de alunos e professores.
Aroldo de Azevedo foi o primeiro a elaborar um mapa-síntese do relevo brasileiro, bastante divulgado no ensino de Geografia, por ser uma classificação simples, e baseada na Altimetria do relevo. Esta classificação foi proposta em 1949, e dividia o relevo brasileiro em:
Planaltos - área com mais de 200 metros de altitude.
Planícies - áreas inferiores a 200 metros de altitude.

Esta classificação foi muito importante na época, e seu pioneirismo nos estudos do relevo brasileiro é lembrada até hoje pela sua facilidade e poder de síntese como lembra o recém falecido o valeparaibano de São Luiz do Paraitinga Azis
Nacib Ab'Saber.


 
CONGRESSO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA



CENTENÁRIO DA DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA
 
 
 
50º ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Série Relações Diplomáticas: Brasil – México Comida tradicional à base de milho e mandioca

O Edital informa que a imagem do selo brasileiro é a reprodução da foto de uma tradicional mesa de café, com espigas de milho e a raiz de mandioca, bem como algumas iguarias delas derivadas: broa e bolo de milho, pamonha, bolo de mandioca, pão de queijo, tapioca e beiju. Complementando o cenário, bule e xícaras de ágata, característicos dos lanches originalmente servidos, sobretudo nas cidades interioranas e zonas rurais. Toalhas vermelha e branca ressaltam os pratos e a decoração do momento.  O selo mexicano divulga um de seus tradicionais pratos, Pozole, uma sopa, ou guizado, cuja origem é da era précolombiana, feita à base de milho, de carne e caldo de porco e servido com o acompanhamento de alface, rabanete, limão e outros ingredientes. Junto ao prato, o molho de rabanete, a espiga de milho e um copo de refresco de hibisco, conhecido no México como ‘Jamaica’, e a flor com que se faz a bebida completam a composição da imagem do selo. Técnicas utilizadas: fotografia e computação gráfica.





domingo, 27 de maio de 2012

XII EXPOSIÇÃO FILATÉLICA DE CACHOEIRA PAULISTA - EXFICAP

Ontem, dia 26 de maio às 10 horas na sede do Cachoeira Futebol Clube com a presença do Prof. José Maurício do Prado - FILACAP; do Prof. José Antonio Bittencourt Ferraz - Clube Filatélico e Numismático de Lorena; do Presidente da Câmara Municipal de C. Paulista Sr.Eloi Marcos de Souza; representantes da Regional dos Correios; filatelistas da região e convidados foi aberta oficialmente a XII EXFICAP. Foram convidados para a solenidade de obliteração as seguintes pessoas: Sr. Eloi Marcos de Souza - Presidente da Câmara de Cachoeira Paulista, Prof. Una representando os filatelistas de Pindamanhangaba, Sr. Antonio representando os filatelistas de Taubaté, Prof. José Mauríco e o Prof. José Antonio. Após a sessão de obliteração os mesmos convidados foram descerrar a fita para a abertura da visitação a Exposição.
PARTICIPANTES DA EXFICAP 2012

AMERICANA/SP

-Alessandra Gabriela Spagnol Dechen – “As Grandes Mulheres”.

-Amanda Spagnol Dechen – “Meus Passarinhos”.

-Antonio Carlos Andrade – Locomotivas”.

-Antonio Carlos Andrade – “Cédulas do Brasil – Período 1942 a 2000” (Numismática).

-Elimar Garcia – “Sobrecartas com Selos comemorativos no Padrão ‘Cruzeiro’ (1942 a 1950)”.

-Frederico Guerra da Silva – “Navegadores Portugueses”.

-Gerson Francisco Quinhone – “Goleiros, Heróis ou Vilões...”.

-Italo João Pagni – “Futebol, Paixão Nacional”.

BRASÍLIA/DF

-César Augusto de Souza Procópio – “Correios do Brasil – Seus Selos, Suas Agências – O Ser Humano. Esportes – Futebol”.

