sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DIA DO NUTRICIONISTA

O nutricionista é responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas e preparar dietas, geralmente aqueles que possuem seu próprio consultório, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, e também acompanhar o regime de atletas.
O profissional de nutrição adquire uma importância maior a cada dia, as pessoas estão cada vez mais preocupados com o corpo, saúde e bem estar, e principalmente as mulheres, estão sempre em busca da melhor forma física.


CIRCUITO DAS FRUTAS
TURISMO RURAL

LIONS CLUBE DE POÁ

Parabenizamos os companheiros do Lions Clube de Poá pelo transcurso hoje, dos 52 anos de sua Carta Constitutiva.


HOMENAGEM AO LIONS CLUBE DA NOVA ZELÂNDIA


LORENA 2013 - EXPOSIÇÃO NACIONAL

DE FILATELIA JUVENIL

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ANITA GARIBALDI - "HEROINA DOS DOIS MUNDOS"

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi (Laguna, 30 de agosto de 1821Mandriole, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época.

ANITA GARIBALDI


ANITA GARIBALDI
SESQUICENTENÁRIO DE NASCIMENTO



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

Selo da série "Combate as Drogas" lançado no dia sete de abril de 1991.



SELO DA SÉRIE "COMBATE AS DROGAS"

FILATELIA SOMATÓRIA DE ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA E LAZER (J.A.B.F)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ANO DE PORTUGAL NO BRASIL E DO BRASIL EM PORTUGAL

O “Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal” decorrerá entre o dia 7 de setembro de 2012 – Dia da Independência do Brasil – e o dia 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Trata-se de uma iniciativa com caráter oficial, criada para transmitir a ambos os povos a verdadeira imagem dos dois países, promovendo a cultura, fomentando laços comerciais e estreitando os vínculos entre as sociedades civis. No ano de 2012, também se realiza , em São Paulo, a 21ª
LUBAPEX, a mais antiga Exposição Filatélica bilateral do mundo. Desta forma, os Operadores Postais designados de Portugal (CTT) e do Brasil (ECT) aproveitaram a ocasião para desenvolver uma emissão filatélica conjunta tendo por base a língua portuguesa, celebrando dois gigantes das literaturas dos dois países – os poetas Fernando Pessoa e Cruz e Souza.

Cruz e Sousa
A emissão foi concebida em forma de um se-tenant, com dois selos, focalizando, ao centro, o poeta Cruz e Sousa. No selo da esquerda é possível ver, além da imagem do autor, sua assinatura. No selo do lado direito, tem-se o fragmento da poesia Ser Pássaro, do Livro Derradeiro (1945). Como complemento à poesia, a ilustração de um cisne negro, alcunha do autor nos círculos literários simbolistas. Encontra-se, também, registrada a logomarca da LUBRAPEX 2012.


JOÃO DA CRUZ E SOUZA
 Alcunha de "Dante Negro" e "Cisne Negro"
Florianópolis 1861 - Estação do Sítio (município mineiro de Antonio Carlos) 1898

Fernando Pessoa
Este se-tenant, com dois selos, traz, ao centro, o poeta Fernando Pessoa, sendo que no selo do lado direito pode-se ver sua assinatura e, no do lado esquerdo, um trecho da poesia Mar Português, do livro Mensagem (1934). A caravela que consta ao lado da poesia é um símbolo relacionado diretamente ao conteúdo, pois remete ao mar. Também se encontra a logomarca da LUBRAPEX 2012. A técnica utilizada foi ilustração à pena com aquarela e acabamento digital em programa Illustrator.

FERNANDO PESSOA

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

50 ANOS DA PSICOLOGIA

A aprovação da Lei nº 4.119, em 1962, que regulamentou a profissão comemora hoje os 50 anos da psicologia.
Os 50 anos da psicologia foram eternizados na filatelia brasileira. Em homenagem à data a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou um selo personalizado e um carimbo comemorativos. Os selos personalizados trazem um Ipê amarelo com o mapa do Brasil e do outro lado a marca comemorativa dos 50 anos. Já o carimbo traz a frase usada pelo Conselho nas comemorações: “50 anos da psicologia: muito a comemorar, muito mais a fazer”.
Segundo o vice-presidente de negócios dos Correios, José Furian Filho, as peças filatélicas além de circularem nas correspondências de todo o Brasil, vão enriquecer o acervo histórico da empresa. “A psicologia vem se expandindo marcada pela luta dos direitos humanos. O selo vem perpetuar o cinquentenário e esse momento festivo”.


CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE NISE DA SILVEIRA
 

LORENA 2013 - EXPOSIÇÃO NACIONAL DE FILATELIA JUVENIL

domingo, 26 de agosto de 2012

ALBERT SABIN

Albert Bruce Sabin nasceu em Białystok então parte da Rússia (atual Polônia) em 26 de agosto de 1906 e morreu em Washington, 3 de março de 1993; foi um pesquisador médico, sendo melhor conhecido por ter desenvolvido a vacina oral (famosa "gotinha") para a poliomielite.
Sabin esteve várias vezes no Brasil, acompanhando pessoalmente o combate à poliomielite, tendo se casado em 1972 com a brasileira Heloísa Sabin. Centenas de escolas, hospitais, clínicas e instituições brasileiras levam o seu nome. O cientista recebeu do governo brasileiro, em 1967, a Grã-Cruz do Mérito Nacional.

HOMENAGEM DO BRASIL A
ALBERT SABIN


HOMENAGEM DOS ESTADOS UNIDOS A
ALBERT SABIN

sábado, 25 de agosto de 2012

LIONS CLUBE DE ARUJÁ E DE TAUBATÉ

Parabenizamos os companheiros dos Lions Clubes de Arujá e de Taubaté pelo transcurso hoje, respectivamente dos 49 anos e dos 43 anos de suas Cartas Constitutivas.


CURIOSIDADE
SELO LANÇADO NA ETIÓPIA
ATIVIDADES PROMOVIDAS PELO LIONS CLUBE INTERNACIONAL


LORENA 2013 - EXPOSIÇÃO NACIONAL DE FILATELIA JUVENIL

DIA DO SOLDADO

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (Porto da Estrela, 25 de agosto de 1803Desengano, 7 de maio de 1880), alcunhado O Pacificador ou O Marechal de Ferro, foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Império do Brasil.
Filho do brigadeiro e regente do Império brasileiro, Francisco de Lima e Silva, e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima - como assinou seu nome por muitos anos - foi descrito por alguns dos seus biógrafos como um predestinado à carreira das armas que aos cinco anos de idade assentou praça no exército do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1808). O que os biógrafos não explicitam é que essa trajetória "apoteótica" é devida às especificidades da carreira militar nessa época. Ter sido cadete aos cinco anos não era um sinal de seu caráter especial: a honraria era concedida aos filhos de nobres ou militares e muitos alcançaram o mesmo privilégio, até mesmo com menor idade.
Pertencia a uma tradicional família de militares. De um lado, a família paterna, constituída de oficiais superiores e generais do exército português, e, posteriormente, aquando da independência do Brasil, em 1822, do exército brasileiro. Do lado materno, a família era de oficiais de milícia. Foi com o pai e com os tios que Luís Alves de Lima e Silva aprendeu a ser militar.
Para culto de sua memória, o governo federal proclamou-o, em 1962, "Patrono do Exército brasileiro". O dia do seu nascimento, 25 de agosto, é considerado o “Dia do Soldado”. Seu nome está inscrito no "Livro dos Heróis da Pátria".

DUQUE DE CAXIAS


DUQUE DE CAXIAS
SEMANA DO EXÉRCITO


DUQUE DE CAXIAS


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

LIONS CLUBE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – RUDGE RAMOS

Parabenizamos os companheiros do Lions Clube de São Bernardo do Campo – Rudge Ramos pelo transcurso hoje, dos 41 anos de sua Carta Constitutiva.

CURIOSIDADE
SELO EMITIDO PELA ROMÂNIA
HOMENAGEM AO LIONS CLUB
2004

GETÚLIO VARGAS - MORTE


Getúlio Dorneles Vargas (São Borja, 19 de abril de 1882Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954) foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes.
Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; entre 1934 e 1937 governou o país como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo implantado após um golpe de estado.
No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se matou.
Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica (livro de Jó-29:16) e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras.
A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de getulismo ou varguismo. Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados getulistas.
As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo o chamavam de "O Getúlio", e não de "Vargas".
Suicidou-se em 1954 com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi um dos mais controvertidos políticos brasileiros do século XX. Sua influência se estende até hoje. A sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Getúlio Vargas foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em 15 de setembro de 2010, pela lei nº 12.326.




GETÚLIO VARGAS(D)  E
MARECHAL DEODORO DA FONSECA(E)



GETÚLIO VARGAS
1º ANIVERSÁRIO DO "ESTADO NOVO"


GETÚLIO VARGAS

GETÚLIO VARGAS


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MARECHAL DEODORO DA FONSECA

Morte de Deodoro da Fonseca (Marechal Manoel Deodoro da Fonseca), 1º e 2º Presidente do Brasil (15/11/1889 a 25/02/1891 e 25/02/1891 a 23/11/1891), no Rio de Janeiro-RJ, em 1892.
Filho de Manuel Mendes da Fonseca (1785 - 1859) e Rosa Maria Paulina da Fonseca (1802 - 1873). Seu pai também foi militar, chegando à patente de tenente-coronel, e pertencia ao Partido Conservador. Deodoro tinha duas irmãs e sete irmãos, três dos quais morreram na Guerra do Paraguai: Afonso Aurélio da Fonseca (o mais jovem), alferes do 34º batalhão dos Voluntários da Pátria, o capitão Hipólito Mendes da Fonseca, morto na batalha de Curupaiti, e o major Eduardo Emiliano da Fonseca, morto no combate da ponte de Itororó.
Seu irmão mais velho, Hermes Ernesto da Fonseca, pai do também presidente da República e marechal Hermes da Fonseca, chegou ao posto de marechal-de-exército. Deodoro foi também presidente da província de Mato Grosso, por indicação do imperador Dom Pedro II. Foi governador da Bahia e comandante-de-armas das províncias da Bahia e do Pará.
Dois outros de seus irmãos se destacaram na carreira militar e política: Severiano Martins da Fonseca, que chegou ao posto de marechal-de-campo, recebeu o título nobiliárquico de barão de Alagoas e foi diretor da Escola Militar de Porto Alegre; e Pedro Paulino da Fonseca, que foi coronel honorário do exército brasileiro, governador de Alagoas, logo quando proclamaram a república, e também senador pelo mesmo estado. Além disso, seu irmão, Pedro Paulino da Fonseca, foi o pai de Orsina da Fonseca, esposa do filho de um outro irmão seu, também seu sobrinho, o presidente da República marechal Hermes da Fonseca, compondo, portanto, um casamento entre primos.
Deodoro passou por muitos problemas no seu mandato presidencial, o primeiro da história do Brasil, dedicando-se a implantar um regime republicano sólido. Seu governo enfrentou severa instabilidade política e econômica no país.

MARECHAL DEODORO DA FONSECA


MARECHAL DEODORO DA FONSECA
E GETÚLIO VARGAS


MARECHAL DEODORO DA FONSECA

MARECHAL DEODORO DA FONSECA


MARECHAL DEODORO DA FONSECA
1ª FILEIRA
 2º DA ESQUERDA PARA A DIREITA

      LORENA 2013 - EXPOSIÇÃO NACIONAL DE FILATELIA JUVENIL

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

22 DE AGOSTO DIA DO FOLCLORE

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

FREVO

CARIMBÓ


VIOLA DE COCHO


LENDA DA MANDIOGA


LENDA DO GUARANÁ

terça-feira, 21 de agosto de 2012

DIA DO MAÇON - CONCLUSÃO

Mais alguns maçons presentes na Filatelia.



PRUDENTE JOSÉ  DE MORAIS E BARROS
O paulista Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil da Primeira República.
1894 - 1898


Francisco Jê Acaiaba de Montezuma, primeiro e único
VISCONDE DE JEQUITINHONHA


 ANTONIO VICENTE FELIPE  CELESTINO
CANTOR



ALFREDO DA ROCHA VIANNA FILHO
PIXINGUINHA


Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz
OSCARITO


ELEAZAR DE CARVALHO
REGENTE E COMPOSITOR


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DIA DO MAÇON - 20 DE AGOSTO

Homenageamos o transcurso do Dia do Maçon

20 de agosto.

Alguns maçons presentes na Filatelia.