CACHOEIRA PAULISTA/SP

-Carlos José de Castro Vasconcellos e Laerte Galocha Lobão – “Selos do Brasil – Futebol”.

-Elder Carlos Hummel Capucho – “Brasil”.

-Fernando Moliere Romeiro – “Transportes Terrestres”.

-Fernando Moliere Romeiro – “Carimbos de Cachoeira Paulista”.

-José Maurício do Prado Jr. – “Das Carruagens aos Carros de Corrida”.

-Lair José de Oliveira – “Brasil em Quadras”.

LORENA/SP

-Ivette Di Domenico – A Pintura na Filatelia”.

-João Bosco Pereira de Oliveira – “Escotismo”.

-José Antonio Bittencourt Ferraz – “Futebol: Esporte e Paixão Nacional”.

-José Antonio Bittencourt Ferraz – “Os Jogos Esportivos na Filatelia”.

-José Antonio Bittencourt Ferraz – “O Esporte e Suas Várias Modalidades”.

PIRACICABA/SP

-Fernando Cesar Silvano – “Clube dos Treze”.

-Fernando Cesar Silvano – “Copa do Mundo”.

QUELUZ/SP

-Vicente de Paulo Vale – “Nações Unidas”.

RESENDE/RJ

-Paulo Pefani Carvalho Daróz – “Copas do Mundo de Futebol em Selos”.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP

-Agnaldo de Souza Gabriel – “As Princesas D”Água de Minas Gerais” (Cartofilia).

-Agnaldo de Souza Gabriel – “Aves Brasileiras”.

-Agnaldo de Souza Gabriel – “Biografias da Fé Cristã”.

Carimbo Comemorativo - 40 anos FILACAP


Selo Personalizado - 40 anos FILACAP


Selo Personalizado - Centenário Cachoeira Futebol Clube


EXFICAP 2012


EXFICAP 2012
E/D Prof. José Antonio Bittencourt Ferraz. Eloi Marcos de Souza, Prof. José Maurício do Prado, Agente do Correio de C. Paulista, Representante da Regional dos Correios e o Prof. Una



EXFICAP 2012
ORGANIZAÇÃO
E/D Prof. José Maurício do Prado - Associção Cultural FILACAP
Prof. José Antonio Bittencourt Ferraz - Clube Filatélico e Numismático de Lorena


EXFICAP 2012
OBLITERAÇÃO


EXFICAP 2012
OBLITERAÇÃO

sábado, 26 de maio de 2012

EXPOFIL LORENA E O 8º ENCONTRO FILACAP

O Clube Filatélico e Numismático de Lorena e a Associação Cultural FILACAP estão a todo vapor organizando o 8º Encontro FILACAP  de Colecionadores que ocorrerá dias 23 e 24 de junho de 2012. Concomitantemente teremos a EXPOFIL LORENA 2012 de 23 a 27 de junho de 2012 em Comemoração aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de São Paulo. Nesta ocasião serão lançados: carimbo comemorativo, selo personalizado e envelope comemorativo alusivo a data. Lembramos que ambos os eventos terão lugar na Casa da Cultura de Lorena, a Rua Viscondessa de Castro Lima, 10 - Lorena (SP) e que a sua colaboração e presença são muito importantes. Prestigie.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

DIA DO TELEGRAFISTA

O telegrafista trabalha nas estações telegráficas, transmitindo e recebendo mensagens, por meio de um código próprio, o código Morse, assim chamado em homenagem ao inventor do aparelho e do seu código de comunicação. O telégrafo foi o primeiro aparelho utilizado para comunicação a distância. Foi inventado em 1832 pelo norte-americano Samuel Morse (1791-1872) e patenteado em 1840. Em 1866, o primeiro cabo telegráfico submarino passou a ligar permanentemente a Europa à América. Daí em diante, as tecnologias de comunicação a distância evoluíram com rapidez. Guilherme Marconi criou o telégrafo sem fio em 1896, emitindo e captando sinais a centenas de metros de distância. Esse foi o passo decisivo para a expansão das telecomunicações. Antes de inventar o telégrafo, Samuel Morse foi pintor de grande talento. Estudou artes na Inglaterra, fez exposições na Academia Real de Londres, pintou retratos de muitos cidadãos importantes de sua época e foi professor catedrático de pintura e escultura na Universidade de Nova York. Quando esteve em Paris, Morse começou a estudar eletricidade e se tornou físico, desenvolvendo seus próprios experimentos num pequeno laboratório improvisado. Seu objetivo era criar um sistema elétrico capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Assim, acabou inventando o telégrafo, um aparelho capaz de transmitir sinais através de um circuito eletromagnético. Depois, Morse inventou um código: um sistema de pontos e espaços que, combinados, podem representar letras e números. Quando atingiu seu máximo aperfeiçoamento, o código Morse pôde ser transmitido a uma velocidade de dez palavras por minuto. Embora o telégrafo não seja utilizado tão largamente nos dias de hoje, o código Morse continua a ser empregado nos aviões e nos navios, sobretudo quando há necessidade de comunicação em situações de emergência.

Guilherme (Schüch) de Capanema – Barão de Capanema nasceu em Mariana, Minas Gerais. Doutor em Matemática e Física pela Escola Militar do Rio de Janeiro. Em 1873 desenvolveu um avançado e econômico isolador elétrico para uso em linhas telegráficas. Foi responsável pela fundação, em 11 de maio de 1852, do Telégrafo Nacional, sendo seu primeiro diretor. Em 1889 com a Proclamação da República se aposentou da direção do Telégrafo Nacional.

Euzébio de Queirós Coutinho Mattoso Câmara (1812-1868) nasceu em São Paulo de Luanda, Angola. Formou-se na Faculdade de Direito de Olinda. Foi Deputado no Rio de Janeiro, Senador e Ministro da Justiça. As primeiras tentativas datam de 1851. Elas tiveram o incentivo de Eusébio de Queiroz (Ministro da Justiça, naquela época), além do apoio de um personagem central no desenvolvimento da telegrafia elétrica em nosso país, o Dr. Guilherme S. de Capanema.


Polidoro da Fonseca (Comandante do Corpo de Permanentes da Polícia, naquela época) obteve, por empréstimo, dois aparelhos do tipo “Breguet”, que eram utilizados para estudos de Eletricidade Aplicada pelo professor Dr. Guilherme S. de Capanema no Gabinete de Física da Escola Central, no Rio de Janeiro. Um dos aparelhos ficou sobre uma mesa em frente ao Cel. Polidoro. O outro foi levado pelo Dr. Capanema a uma sala vizinha. Os aparelhos foram interligados por fios de cobre envoltos em seda e embebidos em resina. Segundo o relato de algumas pessoas presentes a esse histórico experimento, a mensagem transmitida teria sido: “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá”, trecho do poema do exílio de Gonçalves Dias.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

1ª Semana do Café em Lorena






            Francisco de Paula Vicente de Azevedo - Barão da Bocaina - fazendeiro e comerciante - nasceu em Lorena.



Palacete Moreira Lima pertenceu ao Sr. Joaquim José de Moreira Lima Júnior - Conde de Moreira Lima - fazendeiro, comerciante e grande filantropo - nasceu em Lorena



Francisco de Paula Rodrigues Alves - Conselheiro Rodrigues Alves - fazendeiro e grande político



                                                            Homenagem ao Café do Brasil

BATALHA DE TUIUTÍ

A 1ª Batalha de Tuiuti travou-se a 24 de maio de 1866 nos pântanos circundantes do lago Tuiuti, em território do Paraguai, tendo envolvido mais de 50.000 homens de ambos os lados.

É considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a maior e mais sangrenta travada na história da América do Sul, tendo confrontado efetivos do Exército paraguaio e forças da Tríplice Aliança.

O Exército brasileiro comandado pelo General Osório obteve brilhante vitória.