 

DOM PEDRO I

DUQUE DE CAXIAS


CASTRO ALVES

BARÃO DO RIO BRANCO


WENCESLAU BRAS 

CAMPOS SALES


MARECHAL DEODORO

sábado, 18 de agosto de 2012

GRANDE OTELO

Sebastião Bernardes de Sousa Prata era o nome verdadeiro de Grande Otelo, nasceu em 18 de agosto de 1915 em Uberlândia (MG) e morreu em 26 de novembro de 1993 em Paris – França. Foi um grande ator com uma vida marcada pela superação de tragédias. Seu pai morreu esfaqueado e sua mãe era uma cozinheira que não largava o copo de cachaça. Sebastião fugiu com uma Companhia de teatro mambembe que passava por Uberlândia e foi adotado pela diretora do grupo, Abigail Parecis, que o levou para São Paulo. Mas ele fugiu de novo e, após várias entradas e saídas do Juizado de Menores, foi adotado pela família de Antonio de Queiroz, um político influente. A mulher de Queiroz, Dona Eugênia, tinha ido ao Juizado para conseguir uma ajudante na cozinha. Mas foi convencida a levar para casa o menino que sabia declamar, dançar e fazer graça. Sebastião estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde cursou até a terceira série ginasial. Nos anos 20, integrou a Companhia Negra de Revistas, cujo maestro era Pixinguinha. Em 1932, entrou para a Companhia Jardel Jércolis, pai de Jardel Filho e um dos pioneiros do teatro de revista. Ganhou o apelido de pequeno Otelo, mas ele preferiu "The Great Otelo". Depois traduziu para o português, virando o Grande Otelo.O ator passou pelos palcos dos cassinos, dos grandes shows e do teatro. Trabalhou no cinema em "Futebol e Família" (1939) e "Laranja da China" (1940), e em 1943 fez seu primeiro filme pela Atlântida: "Moleque Tião". Junto com Oscarito, participou de mais de dez chanchadas como "Carnaval no Fogo", "Aviso aos Navegantes" e "Matar ou Correr". Em 1942, participou de "It's all true", filme realizado por Orson Welles no Brasil.Outra tragédia viria a abalar a vida de Otelo nessa época: sua mulher matou o filho do casal, de seis anos de idade antes de se suicidar. Em 1969, fez "Macunaíma", sendo inesquecível a cena de seu nascimento. Como ator dramático, marcou presença em vários filmes, dentre os quais "Lúcio Flávio - Passageiro da Agonia" e 'Rio, Zona Norte". Em "Fitzcarraldo" (1982), do alemão Werner Herzog, filmado na selva do Peru, Otelo precisava fazer uma cena em inglês, mas resolveu falar espanhol. Quando o filme estreou na Alemanha, aquela foi a única cena aplaudida pelo público.
Em 1993, Grande Otelo morreu de enfarte ao desembarcar na França, onde receberia uma homenagem no Festival de Nantes.


GRANDE OTELO E OSCARITO

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

LORENA 2013 - EXPOSIÇÃO NACIONAL DE FILATELIA JUVENIL

LORENA 2013 – Exposição Nacional de Filatelia Juvenil

REGULAMENTO PARTICULAR


Art. 1 º: A Exposição denominar-se-á LORENA 2013 -  Exposição Nacional de Filatelia Juvenil, tendo por objetivo divulgar a Filatelia, em particular a Filatelia Juvenil;

Art. 2º: As entidades organizadoras são a Associação Cultural Filacap e o Clube Filatélico e Numismático de Lorena, com os apoios da Prefeitura Municipal de Lorena, da Diretoria Regional dos Correios SPI, da Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos (ABRAJOF), da Associação Brasileira de Filatelia Temática (ABRAFITE), da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo (FEFIESP) e do Lions Clube de Lorena.

Art. 3: A LORENA 2013 rege-se pelo Regulamento Geral das Exposições Filatélicas Brasileiras de Competição, da FEBRAF, no que couber, bem como pelo presente Regulamento Particular;

Art. 4: A Comissão Organizadora e o Comissário Geral acham-se relacionados em anexo e a LORENA 2013  será realizada em Lorena (SP) de 08 a 12 de junho de 2013, na Casa da Cultura de Lorena, rua Viscondessa de Castro Lima, 10 - Centro, Lorena/SP,  estando aberta ao público, diariamente, das 09h00 às 17h00;