O General Antonio Sampáio foi soldado aos vinte anos e graças a sua bravura foi algando postos. Foi ferido tres vezes nessa batalha, o bravo Sampaio morreu a caminho de Buenos Aires.








 

General Antonio Sampaio
Patrono da Infantaria


General Antonio Sampaio
Herói de Tuiutí

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dia da Juventude Constitucionalista e Dia do Soldado Constitucionalista (MMDC)

O dia 23 de maio é uma data muito importante para a democracia brasileira. Em 1932, quatro estudantes paulistas - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - foram mortos nessa data, num confronto com a polícia, quando se manifestavam contra a ditadura de Getúlio Vargas.

A morte dos quatro estudantes foi o estopim da revolta paulista contra o governo e a favor de uma Constituição. As iniciais dos nomes dos quatro estudantes, MMDC, passaram a ser o símbolo da revolta de São Paulo, que eclodiu no dia 9 de julho e passou para a história com o nome de Revolução Constitucionalista de 1932. Os grupos, ligados ao Partido Republicano Paulista (PRP), defendiam a instalação imediata da Assembléia Constituinte e acusavam Getúlio Vargas de retardar a elaboração da nova Constituição do país.
O movimento MMDC mobilizou cerca de cem mil homens; a maioria era representante da classe média. Os paulistas se organizaram em frentes de combate e se posicionaram nas divisas de São Paulo com Minas Gerais, com o Paraná e no vale do Paraíba. Aguardaram em vão o apoio de outros estados. No dia 3 de outubro, as tropas paulistas se renderam diante da superioridade das forças federais.

Em São Paulo, foi construído um monumento em homenagem aos quatro estudantes. Trata-se do obelisco do Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer, que serve de mausoléu para seus corpos. Pode ser avistado da avenida vinte e três de Maio, que recebeu esse nome como parte da homenagem aos heróis de 1932.

O dia 23 de maio foi fundamental para os revolucionários, porque o povo saiu às ruas, para lutar pela Constituição; por isso, nele se comemora o Dia da Juventude Constitucionalista. Nesse dia, recordam-se não só a participação dos jovens no movimento, como também os quatro estudantes vitimados pelos repressores.





O Clube Filatélico e Numismático de Lorena e a A.C.FILACAP  estarão promovendo no próximo dia 23 de junho a EXPO LORENA 2012 com a finalidade de marcar condignamente o transcurso dos oitenta anos da Revolução Constitucionalista de São Paulo. Na ocasião será lançado Carimbo Comemorativo alusivo a efeméride.
Local: Casa da Cultura a rua Viscondessa de Castro Lima, 10 - Lorena.
Período: de 23 a 27 de junho de 2012.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Dia do Apicultor

O Dia do Apicultor é celebrado no dia 22 de maio porque é no mesmo dia de Santa Rita de Cássia, conhecida por ser padroeira dos apicultores


segunda-feira, 21 de maio de 2012

domingo, 20 de maio de 2012

Rio+20 - Desenvolvimento Sustentável

 

 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Brasil fará o lançamento de uma folha com 24 selos diferenciados alusivos a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, a ser realizado no Rio de Janeiro de 22 a 24 de junho.
A arte e   design dos selos  se harmonizam com os objetivos da Rio +  20 que é a de assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável.  O valor facial do selo é de 1o. Porte de Carta Comercial, e cada um dos 24 selos é ilustrado com temas relativos a sustentabilidade, meio ambiente, clima, energia, transporte, alimentação e valores cívicos.  Foram disponibilizadas, até o momento, as imagens dos oitos primeiros selos.


Preservação da mata nativa e dos animais


Empregos verdes / ecoturismo

Desenvolvimento sustentável / inclusão social

Segurança alimentar / valorização da produção local


Cidades sustentável / edifícios verdes

Logotipo RIO +20
 
Segurança alimentar / Apoio ao pequeno produtor

Produção sustentável / Captação de água da chuva