Art. 5: A LORENA 2013 é aberta a todos os interessados, sem necessidade de premiação mínima anterior, nas seguintes faixas etárias;
                Seção O - jovens de 09 a 12 anos de idade;
                Seção A - jovens de 13 a 15 anos de idade;
                Seção B - jovens de 16 a 18 anos de idade;
                Seção C - jovens de 19 a 21 anos de idade;

Art. 6: A LORENA 2013 será competitiva, sendo que todos os participantes serão agraciados com lembranças e diplomas;

Art. 7: Havendo disponibilidade de espaço, poderão ser aceitas mais de 1 (uma) inscrição por participante;
Parágrafo 1 º: O Comissário Geral tem poderes para recusar qualquer coleção;

Art. 8: A inscrição, de cada participação, será efetuada por intermédio do Comissário Geral, em formulário próprio, até 30 de abril de 2013, em 03 (três) vias, sendo que a 1ª via fica de posse da CO, a 2ª via deve ser  juntada no interior da embalagem da coleção e a 3ª via fica de posse do expositor. Os formulários de inscrição acham-se disponibilizados nos sites da ABRAFITE E FEFIESP, nos endereços www.abrafite.com.br/eventos10.htm e www.fefiesp.com.br/eventos8.htm

Art. 9 - A confirmação da admissão será comunicada ao expositor, até 03 de maio de 2013, após a seleção final;

Art. 10 - As participações que forem encaminhadas por via postal devem estar de posse da CO até 04 de junho de 2013 e as entregues pessoalmente até 06 de junho de 2013. A desmontagem ocorrerá em 13 de junho de 2013;

Art. 11 - Acham-se previstos eventos e atividades paralelas, cuja programação  será oportunamente divulgada;

Art. 12 - A embalagem das participações deve ser adequada para o transporte, respeitando-se as exigências da ECT quanto às condições de acondicionamento;

Art 13 - Todas as participações destinadas à exposição que forem enviadas por via postal deverão ser enviadas e serão restituídas por meio de SEDEX com valor declarado, respeitado o valor máximo estipulado aceito pela ECT. Neste caso, a unidade postal de sua cidade (Assessoria Filatélica, Seção de Filatelia ou agência postal) será orientada para receber sua coleção e encaminhá-la à Comissão Organizadora.  As coleções enviadas por via postal serão devolvidas por este meio, para a unidade postal onde tiverem sido postadas, salvo expressa recomendação em contrário.
Parágrafo 1 º - O expositor que desejar levar pessoalmente sua coleção deverá atentar para os prazos previstos para a montagem e a desmontagem.

Art.14 – Verifique o Regulamento para a Classe Filatelia Juvenil e as Diretrizes para Julgamento nos sites da FEFIESP E ABRAFITE, www.fefiesp.com.br/juvenil.htm e

INFORMAÇÕES GERAIS

01- Período: 08 a 12 de junho de 2013.
02- Local: Casa da cultura de Lorena, Rua viscondessa de Castro Lima, 10, Centro, Lorena/SP..
03- Os painéis expositores possuem 1,00m x 1,20m, com capacidade para exposição de 16 folhas de aproximadamente 22 cm x 29 cm.
04- Não há taxa de inscrição.
05- Prazos a serem atendidos:
-Inscrição de Expositores: 30 de abril de 2013;
-Confirmação da Inscrição: 03 de maio de 2013;
-Recebimento das participações:
*Via postal: 04 de junho de 2013.
*Pessoalmente: 06 de junho de 2013.
06- Endereço para envio das coleções:
EXPOSIÇÃO FILATÉLICA LORENA 2013
A/C FILACAP
CAIXA POSTAL 06
CACHOEIRA PAULISTA/SP
12630-970
07- Comissário da LORENA 2013: José Maurício do Prado – tels. 12-3101-1558/9151-3659; e-mail: filacap@bol.com.br.
08- Formulário de inscrição no endereço:  http://www.fefiesp.com.br/eventos8.htm.
09. O Coordenador da FEBRAF para esta exposição é o Sr. Geraldo de Andrade Ribeiro Jr. (gerarib@uol.com.br).
10- Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas no site www.acfilacap.com.br e no blog www.lorenafilatelia.blogspot.com.
                                                 
A FEBRAF colocará à disposição dos expositores e do público em geral, membros de seu quadro de jurados para explicações e informações sobre as coleções.
PARTICIPE - COMPAREÇA - DIVULGUE

INCENTIVE A FILATELIA